Confira o conteúdo detalhado do box set ‘The Vault’, de Gene Simmons

Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss, anunciou em setembro de 2017. que lançaria um box set com gravações de toda a sua carreira musical, com registros de 50 anos - 1966 a 2016. O material, intitulado 'The Vault', é descrito por completo nesta matéria.

Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss, anunciou em setembro de 2017. que lançaria um box set com gravações de toda a sua carreira musical, com registros de 50 anos – 1966 a 2016. Muitos fãs ficaram ansiosos pelo que estaria por vir. O box, intitulado “The Vault” produzido em parceria com a Rhino, começou a ser distribuído já no fim do ano em questão, com direito a encontros com os fãs que seguem pelo ano de 2018.

Contudo, a ansiedade de vários fãs se transformou em decepção após o preço do material ter sido divulgado: US$ 2 mil (cerca de R$ 7,3 mil, na cotação atual e sem as taxas). O valor também abrange o encontro com Gene Simmons, que rolaria em São Paulo, no mês de maio, mas acabou cancelado após mudança na agenda do músico. Ainda assim, não há tantas pessoas dispostas a desembolsar tanto dinheiro pelo “The Vault”.

- Advertisement -

O paulistano Ricardo Manha Alati, fanático por Kiss desde o fim da década de 1990, faz parte do seleto grupo de fãs que adquiriu o box set. “Sou vidrado em música. Quero ter tudo completo quando se trata de Kiss, Van Halen e Nelson, que são minhas três bandas do coração. Tudo que lançam, eu preciso ter; caso contrário, não fico sossegado com a coleção incompleta”, contou.

De forma paciente, Ricardo detalhou todo o conteúdo presente em “The Vault” e contribuiu imensamente para a construção desta matéria, com informações e fotos de seu arquivo pessoal. Conheça, a seguir, os destaques do conteúdo presente no luxuoso box set de Gene Simmons.

O box

O material presente em “The Vault” é descrito no site oficial do box. Ele contém:

  • Mais de 150 músicas nunca antes lançadas escritas e executadas por Simmons, com a participação de vários artistas, incluindo membros antigos e atuais do Kiss;
  • Livro comemorativo 12″ x 12″ x 1,5″ (grosso), com folhas de ouro em relevo e dezenas de imagens inéditas de Gene Simmons ao longo dos seus 50 anos de carreira;
  • Colecionáveis de edição limitada, incluindo um action figure do “homem de negócios” Gene Simmons e uma moeda de tamanho grande “In Gene We Trust”;
  • Um item pessoal original inigualável, escolhido a dedo, da coleção pessoal de lembranças de Gene.

No box de Ricardo Manha Alati, os itens pessoais foram: um backstage pass da turnê do álbum “Sonic Boom” (2009), um cartão de imprensa com acesso para entrevistas, um chaveiro da tour do disco “Monster” (2012) e o tourbook da excursão que promoveu “Psycho Circus” (1998).

“Confesso que gostaria de receber algo mais pessoal da coleção dele. Digo isso porque vi alguns caras nos eventos do Estados Unidos que conseguiram acessórios que ele usou nos palcos (pedaço da bota, asa, e outros itens legais que utilizou no palco)”, disse Alati.

Ouça abaixo, trechos das músicas “Are You Ready?”, “Juliet”, “It’s My Life”, “Na, Na, Na, Na”, “Christine Sixteen”, “Hey You”, “Calling Dr. Love”, “Legends Never Die”, “Suspicious” e “Plaster Caster”

Se o conteúdo externo é luxuoso, o material interno – as mais de 150 músicas da carreira de Gene Simmons – é um prato cheio para qualquer fã. Há gravações raras feitas com Eddie e Alex Van Halen, Bob Dylan, Joe Perry (Aerosmith) e vários outros músicos, incluindo ex e atuais integrantes do Kiss, como Ace Frehley, Vinnie Vincent, Bruce Kulick, Eric Carr, Eric Singer e Tommy Thayer.

Ricardo ao lado de Gene Simmons em encontro no passado – infelizmente, o Demon cancelou sua vinda ao Brasil para promover o box set

As gravações têm origens e qualidades de som variáveis, desde músicas praticamente finalizadas – como “Are You Ready”, gravada em 2011 nas sessões de composição do “Monster” – até esboços de composições, registradas com “scat vocals” (vocalização com palavras sem sentido ou sílabas) a partir de gravadores portáteis 4-track.

Ouça abaixo, trechos das músicas “Tunnel Of Love”, “Na, Na, Na, Na”, “Eskimo Sun” e “Suspicious”.

Os únicos ex-integrantes do Kiss que não têm contribuições no material são o baterista original Peter Criss e o guitarrista Mark St. John, de curta passagem pela banda em 1984. Curiosamente, o eterno parceiro de Gene Simmons na banda, Paul Stanley, tem raras aparições, visto que o processo de composição da dupla dinâmica ocorria, muitas vezes, de forma separada e com auxílio de co-autores ou músicos externos ao grupo.

CD 1

Os dois primeiros de “The Vault” contém as músicas com maior potencial para entrar em um disco do Kiss, de acordo com o próprio Gene Simmons. Segundo Ricardo Manha Alati, as faixas presentes nos CDs iniciais estão mais finalizadas, com melhor qualidade de gravação no geral.

O primeiro CD abre com “Are You Ready”, gravada por Gene Simmons ao lado de Tommy Thayer e Eric Singer. A ideia era submeter a música para o disco “Monster”, mas acabou ficando de fora. “I Turn To Stone”, em seguida, conta com Tommy Thayer e teria sido registrada no fim da década de 1990, para entrar em “Psycho Circus”.

“Juliet”, “Hey You” e “I Confess” foram compostas e gravadas com o cantor e guitarrista de rock cristão Ken Tamplin. As faixas são datadas da década de 1990, em sessões de criação para “Revenge” (1992) e “Carnival of Souls” (1997) – “I Confess” chegou a ser finalizada e lançada neste disco, em uma versão mais dark. “São sensacionais, Ken Tamplin é um baita músico”, descreve Ricardo Manha Alati. “In My Head”, presente na tracklist posterior e com autoria de Simmons ao lado de Scott Van Zan e Jaime St. James (Black N’ Blue), também entrou em “Carnival of Souls”.

Outro destaque na tracklist, “Legends Never Die” foi gravada durante as sessões de criação de “Creatures Of The Night” (1982). A música acabou descartada porque Paul Stanley não ficou satisfeito com o resultado final. A base da canção foi utilizada na versão registrada por Wendy O. Williams no disco “W.O.W.”, de 1984. Eric Carr toca bateria, Micki Free faz o violão e Gene Simmons assume o baixo – ele está como baixista e produtor de todo o álbum de Williams, diga-se de passagem.

Há, também, “Something Wicked This Way Comes”, que acabou sendo gravada por Doro em 1990, mas estava prevista para entrar em “Hot In The Shade” (1989). “Hunger”, por sua vez, apresenta a dinâmica entre Bruce Kulick e Eric Carr, que tocaram juntos no Kiss de “Asylum” (1985) a “Hot In The Shade”. O livro que acompanha o box set relata que Gene Simmons, Kulick e Carr foram convidados para uma festa de Réveillon, mas deixaram de ir para trabalhar nessa demo.

“Are You a Boy, Or Are You a Girl” chama a atenção por ter reunido Eric Carr, falecido em 1991, com Tommy Thayer, que só entraria na banda nos anos 2000. Thayer já trabalhava nos bastidores com o Kiss desde a década de 1980 e chegou a co-escrever, com Gene Simmons, duas músicas presentes em “Hot In The Shade”: “Betrayed” e “The Street Giveth and the Street Taketh Away”. Provavelmente, “Are You a Boy, Or Are You a Girl” é da mesma época em que as duas outras canções foram concebidas. Aqui, não há vocais elaborados, apenas scat vocals.

Já “Mongoloid Man” foi gravada e, artisticamente, comandada por Joe Perry, guitarrista do Aerosmith. O registro é de 1979. “Say You Don’t Want It”, faixa anterior na tracklist, foi captada em 2001, já com Tommy Thayer na guitarra, e faz uso do mesmo riff de “Mongoloid Man”.

“I Wait”, que fecha o 1° CD, é uma das músicas compostas por Gene Simmons ao lado do baterista Darren Leader, que integra o Steel Panther e atende pelo nome Stix Zadinia. “É a parte mais legal para mim. Uma balada linda, sensacional”, diz Ricardo Manha Alati.

Lista de faixas do CD 1:

01. Are You Ready (3:13) – Simmons
02. I Turn To Stone (3:58) – Simmons
03. Juliet (2:52) – Simmons / Tamplin
04. Hey You (3:44) – Simmons / Tamplin
05. I Confess (3:40) – Simmons / Tamplin
06. Legends Never Die (4:24) – Simmons / Mitchell / Free
07. Something Wicked This Way Comes (3:44) – Simmons
08. Hand Of Fate (3:15) – Simmons
09. Hunger (4:14) – Simmons
10. In My Head (3:30) – Simmons / Van Zen / St. James
11. Carnival Of Souls #1 (3:44) – Simmons / Van Zen
12. Are You A Boy, or Are You A Girl (2:49) – Simmons
13. Say You Don’t Want It (3:29) – Simmons
14. Mongoloid Man (4:06) – Simmons
15. I Wait (4:04) – Leader / Simmons

CD 2

Também com faixas mais “prontas”, o CD 2 chama a atenção, logo de cara, por conter duas músicas iguais: “Weapons” e “Weapons (Power To Raise The Dead)”. Elas originaram “Weapons Of Mass Destruction”, que saiu em “Asshole” (2004), disco solo de Gene Simmons.

“Weapons” foi feita para entrar em “Psycho Circus” e a base é tocada por Eric Singer e Bruce Kulick, com vocais e baixo de Gene Simmons. Já “Weapons (Power To Raise The Dead)” contam com a voz de Ace Frehley por cima da gravação da banda, além de uma letra diferente.

Há, também, a versão demo de “Hate”, presente em “Carnival of Souls”; a vinheta “Carnival”, de 32 segundos, que é a mesma trilha da entrada de “Psycho Circus”; e as duas versões de “In Your Face”, com Gene Simmons e Ace Frehley nos vocais. A gravação com Ace é a mesma encontrada na versão japonesa de “Psycho Circus”, com algumas partes de guitarra adicionais.

Contudo, o grande destaque do 2° CD é “I Wanna Live”, composição de Simmons em parceria com o guitarrista Vinnie Vincent, que integrou o Kiss de 1982 a 1984 e participou de algumas sessões de composição no início dos anos 1990. Três músicas (“Unholy”, “Heart of Chrome” e “I Just Wanna”) foram parar em “Revenge” (1992), mas “I Wanna Live” ficou para trás.

Assim como em outras demos, Gene Simmons usou os trabalhos da banda Silent Rage para a base, enquanto que os vocais ficavam por conta dele. “Não está claro se Vinnie toca na música, mas tem um puta riff muito semelhante aos que Vinnie faz”, afirma Ricardo Manha Alati.

A faixa que encerra o 2° CD também chama a atenção: “Bells of Freedom”, gravada com Tommy Thayer na década de 1990. “Solo sensacional e melodia muito boa”, descreve Ricardo Manha Alati.

Lista de faixas do CD 2:

01. Weapons (4:16) – Simmons
02. Weapons (Power To Raise The Dead) (4:13) – Simmons / Frehley
03. Hate (4:02) – Simmons / Kulick / Van Zen
04. Carnival Of Souls #2 (3:15) – Simmons / Van Zen
05. Master Of Flash (3:38) – Montgomery
06. Heavy Rain (3:22) – Simmons / Kulick
07. Within (5:58) – Simmons
08. In Your Face (1:51) – Simmons
09. In Your Face with Ace (3:20) – Simmons / Frehley
10. Rain #2 (3:35) – Simmons
11. Carnival (Intro) (0:32) – Simmons / Van Zen
12. I Wanna Live (4:33) – Simmons / Cusano
13. If It’s Too Hot, You’re Too Cold (3:42) – Simmons
14. Rain Keeps Fallin’ #1 (3:22) – Simmons
15. Bells of Freedom (4:37) – Simmons

CD 3

O 3° CD de “The Vault” começa logo com um dos principais atrativos de todo o box set: as demos gravadas com os irmãos Eddie e Alex Van Halen. Em abril de 1977, eles tocaram em três demos de Gene Simmons: “Christine Sixteen” (presente no álbum “Love Gun”, de 1977), “Tunnel Of Love” (que foi parar no disco solo de Simmons, de 1978) e “Have Love Will Travel” (que se tornou “Got Love For Sale”, também lançada em “Love Gun”).

Leia também:  Limitado? A dura opinião de Rik Emmett (Triumph) sobre Eric Clapton como guitarrista

“O Kiss recriou tudo que os irmãos Van Halen fizeram na demo. O solo de Eddie em ‘Christine Sixteen’ é superior ao de Ace, mas é a mesma coisa”, conta Ricardo Manha Alati. A ideia de imitar o solo de Eddie Van Halen já havia sido revelada por Gene Simmons em depoimentos anteriores: os membros do Kiss gostaram tanto do que o lendário guitarrista havia feito na música que Ace Frehley copiou, nota por nota, o resultado obtido na demo.

O CD também apresenta as versões demo de “Domino” (presente em “Revenge”) e “Mad Dog” (com riff usado em “Flaming Youth”, do álbum “Destroyer”, 1976). Contudo, mesmo as demos não são inéditas: são as mesmas presentes no box set do Kiss de 2001.

Há, ainda, uma demo de “Only You”, música que saiu em “Music From The Elder” (1981). A versão presente no box set é diferente da finalizada. “É muito melhor. a letra está diferente e tem um piano acompanhando. Espetacular”, descreve Ricardo Manha Alati.

Outras versões iniciais de músicas já conhecidas também integram o CD 3. São elas: “Love ‘Em Leave ‘Em Yeah”, presente em “Rock And Roll Over” (1976); “Hell Or High Water” e “Good Girl Gone Bad”, do álbum “Crazy Nights” (1987); “Childhood’s End”, de “Carnival of Souls”; e “Secretly Cruel”, de “Asylum” – embora tenha sido lançada só em 1985, a demo da canção é de 1981 e a composição é inspirada no relacionamento entre Gene Simmons e a cantora Diana Ross.

Lista de faixas do CD 3:

01. Christine Sixteen (2:39) – Simmons
02. Tunnel Of Love (3:32) – Simmons
03. Have Love Will Travel (3:10) – Simmons
04. Hell Or High Water (3:08) – Simmons / Kulick
05. Domino (3:46) – Simmons
06. Mad Dog (2:27) – Simmons
07. Only You (4:35) – Simmons
08. True Confessions #2 (3:33) – Simmons
09. Childhood’s End (3:30) – Simmons / Kulick / Thayer
10. Burning Up With Fever #2 (3:06) – Simmons
11. Good Girl Gone Bad (4:04) – Simmons / Sigerson
12. Live Fast Die Young (3:31) – Simmons / Kulick
13. Secretly Cruel (3:46) – Simmons
14. Love ‘Em And Leave ‘Em Yeah (2:18) – Simmons
15. Am I Losing My Mind (2:52) – Simmons

CD 4

Em sua maioria, o CD 4 de “The Vault” contém demos de músicas feitas na década de 1970 e que acabaram sendo lançadas. Praticamente nenhuma é inédita. Nem mesmo “It’s My Life”, que, embora não tenha saído em nenhum disco de estúdio, integra o box set do Kiss, de 2001 – apesar disso, a versão de “The Vault” é a mesma gravada entre 1981 e 1982, para “Creatures Of The Night”.

Ouça, abaixo, a versão de “It’s My Life” que foi parar no box set de 2001.

Aqui, há as versões iniciais de “Plaster Caster” e “Almost Human” (de “Love Gun”), “X-Ray Eyes” e “Charisma” (ambas de “Dynasty”, 1979), “Calling Dr. Love” e sua gestação com “Bad Bad Lovin'” (de “Destroyer”, 1976) e “Rockin’ In The USA” (do “Alive II”, 1977), além de “Radioactive”, “Man of 1,000 Faces”, “Burning Up With Fever” e “True Confessions”, todas presentes no disco solo de 1978.

Várias músicas do CD 4, como as cinco primeiras da tracklist, trazem Gene Simmons em todos os instrumentos – baixo, guitarra e bateria, além de vocais. “O que surprendeu não somente a mim, mas muitos gringos que compraram o box, foi: como o Gene toca bem guitarra. E não somente guitarra: bateria, baixo, piano… claro que não é de uma forma profissional, mas dava para Gene ter uma ideia e passar pros companheiros de banda o que ele queria”, conta Ricardo Manha Alati.

No livro que acompanha o box set, Gene Simmons relata que muitas dessas demos eram gravadas de madrugada. O motivo? O valor de aluguel do estúdio era mais barato.

Outra história que chama a atenção no livro, segundo Ricardo Manha Alati, é a de “It’s My Life”. “Particularmente, acho um pecado essa música ter sido sempre deixada de lado. É Kiss puro. Mais uma vez, as vontades do Paul Stanley foram atendidas e essa música não entrou no ‘Creatures’, nem a outra versão esteve no ‘Psycho Circus’. Ela é uma das milhares de frustrações que o Gene cita no livro. Ele sempre trazia boas músicas e os caras da banda detestavam – mais especificamente, Paul Stanley. Gene confessa que sempre fica chateado com isso”, conta.

Ouça, abaixo, a versão demo de “It’s My Life” dos anos 1980 – não necessariamente na mesma edição do “Vault”.

Lista de faixas do CD 4:

01. Plaster Caster (3:39) – Simmons
02. X-Ray Eyes (3:44) – Simmons
03. Charisma (3:18) – Simmons / Marks
04. Rockin’ In The USA (2:57) – Simmons
05. Radioactive (3:08) – Simmons
06. See You In Your Dreams Tonight (2:20) – Simmons
07. Man of 1,000 Faces #1 (3:09) – Simmons
08. Man of 1,000 Faces #2 (3:32) – Simmons
09. Calling Dr. Love (2:56) – Simmons
10. Bad, Bad Lovin’ (3:09) – Simmons
11. Almost Human (3:26) – Simmons
12. Burning Up With Fever #1 (3:08) – Simmons
13. True Confessions #1 (3:34) – Simmons
14. Goin’ Blind/Little Lady (3:06) – Simmons / Coronel
15. Larger Than Life (4:06) – Simmons
16. It’s My Life (3:51) – Simmons / Stanley

CD 5

Os CDs 5 e 6 foram descritos por Ricardo Manha Alati como os “CDs das baladas”. No geral, as canções presentes “são músicas legais, parecidas com o disco solo de 1978, bem influenciado pelos Beatles”.

“Now That You’re Gone #2 (Synth)” chama a atenção por ter sido gravada com o guitarrista Bob Kulick, tido como um dos membros “ocultos” do Kiss na década de 1970. Há, ainda, a versão demo de “We Are One”, gravada com a banda Silent Rage. A canção é a mesma presente em “Psycho Circus” e que fez curioso sucesso no Brasil, graças às rádios que passaram a tocá-la por ser a única balada do álbum.

O grande destaque, contudo, vai para as duas composições de Gene Simmons com Bob Dylan. Há duas músicas – “Na, Na, Na, Na” (gravada com o músico Bag) e “Everybody Wants Somebody” (registrada com Tommy Thayer) -, além de um registro de 15 minutos da própria sessão criativa, com Simmons e Dylan conversando, compondo e trocando ideias. Vale destacar que, juntas, “Na, Na, Na, Na” e “Everybody Wants Somebody” formaram a música “Waiting For The Morning Light”, presente em “Asshole”, álbum solo de Gene Simmons lançado em 2004.

Ouça “Waiting For The Morning Light”, retirada do “Asshole”.

“Essa parte é um dos pontos altos do box. Gene conta como foi surreal e surpreendente o ‘sim’ de Bob Dylan ao convite para eles comporem juntos. Gene insistiu ao Bob Dylan para que ele criasse a letra, mas ele não pareceu muito interessado e, segundo Gene, ele sempre respondia: ‘não, sr. Kiss, você faz as letras’. A parte de 15 minutos mostram como dois rockstars compõem uma música juntos. Dois violões, conversas e ideias… registro histórico”, afirma Ricardo Manha Alati.

Lista de faixas do CD 5:

01. See You Tonite (2:31) – Simmons
02. You’re My Reason #2 (3:28) – Simmons
03. Always Near You (2:32) – Simmons
04. One More Chance (3:14) – Simmons
05. Now That You’re Gone #2 Synth (3:38) – Simmons / R. Kulick
06. You’re My Reason For Living Synth (4:20) – Simmons
07. Dreamer (3:04) – Simmons
08. Na, Na, Na, Na (2:48) – Dylan / Simmons
09. Mr. Make Believe (2:28) – Simmons
10. Now That You’re Gone #3 (3:54) – Simmons / R. Kulick
11. Now That You’re Gone #1 (3:51) – Simmons / R. Kulick
12. You’re My Reason For Living 4 Track (3:47) – Simmons
13. We Are One (3:03) – Simmons
14. Everybody Wants Somebody (3:28) – Dylan / Simmons
15. Bob Dylan Writing Session (15:48) – Dylan / Simmons

CD 6

Também composto de músicas mais lentas, o CD 6 tem poucas músicas conhecidas até mesmo pelos maiores fanáticos de Kiss. A qualidade de som é um pouco superior, já que são gravações mais atuais.

Gravadas no mesmo dia, “Are You Real” e “Guilty Pleasures” trazem Gene Simmons, Tommy Thayer e Eric Singer, em sessão de gravação mais recente – entre 2008 e 2011. “‘Are You Real’ tem um solo fantástico do Tommy. Essa música é totalmente Beatles, é linda”, descreve Ricardo Manha Alati.

Outro destaque é “Something Seems To Happen At Night”, feita pelo compositor profissional Adam Mitchell. Ele propôs que Gene Simmons trabalhasse na música, mas o Demon gostou tanto da faixa que não quis mexer e gravou na versão original.

Um dos poucos nomes conhecidos no CD 6 é “Whatever Turns You On”, que foi parar em “Asshole”. Trata-se de uma música com influência country, composta por um cantor desconhecido chamado Dave Williams. O vocalista mandou a demo para Gene Simmons após ele ter aberto uma seção em seu site para enviou de composições sugeridas para o álbum. Na versão final, já no disco, Shannon Tweed e sua mãe, Louise, fazem os backing vocals.

Ouça, abaixo, a versão final de “Whatever Turns You On”, em “Asshole”.

Lista de faixas do CD 6:

01. Waiting For The Morning Light (3:56) – Dylan / Simmons
02. Is It Real (0:59) – Simmons
03. Are You Real (2:56) – Simmons
04. Something Seems To Happen At Night (2:37) – Mitchell
05. I Believe (2:36) – Simmons
06. Beautiful (4:06) – Addison / Singh
07. Guilty Pleasures (2:56) – Simmons
08. I Dream 1,000 Dreams (3:40) – Simmons
09. I Am Yours #1 (4:32) – Simmons
10. I Am Yours #2 (4:20) – Simmons
11. Love Is Blind #1 (2:57) – Simmons
12. Love Is Blind #2 (2:53) – Simmons
13. Whatever Turns You On (3:03) – Williams / Simmons
14. Hold On (2:53) – Simmons
15. First Love (2:14) – Simmons

CD 7

Conforme dito pelo próprio Gene Simmons, o material dos últimos CDs contempla mais músicas que não estão finalizadas. É o caso do CD 7, por exemplo, repleto de faixas com mais caras de “demo”.

As cinco primeiras músicas têm pegada mais ao estilo hard rock anos 80, como “No Conscience”, “Suspicious” (composição de Tommy Thayer e Jamie St. James usada no Black ‘N Blue) e “Promise The Moon” (criação de Gene Simmons ao lado de Bob Kulick, da década de 1970, que seria regravada pelo Black ‘N Blue, mas não rolou).

https://www.youtube.com/watch?v=h72V3atM06Y

“Pride”, feita ao lado de Matt McCormack em 2002, também é um destaque por parte de Gene Simmons. A faixa chegou a ser gravada com McCormack, mas a versão com os vocais de Simmons permaneciam em segredo até então. “Mirage”, por sua vez, foi regravada por Doro Pesch no álbum “Doro”, de 1990.

Leia também:  O significado antirracista de “Blackbird”, música dos Beatles regravada por Beyoncé

Ouça as versões de “Pride” lançada por Matt McCormack e “Mirage”, finalizada com Doro Pesch, a seguir.

Outro destaque na tracklist é a versão de “I Walk Alone” com os vocais de Gene Simmons. A edição final, presente em “Carnival of Souls”, conta com a voz de Bruce Kulick – é a única música da discografia do Kiss a ser cantada pelo guitarrista.

Lista de faixas do CD 7:

01. No Conscience (3:35) – Simmons / Poncia
02. Suspicious (3:22) – Thayer / St. James / Regan
03. Everybody Wants (2:24) – Simmons / Damon
04. Promise The Moon (4:00) – Simmons / Kulick / Thayer / St. James
05. All You Want’s A Piece Of My Heart (3:53) – Mitchell
06. Pride (3:11) – McCormack / Simmons
07. Mirage (3:30) – Simmons
08. Dog (3:32) – Chuaqui / Simmons
09. If I Had A Gun (3:20) – Chuaqui
10. I Walk Alone (3:27) – Simmons / Kulick
11. Seduction Of The Innocent (5:09) – Simmons / Van Zen
12. Lonely Is The Hunter (3:02) – Simmons
13. Never Gonna Leave You #1 (2:22) – Simmons
14. I Ain’t Comin’ Back (2:57) – Simmons
15. Never Gonna Leave You #2 (3:19) – Simmons

CD 8

O CD 8 traz algumas demos mais atuais de Gene Simmons, como a boa “We Rocked It All Night”, feita para “Sonic Boom” (2009). Embora algumas comparações com “Rock And Roll All Nite” tenham sido feitas, Ricardo Manha Alati discorda que tenha tal semelhança.

“S&M Love”, “Sweet & Dirty Love” e “Jelly Roll” são ambas correspondentes à faixa de mesmo nome da segunda, que entrou no disco solo de Gene Simmons, “Asshole”. Nas duas primeiras, o solo é feito por Tommy Thayer e não por Bruce Kulick, como na gravação do álbum. A terceira, por sua vez, trata-se de apenas uma demo da década de 1970.

Há, ainda, três versões diferentes de “You Wanted The Best”, a desnecessária faixa em que todos cantam em “Psycho Circus”. Além de ter uma edição com o mesmo nome, há duas gravações sob o título “Just Gimme Love”.

Chama a atenção, também, a versão demo de “Paralyzed”, do “Revenge”, aqui intitulada “I’m Paralyzed”. Não só pela música em si, mas pela história contada no livro: a canção contaria com um rap, ideia do produtor Bob Ezrin, mas nem mesmo a demo conta com essa passagem. “Thou Shalt Not”, também do “Revenge”, fecha a tracklist do CD 8 em versão sem vocais.

Cabe destacar que a “Bad Bad Lovin'” presente no CD 8 é diferente da versão do CD 4 e do box set de 2001. “A levada dessa é estranha, o Gene fica mais falando do que cantando. Eu não gostei muito”, afirmou Ricardo Manha Alati.

Lista de faixas do CD 8:

01. We Rocked It All Night (3:25) – Simmons
02. She’s Rotten To The Core (3:33) – Simmons / Kulick
03. S&M Love (2:40) – Simmons
04. Sweet & Dirty Love (3:24) – Simmons
05. Jelly Roll (1:54) – Simmons
06. Just Gimme Love #2 (3:40) – Simmons
07. You Wanted The Best (3:41) – Simmons
08. Just Gimme Love #1 (3:34) – Simmons
09. Hit The Ground (2:10) – Simmons
10. Who Said So (1:55) – Simmons
11. Bad Bad Lovin’ (3:15) – Simmons
12. I’m Paralyzed (3:40) – Simmons / Ezrin
13. Chrome Heart (3:36) – Simmons / Kulick
14. Till The End Of Time (3:15) – Simmons
15. Thou Shalt Not (3:07) – Simmons / Damon

CD 9

Ainda que tenha mais faixas sem finalização, o CD 9 se destaca graças a músicas como “It’s Gonna Be Alright” e suas duas versões feitas na década de 1980 – a segunda, com solo de Bruce Kulick. No livro, ao falar da primeira edição da música, Gene Simmons relembra a história do pedido de Eddie Van Halen, que enfrentava problemas com David Lee Roth em sua banda, para entrar no Kiss, quando Ace Frehley deixou a banda, em 1982. Simmons conta que convenceu Eddie a permanecer no Van Halen.

“Everybody Knows” também aparece em duas versões – a primeira, com uma introdução ao estilo de “Rock Bottom” feita por Tommy Thayer; a segunda, em uma pegada mais grunge, ao estilo de “Carnival of Souls”. Já a edição de “You’re All I Want”, original do “Unmasked” (1980), presente aqui é a mesma do box set de 2001. É, ainda, uma das poucas aparições de Paul Stanley no “Vault”.

“Dial L For Love” é uma das grandes pérolas do CD 9 e do “Vault” em geral. De pegada bastante oitentista, a composição é assinada por Simmons, Adam Mitchell e Eric Carr. A faixa foi divulgada em versão instrumental no álbum póstumo “Unfinished Business” (2011), de Carr, com demos da trajetória do baterista.

Ouça a versão de “Dial L For Love” no álbum póstumo de Eric Carr.

“Kids With Painted Faces”, colaboração com Stix Zadinia (Steel Panther), tem uma pegada que pouco se encaixa com o Kiss, embora tenha uma letra cheia de referências à banda. “I Wanna Rule The World”, feita para estar em “Psycho Circus”, também aparece no “Vault”.

Já conhecida do público, a demo “I Know Who You Are”, que saiu na versão deluxe de “Love Gun”, é acrescentada no “Vault” em sua edição inicial, com Joe X. Dube (Starz) na bateria. Soa como “Living In Sin”, do álbum solo de 1978.

É importante destacar, ainda, que a faixa de encerramento do 9° disco, “Fourever”, nada tem a ver com “Forever”, hit do Kiss composto por Paul Stanley e Michael Bolton. De orientação mais blues, a música de Gene Simmons tem até mesmo um solo de saxofone.

Lista de faixas do CD 9:

01. It’s Gonna Be Alright (4:30) – Simmons / Japp
02. It’s Gonna Be Alright #2 (3:15) – Simmons / Japp
03. Everybody Knows #1 (3:55) – Simmons
04. Everybody Knows #2 (3:45) – Simmons
05. You’re All I Want (4:06) – Simmons
05. Kids With Painted Faces (3:15) – Leader / Simmons
06. I Wanna Rule The World (5:01) – Simmons
07. Rule The World #2 (4:08) – Simmons / Van Zen
08. Damn, I’m Good (3:29) – Simmons
09. Dial L For Love (3:42) – Simmons / Mitchell / Carr
10. Just Like The Movies #1 (2:45) – Simmons / Bishop
11. I Know Who You Are (3:28) – Simmons
12. Sweet Temptation (2:48) – Simmons
13. Are You Always This Hot (3:01) – Simmons / Mitchell
14. Fourever (3:05) – Simmons

CD 10

Quem não gosta da pegada “You Wanted The Best”, certamente, também não vai aprovar a segunda versão de “Take It Like A Man”, de 1997, que abre o CD 10. É uma nova tentativa de fazer uma música para que todos cantassem em “Psycho Circus”. Mas, segundo Ricardo Manha Alati, é bem melhor que a canção que foi parar no álbum. A primeira versão, de 1983, dá sequência à tracklist.

Destaques no 10° CD, “We Won’t Take It Anymore” e “My Baby” foram feitas por Simmons em parceria com Eric Carr – que também toca guitarra na gravação. Feitas em 1983, são músicas de pegada ao estilo do álbum do ano em questão, “Lick It Up”.

Com tom semelhante ao do disco solo de 1978, “Howling For Your Love” conta até com backing vocals femininos e outros elementos mais soft rock. Já “Piece Of The Rock” chama a atenção por ser uma composição feita com o vocalista Robert Fleischmann, que não só integrou o Journey antes de Steve Perry, como também cantou no Vinnie Vincent Invasion. A faixa, descrita como “muito boa” por Ricardo Manha Alati, soa bem mais Fleischmann do que Simmons.

A curiosa “Sticky Goo”, da década de 1980, não tem letras, mas tem uma pegada reggae inusitada. “Completamente desprezível”, descreveu Ricardo Manha Alati. Já “Love Came To Me”, que tem a mesma letra de “Love Is Blind” (presente no box set de 2001), é a tentativa de Gene Simmons fazer uma música bem pop/disco, ao estilo de “I Was Made For Lovin’ You”. É importante citar, também, a canção de encerramento “Roar Of The Greasepaint”, que é a edição inicial de “Journey Of 1,000 Years”, do “Psycho Circus”, mas com letra diferente.

Lista de faixas do CD 10:

01. Take It Like A Man #2 (2:38) – Simmons
02. Take It Like A Man #1 (2:44) – Simmons
03. Have Mercy, Baby (4:04) – Simmons / Kulick
04. We Won’t Take It Anymore (3:03) – Simmons / Carr
05. My Babe (1:51) – Simmons / Carr
06. Eat Your Heart Out (2:22) – Simmons
07. Nine Lives (3:33) – Simmons / Sigerson
08. Howling For Your Love (2:47) – Simmons
09. I Ain’t Coming Back (3:02) – Simmons
10. Granny Takes A Trip (1:55) – Simmons
11. Piece Of The Rock (3:48) – Simmons / Fleischman
12. Rock It (2:23) – Simmons
13. Sticky Goo (3:06) – Simmons
14. Love Came To Me (3:25) – Simmons
15. Roar Of The Greasepaint (3:07) – Simmons

CD 11 (bônus)

As raridades mais obscuras da carreira de Gene Simmons estão no CD 11, repleto de faixas que seriam dispensáveis em qualquer outro contexto. “Feel Like Heaven”, por exemplo, acabou gravada por Peter Criss em “Let Me Rock You” (1982), mas, aqui, aparece em um registro mal-feito.

“Obnoxious” tem grande semelhança com “Reputation”, lançada na versão deluxe de “Love Gun”, de 2014. Em japonês, “Mina-San, Mina-San” foi feita em 2013, quando o Kiss gravou “Samurai Son” com o grupo local Momoro Clover Z. “Muito melhor que ‘Samurai Son’, que acho muito forçada”, opinou Ricardo Manha Alati.

“Dorothy Lamour” foi gravada por Gene Simmons entre o fim da década de 1970 e o início dos anos 1980 com a banda Spider – que contava com Anton Fig na bateria – no apoio a Gene Simmons. A pegada é orientada ao pop/disco da época. “My Lorraine”, por sua vez, é uma das primeiras composições de Simmons, datada de 1966, ainda que apareça em gravação do ano de 1980. Já “Leeta”, dos tempos de Bullfrog Bheer, é a mesma versão do box set de 2001.

O último CD de “The Vault” é encerrada com a primeira gravação da carreira de Gene Simmons: “My Uncle Is A Raft”, registrada com o Bullfrog Bheer.

Lista de faixas do CD 11:

01. Feel Like Heaven (3:07) – Simmons
02. Obnoxious (2:37) – Simmons
03. Mina-San, Mina-San (2:13) – Simmons
04. I Have Just Begun To Fight (3:27) – Simmons
05. It’s Funny, But It Ain’t No Joke (2:32)
06. Love By Invitation (3:21) – Simmons
07. Dorothy Lamour (2:31) – Simmons
08. Queen Of Hearts (3:41) – Simmons / Castro
09. My Lorraine (1:58) – Simmons
10. Leeta (2:25) – Simmons
11. Put On Your Slippers (2:24) – Simmons
12. Gypsy Nights (2:55) – Simmons
13. Eskimo Sun (3:08) – Simmons
14. Nancy (1:27) – Simmons
15. My Uncle Is A Raft (1:16) – Simmons

* Siga IgorMiranda.com.br no InstagramFacebook e Twitter.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesConfira o conteúdo detalhado do box set 'The Vault', de Gene Simmons
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades