Notícias

Black Pantera protesta contra o racismo com música e clipe de I Can’t Breathe



O Black Pantera, power trio de Uberaba (MG), lançou uma nova música intitulada ‘I Can’t Breathe’, que chega também com videoclipe. A composição e a produção audiovisual são inspiradas no combate ao racismo, pauta que voltou a ser debatida em larga escala após George Floyd, um homem negro, ser morto nos Estados Unidos por um policial branco.

Assista ao videoclipe de ‘I Can’t Breathe’ a seguir:

De acordo com material de divulgação, a ideia de ‘I Can’t Breathe’ surgiu na última quarta-feira (27), quando o baixista Chaene da Gama assistiu ao vídeo em que George Floyd é asfixiado até a morte pelos joelhos do policial. Em uma semana, Chaene e os colegas Charles Gama (vocalista e guitarrista) e Rodrigo Pancho (baterista) gravaram a música e seu respectivo videoclipe, cujo título faz referência ao apelo feito por Floyd antes de ser morto: “não consigo respirar”.

“Tudo isso veio do impacto do vídeo, assim como de outras coisas que vêm acontecendo não só nos Estados Unidos mas como no mundo inteiro. Aqui no Brasil, inclusive, não é muito diferente”, explicou Chaene, em nota.

A canção foi produzida por Ricardo Barbosa. O clipe, por sua vez, tem direção de Leonardo Ramalho, da Pajé Filmes, e reproduz a ideia da composição ao mostrar Charles sendo enforcado por uma única mão branca.

– Leia também: Eric Clapton diz sentir vergonha de antigos comentários racistas

“Sabemos da importância de dar voz àqueles que não conseguem ser ouvidos, além de cantar – mesmo que de modo mais duro – sobre igualdade, respeito e união e contra qualquer preconceito; principalmente o racial”, diz Chaene, também em material de divulgação.

Formado em Uberaba (MG), o Black Pantera apresenta uma sonoridade com influências do thrash metal, punk rock e hardcore. O grupo já se apresentou em diversos estados do Brasil e até fora do país, como nos festivais franceses Download e Afropunk.

Atualmente, a banda trabalha em seu terceiro álbum de estúdio, a ser lançado em breve pela gravadora Deck. O primeiro álbum do trio, intitulado ‘Project Black Pantera’, foi lançado em novembro de 2015. Em 2018, o segundo trabalho de inéditas foi divulgado: ‘Agressão’.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *