Tecladista do Parliament-Funkadelic, Amp Fiddler morre aos 65 anos

Músico fez parte do icônico coletivo musical nas duas últimas décadas do século passado

Morreu aos 65 anos o cantor e multi-instrumentista Joseph “Amp” Fiddler. Ele se destacou como tecladista do Parliament-Funkadelic entre as décadas de 1980 e 90. Também gravou com nomes como Sly & Robbie, Will Sessions e Corinne Bailey Era, além de ter lançado uma série de trabalhos solo.

O falecimento foi anunciado em comunicado compartilhado em sua página oficial do Instagram. Detalhes sobre o ocorrido não foram revelados, embora se saiba que o artista vinha enfrentando um câncer. Diz o texto:

- Advertisement -

“Enfrentamos a responsabilidade intransponível de compartilhar o falecimento de Joseph ‘Amp’ Fiddler, embaixador mundialmente renomado do funk, soul e música eletrônica em Detroit. O tecladista, produtor, afro-futurista e força orientadora da luz para tantos, fez a transição aos 65 anos de idade… Seria impossível encapsular a gravidade de sua energia, impacto global e contribuições. O trabalho de sua vida, seu legado e, o mais importante… seu AMOR… excederão em muito sua presença terrena. Quão abençoados somos por ter experimentado Amp Fiddler nesta vida.”

A família busca doações para ajudar com as despesas do funeral. As doações podem ser feitas por meio de uma página GoFundMe, lançada anteriormente para ajudar a cobrir as despesas médicas e a recuperação de Fiddler após a cirurgia e uma longa internação hospitalar em 2022.

Leia também:  Lars Ulrich e Chad Smith estarão em sequência de “This is Spinal Tap”

Sobre Amp Fiddler

Nascido em 1958, Amp Fiddler cresceu em Detroit. Inicialmente tocava piano, até que, de acordo com a Rolling Stone, se interessou pela crescente onda de sintetizadores e baterias eletrônicas.

Seu primeiro trabalho de destaque aconteceu quando se juntou à banda de R&B/soul Enchantment. Acabou sendo trazido para o universo do Parliament-Funkadelic, comandado por George Clinton.

Parliament-Funkadelic

Contando com os mesmos músicos, Parliament e Funkadelic tinham o funk como base sonora. O primeiro tinha uma abordagem mais R&B/soul, enquanto o segundo incorporava influências do rock com maior ênfase.

O coletivo influenciou artistas dos mais variados gêneros nas gerações seguintes, da disco music ao post-punk.

Leia também:  Show de Madonna em Copacabana terá transmissão ao vivo

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTecladista do Parliament-Funkadelic, Amp Fiddler morre aos 65 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades