The Darkness lança o álbum conceitual Easter Is Cancelled; ouça e confira opinião

O The Darkness divulgou, nesta sexta-feira (4), o seu sexto álbum de estúdio. O trabalho, intitulado “Easter Is Cancelled”, chega pela Cooking Vinyl.

O trabalho, segundo o The Darkness, é conceitual e analisa o papel do músico na cultura bárbara do mundo atual – e sua responsabilidade de desafiá-la. “Ainda assim, no coração desta jornada, temos amor, perda e corações partidos, em que a redenção é encontrada na fraternidade entre os membros da banda e o poder da guitarra, presente na faixa final ‘We Are The Guitar Men'”, aponta o material de divulgação.

- Advertisement -

– Veja: 135 álbuns de rock e metal que serão lançados em outubro de 2019

Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube:

Sempre bem-humorada, a banda divulgou um teaser em vídeo, com bastante caracterização, para promover o novo álbum. O comunicado publicado pelo vocalista e guitarrista Justin Hawkins também é despojado.

“Vivemos em tempos sombrios. Enquanto palhaços famintos por poder lançam uma sombra de desespero nessa terra, o povo se encolhe em choupanas tumultuadas. […] Onde estão os heróis que esse mundo precisa e merece? Deixe de lado o desespero! […] Somos homens em trajes apertados e estamos prontos para lutar com todas as armas de nossos antepassados, como o machado de guitarra e o martelo da percussão”, diz trecho do comunicado.

The Darkness, enfim, traz algo novo

Quase duas décadas se passaram e o The Darkness ainda não conseguiu atingir o mesmo patamar da estreia “Permission To Land”, um dos melhores álbuns de hard rock do século 21. A trajetória da banda foi marcada por problemas após o sucesso, que culminaram no fim de sua trajetória após “One Way Ticket To Hell… And Back” (2005).

Leia também:  Pete Townshend é sincerão ao dizer por que o The Who ainda faz shows

O retorno com “Hot Cakes” (2012) apostou no simples, enquanto que a sequência com “Last Of Our Kind” (2015) truoxe momentos inspirados e indicava, ainda que de forma tímida, que o grupo poderia experimentar um pouco mais. Porém, “Pinewood Smile” (2017) jogou um balde de água fria nos fãs que esperavam algo que não soasse, justamente, como sobras do “Permission To Land”.

Sexto da discografia, “Easter Is Cancelled” traz um The Darkness renovado em muitos termos. Não só em conceito, já que é o primeiro álbum da banda a seguir uma história (boba, é verdade, mas seguindo a linha “divertida” dos caras) do início ao fim: a sonoridade também parece ter sido trabalhada de forma mais cautelosa.

O hard rock extravagante do quarteto segue com fórmula quase inalterada. A grande novidade está no acréscimo de contornos épicos, seja para combinar com a proposta conceitual ou para sair do “lugar comum”.

A influência do Queen pulsa mais forte em “Easter Is Cancelled” – e não é por causa do baterista Rufus Tiger Taylor, filho de Roger Taylor, já que Justin Hawkins nunca escondeu que bebe da mesma fonte do grupo liderado por Freddie Mercury. Além disso, a produção está mais caprichada, já que “Pinewood Smile” soava como uma mera coleção de demos melhoradas.

Leia também:  Agora fora do Skid Row, Erik Grönwall anuncia autobiografia para setembro

O único problema mais aparente de “Easter Is Cancelled” está no fato de algumas músicas não funcionarem fora do contexto do álbum. Faixas como “Heavy Metal Lover” e “We Are The Guitar Men”, além da suposta vinheta “Deck Chair”, deixam a audição um pouco menos interessante por não repetirem o padrão de outros bons momentos, como as três canções de abertura, a faixa título e “Choke on It”.

É curioso perceber, ainda, que o álbum traz quatro faixas bônus na edição digital, que é a deluxe: “Laylow”, “Different Eyes”, “Confirmation Blas” e “Sutton Hoo”. Todas elas são mais lentinhas e guiadas por violões e afins. Aparentemente, não estão ligadas ao conceito do disco.

Ainda que novamente não chegue ao patamar de “Permission To Land”, o The Darkness mostrou que tem um futuro criativo mais prolífico em “Easter Is Cancelled”. Junto de “Last Of Our Kind”, traz os melhores momentos da banda desde o seu retorno. Um trabalho definitivo segue aguardado, já que os caras ainda são jovens e podem oferecer mais. Mas podemos ter um bom (e outro) recomeço por aqui.

Veja, abaixo, a capa e a tracklist de “Easter Is Cancelled”:

01. Rock And Roll Deserves To Die
02. How Can I Lose Your Love
03. Live ‘Til I Die
04. Heart Explodes
05. Deck Chair
06. Easter Is Cancelled
07. Heavy Metal Lover
08. In Another Life
09. Choke On It
10. We Are The Guitar Men

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasThe Darkness lança o álbum conceitual Easter Is Cancelled; ouça e confira...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades