Paul McCartney anuncia o álbum ‘McCartney III’, onde toca todos os instrumentos

O lendário Paul McCartney revelou que vai lançar o álbum solo 'McCartney III' no próximo dia 18 de dezembro. Sequência direta de 'McCartney' (1970) e 'McCartney II' (1980), o novo disco traz o eterno Beatle tocando todos os instrumentos, além de assumir produção e todos os vocais e composições.

O músico Paul McCartney revelou que vai lançar um novo álbum solo neste ano. O trabalho, intitulado ‘McCartney III’, chega a público no dia 18 de dezembro, por meio da Capitol Records.

‘McCartney III’ será uma continuação direta dos álbuns ‘McCartney’ (1970) e ‘McCartney II’ (1980), em que o eterno Beatle canta e grava todos os instrumentos, além de ser, sozinho, o criador de todas as músicas e o produtor do disco.

- Advertisement -

Em comunicado, Paul McCartney destaca que o álbum nasceu do período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus.

“Eu estava vivendo uma vida de lockdown em minha fazenda, com minha família, e ia para meu estúdio todos os dias. Tive que trabalhar um pouco em algumas músicas de filme e isso acabou na faixa de abertura. E então, quando estava pronto, pensei: ‘o que vou fazer a seguir?’. Tinha algumas coisas em que trabalhei ao longo dos anos, mas às vezes o tempo se esgotava e ficava pela metade. Então comecei a pensar no que tinha.

A cada dia, começava a gravar com o instrumento que compus a música e, gradualmente, colocava as outras camadas. Foi muito divertido. É sobre fazer música para você mesmo, em vez de fazer música que tenha um objetivo. Só fiz coisas que eu imaginava fazer. Não sabia que acabaria em um álbum.”

Leia também:  14 bandas que você nunca ouviu falar, mas que lançaram boas músicas hoje (19/04)
Foto: Mary McCartney / divulgação

As fotos de ‘McCartney III’ foram produzidas pela filha de Paul, Mary, além de seu sobrinho, Sonny. Os cliques em família deram sequência à ideia dos álbuns ‘McCartney’ e ‘McCartney II’, cujas imagens foram feitas por Linda, falecida esposa do músico.

‘McCartney III’ será o primeiro trabalho de Paul McCartney desde ‘Egypt Station’, lançado em 2018. O álbum trouxe singles como ‘I Don’t Know, ‘Come On to Me’, ‘Fuh You’ e ‘Back to Brazil’, gravada nos estúdios do KLB em São Paulo e com letra e clipe em homenagem ao Brasil.

A gravação de McCartney III

Gravado no início deste ano em Sussex, ‘McCartney III’ é construído principalmente a partir de takes ao vivo de Paul McCartney nos vocais e guitarra ou piano, overdubbing de seu baixo, bateria, etc sobre essa base.

O processo começou quando Paul voltou a uma faixa inédita do início dos anos 90, ‘When Winter Comes’ (coproduzida por George Martin). Paul McCartney criou uma nova passagem musical, dando origem à abertura do álbum ‘Long Tailed Winter Bird’ — enquanto ‘When Winter Comes’, com a nova introdução ‘2020 Winter Bird’, se tornou o grand finale do novo álbum.

‘Long Tailed Winter Bird’ e ‘Winter Bird/When Winter Comes’ começa e termina a vasta e íntima variedade de modos e humores de ‘McCartney III’, da introspecção ao melancólico, do lúdico ao ruidoso e todos os pontos intermediários — capturado com alguns dos mesmos equipamentos do Paul’s Rude Studio, usados em 1971 nas sessões do Wings.

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

A variedade de instrumentos vintage de Paul que ele tocou no novo álbum tem uma história ainda mais famosa, incluindo o contrabaixo original do trio Bill Black, de Elvis Presley, ao lado do icônico baixo de violino Hofner de Paul e um mellotron do Abbey Road Studios, usado em gravações dos Beatles, para citar apenas alguns.

‘McCartney III’ será lançado em 18 de dezembro nas plataformas digitais, em CD e em LP fabricados pela Third Man Pressing. As configurações de vinil vão desde o padrão 180g até a Third Man Edition de três mil cópias de vinil vermelho numeradas à mão, uma edição ‘333’ vendida apenas via loja online da Third Man Records e limitada a 333 cópias em vinil amarelo com pontos pretos criado usando 33 cópias de vinil reciclado de ‘McCartney’ e ‘McCartney II’, uma prensagem exclusiva de varejo indie dos Estados Unidos de quatro mil LPs de vinil branco numerados à mão, e muito mais.

Em breve, mais informações sobre a comercialização dos formatos físicos no Brasil.

A tracklist do novo disco ainda não foi divulgada. A capa está disponível a seguir.

Paul McCartney – ‘McCartney III’

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosPaul McCartney anuncia o álbum 'McCartney III', onde toca todos os instrumentos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades