Listas

10 participações de Dave Grohl em músicas de outros artistas



Dave Grohl é um workaholic no que diz respeito à música. Quando não estava no banco da bateria do Nirvana ou não está capitaneando o Foo Fighters, Grohl se dedica a uma série de projetos paralelos, como o Probot (com Cronos, Max Cavalera, Lemmy Kilmister e muito mais) ou o Them Crooked Vultures (com John Paul Jones e Josh Homme) e colaborações de origens diversas.

Ouça a bateria isolada de Dave Grohl no Nirvana, Foo Fighters e QOTSA

A lista a seguir apresenta 10 participações de Dave Grohl em músicas de outros artistas. A compilação vai muito além das já conhecidas gravações com o Queens Of The Stone Age, por exemplo.

Veja:

1) Puff Daddy: com o rapper que também atende como P. Diddy ou Sean Combs, Dave Grohl gravou duas versões remixadas para a música “It’s All About the Benjamins”, que também contam com The Notorious B.I.G., Lil’ Kim, Tommy Stinson e Rob Zombie.

2) Tony Iommi: Grohl cantou e tocou bateria na música “Goodbye Lament”, que também conta com a participação de Brian May, guitarrista do Queen. A faixa está presente no álbum “Iommi”, de 2000, e também integrou a trilha sonora do filme “A Bruxa de Blair 2”.

3) Nine Inch Nails: várias faixas do álbum “With Teeth”, de 2005, foram gravadas com Dave Grohl na bateria. Entre elas, estão “Every Day Is Exactly the Same”, “You Know What You Are?”, “Sunspots” e “The Collector”.



4) Tenacious D: grande amigo de Jack Black, Dave Grohl gravou a bateria de praticamente todas as músicas do projeto do ator com Kyle Gass, incluindo o álbum “The Pick of Destiny”, que serve como trilha sonora para o filme de mesmo nome. Na faixa “Beelzeboss (The Final Showdown)”, Grohl também faz a voz demoníaca.



5) Juliette and the Licks: baterista de mão cheia, Dave Grohl também gravou todo o álbum “Four on the Floor”, o último da banda de Juliette Lewis.

6) Slash: a rivalidade entre membros do Guns N’ Roses e Nirvana foi, realmente, plantada pela imprensa. Tanto é que Dave Grohl mantém boa relação com os integrantes do GN’R e gravou a música “Watch This” ao lado do guitarrista da cartola e do baixista Duff McKagan.



7) Ghost: isso mesmo – Dave Grohl foi um Nameless Ghoul no EP “If You Have Ghost”. Ele gravou a guitarra de “If You Have Ghosts” e a bateria de “I’m a Marionette” e “Waiting for the Night”, além de assinar a produção.

8) The Prodigy: com o icônico duo de música eletrônica, Dave Grohl gravou bateria para as músicas “Run with the Wolves” e “Stand Up”, do álbum “Invaders Must Die”, lançado em 2009.

9) Garbage: a influente banda de rock alternativo contou com Grohl na música “Bad Boyfriend”, do álbum “Bleed Like Me”, de 2005.

10) David Bowie: Dave Grohl realizou o sonho de gravar com um de seus ídolos no álbum “Heathen”, de 2002. Ele assume a guitarra na faixa “I’ve Been Waiting for You”, cover de Neil Young.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *