Kirk Hammett diz que processo do Metallica contra o Napster não adiantou nada

O Metallica processou o programa de download Napster no início da década passada e, praticamente, liderou um movimento de artistas que repudiavam o aplicativo, um dos primeiros a disponibilizar música gratuitamente e sem autorização na internet. Duas décadas depois, o guitarrista da banda, Kirk Hammett, avalia a situação com outros olhos.

Em entrevista ao podcast “Let There Be Talk”, Kirk Hammett disse que o Metallica “não conseguiu fazer a diferença” neste caso. “Aconteceu e não conseguimos parar, porque era algo maior do que qualquer um de nós”, afirmou.

- Advertisement -

O guitarrista comentou que a tendência de se obter música ilegalmente de forma gratuita “afundou a p*rra da indústria musical”. “Não havia como parar isso. O que aconteceu foi que, de repente, era mais conveniente pegar música de graça e menos conveniente pagar por ela. Aí está”, disse.

– Luta do Metallica contra Napster não foi por dinheiro, diz Lars Ulrich

Kirk Hammett destacou que aquele momento impôs um “fator de nivelamento” aos músicos. “De repente, todos nós fomos levados de volta para a época dos menestréis, onde a única fonte de renda dos músicos é, de fato, tocar. É assim hoje em dia: exceto pelo fato de que muitas dessas bandas não estão tocando de fato. Estão apertando ‘play’. Mas há várias bandas que realmente tocam seus instrumentos e precisam fazer isso para sobreviver”, afirmou.

Leia também:  A dura crítica de Eddie Vedder ao “desesperado” Donald Trump

O Metallica se rendeu à “revolução digital” e disponibilizou sua discografia completa no Spotify em dezembro de 2012. Apesar disso, a situação está longe de ser boa: os aplicativos de streaming lucram bastante com as bandas, mas não repassam uma quantidade considerável deste rendimento para elas.

“Talvez as coisas mudem. Talvez, de repente, as pessoas começarão a preferir CDs ou qualquer outro formato ao invés do que está disponível agora. Quem pode dizer? Tudo mudou tão rapidamente. Poderia acontecer outra mudança agora mesmo”, afirmou.

– 7 composições que mostram como James Hetfield é bom letrista

O processo do Metallica contra o Napster foi movido em 2000 após uma versão demo da música “I Disappear” vazar na internet e ser bastante compartilhada no aplicativo. O baterista Lars Ulrich foi o integrante mais “vocal” a respeito da situação e chegou a entregar, aos donos do programa de computador, uma lista com mais de 335 mil internautas que baixaram arquivos MP3 sem autorização por meio da ferramenta – todos eles foram banidos.

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

No fim das contas, o processo foi resolvido fora dos tribunais, com um acordo extrajudicial. O Napster deixou de existir no modelo gratuito e passou a cobrar por downloads, tornando-se, hoje, uma plataforma de streaming como as outras. Porém, diversos outros programas surgiram e fomentaram a prática do download ilegal.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesKirk Hammett diz que processo do Metallica contra o Napster não adiantou...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades