O plano genial de Dua Lipa para fazer live bater recorde – e o aprendizado para o Kiss

A cantora Dua Lipa alcançou marcas impressionantes de público com sua live, realizada no último fim de semana. Será que o Kiss, que também fará uma stream de show no último dia de 2020, pode aprender algo com isso?

A cantora Dua Lipa alcançou marcas impressionantes de público com sua live, realizada no último fim de semana. A transmissão obteve mais de 5 milhões de espectadores, o maior número entre as apresentações virtuais pagas, com 263.264 ingressos vendidos – contagem que pode aumentar, já que o show seguirá disponível até 6 de dezembro.

Com 15 músicas ao todo, a performance apostou no último álbum da artista, ‘Future Nostalgia’, para construir seu repertório. Houve, ainda, uma série de participações especiais: Elton John, Kylie Minogue, FKA Twigs, Angèle e The Blessed Madonna.

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O preço do ingresso era relativamente acessível: 10 dólares, 7,50 libras ou 8,50 euros. Na conversão direta para o real, em cotação atual, fica em pouco mais de R$ 50.

Fotos: reprodução / Instagram

Para se ter ideia, a live musical recordista entre as gratuitas foi a de Marília Mendonça, promovida em 8 de abril. Gratuita, a transmissão via YouTube teve pico ao vivo de 3,31 milhões de visualizações simultâneas. No acumulado de reproduções ao longo dos meses, chegou à marca de 55 milhões.

Lá fora, a live de Andrea Bocelli em 12 de abril chegou a 2,86 milhões de visualizações simultâneas em seu pico ao vivo, acumulando 41 milhões ao longo dos meses. Também foi gratuita, assim como a de Marília Mendonça.

Tudo isso engrandece o feito de Dua Lipa, já que é mais complicado angariar números desse porte em transmissões pagas. Ainda mais em um momento onde as lives musicais perderam força há meses.

No que diz respeito ao investimento, os números também impressionam: a cantora precisou investir US$ 1,5 milhão para fazer a livestream acontecer. Foram necessários, ainda, cinco meses de trabalho para que tudo rolasse da forma devida.

O sucesso da live também se refletiu em outros campos de negócios de Dua Lipa. De acordo com a assessoria da cantora, as vendas de ingressos para a sua turnê ‘Future Nostalgia’, que ainda irá acontecer, subiram 70% após a stream.

A tática de Dua Lipa

Fotos: reprodução / Instagram

Os números conquistados com a livestream chamam atenção não só no âmbito geral, mas em segmentos específicos, especialmente no que diz respeito às localidades. A assessoria de Dua Lipa apontou que a transmissão obteve 1,9 milhão de logins da China e 95 mil da Índia. A contagem, obviamente, não entra nos 263 mil ingressos citados no começo do texto.

Entra, aí, a jogada de Dua Lipa para bater recordes: a live foi gratuita para algumas regiões do mundo. Conforme apontado pelo site da revista ‘Rolling Stone‘, a equipe da cantora estabeleceu parcerias com China e Índia para obter uma boa repercussão nesses dois países, que são muito populosos, mas enfrentam dificuldades específicas.

O caso da Índia era um pouco menos complexo. O país tem alta taxa de pobreza e o valor de 10 dólares por um ingresso de livestream não é convidativo para esse público. Dessa forma, a artista fez uma parceria com a Gaana, plataforma de streaming mais acessada por lá, para exibição gratuita por meio do app.

Fotos: reprodução / Instagram

Na China, o caso era mais difícil, mas os números indicam que foi possível contornar a situação. O governo local impõe forte regulação para todo tipo de conteúdo na internet, incluindo streaming e venda de ingressos online. Então, por lá, foi usada tática semelhante à da Índia: um acordo com o portal de serviços virtuais Tencent, que também exibiu o show gratuitamente.

Os execuivos de ambas as plataformas tiveram que fazer “pagamentos substanciais” por esse conteúdo, de acordo com a representação de Dua Lipa, que não divulgou valores. Para o usuário final, porém, a performance musical chegou “na faixa”.

Desafio para o Kiss

Foto: divulgação

Uma livestream mais ambiciosa que a de Dua Lipa foi anunciada há alguns dias: o Kiss, notável por sua grande estrutura do palco, fará uma apresentação online no último dia de 2020, diretamente de um hotel em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com 50 câmeras em 4K e opções em 360° para os internautas, o show busca bater outro recorde: maior uso de pirotecnia em uma performance musical.

https://www.youtube.com/watch?v=SpeMspNArdw

Só em fogos, a banda vai gastar US$ 1 milhão (dois terços de todo o investimento de Dua Lipa em sua stream). O número fica ainda maior com o investimento para garantir que ninguém seja infectado pelo novo coronavírus: US$ 750 mil em testes e medidas de proteção aos 400 funcionários que farão o show acontecer.

Isso se refletiu no preço dos ingressos: 39 dólares, o que dá mais de R$ 200 na cotação atual e em transação direta – cerca de quatro vezes mais que o ticket cobrado por Dua Lipa. Há, ainda, pacotes mais caros que oferecem outros benefícios.

O valor da entrada, claro, reflete o investimento feito pelo Kiss, que pode chegar à casa da dezena de milhão, também segundo a ‘Rolling Stone‘. A banda precisou do apoio de patrocinadores para fazer o evento acontecer, tendo em vista que eles não queriam poupar em estrutura.

Ainda assim, fica pesado para o consumidor final gastar o equivalente a mais de R$ 200 em uma livestream. O preço médio lá fora é de US$ 15, o que dá em torno de R$ 80.

A estratégia executada por Dua Lipa, de permitir a gratuidade em regiões mais específicas, pode alavancar as visualizações do Kiss para sua live. Apostar em participações especiais e outros atrativos para fugir do show burocrático que já vinha sendo apresentado em sua segunda turnê de despedida, ‘End of the Road’, também ajudaria.

Por outro lado, é difícil imaginar o Kiss cedendo a táticas distintas para impressionar com números de audiência. Talvez estejam mais interessados em bater o recorde de pirotecnia do que aquele que deveria ser o mais importante: público.

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

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