Descanse em paz, Lemmy Kilmister

Morreu, na segunda-feira (28), o vocalista e baixista britânico Lemmy Kilmister, do Motörhead, aos 70 anos. Ele tinha diabetes e havia sofrido um infarto há algum tempo, mas faleceu em função de um câncer na próstata.

A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Eddie Trunk, por meio do Twitter, e complementada em um comunicado oficial publicado pelo perfil do Motörhead nas redes sociais. “Ele soube do câncer no dia 26 de dezembro e estava em casa, em frente do seu videogame favorito […]. Falaremos mais nos próximos dias, mas para agora, por favor, toquem a música de Lemmy de forma alta”, afirma parte do texto.

- Advertisement -

Lemmy era um idealista. Sempre dizia que preferia influenciar músicos e bandas posteriores a ele do que faturar milhões com discos e shows. Permaneceu no palco até dias antes de sua morte e também costumava afirmar que tocaria até o último dia de sua vida. Chegou perto disso – fez shows até a metade deste mês.

Chegou ao auge já mais velho, depois de passar a juventude como roadie de Jimi Hendrix e como integrante do Hawkwind. O Motörhead engatou de vez em 1978, quando a formação se estabilizou com o guitarrista “Fast” Eddie Clarke e o baterista Phil “Philthy Animal” Taylor. O sucesso veio com “Ace Of Spades”, álbum lançado em 1980, quando Lemmy já tinha 35 anos.

A experiência que tinha quando chegou ao auge fez com que Lemmy não se perdesse posteriormente, mesmo com as sucessivas mudanças de formação da banda e de tendências da música, que, já no meio dos anos 1980, deixou de dar destaque à New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM). A proposta artística do icônico vocalista e baixista era tão bem definida que fez com que o Motörhead construísse uma das discografias mais sólidas do gênero – são 22 álbuns de estúdio que, obviamente, têm nuances distintas, mas seguem um fio condutor, que é Lemmy.

Leia também:  O verdadeiro rei do rock, segundo Dave Grohl: “f.da-se Elvis”

Admiração a Lemmy

Lemmy morreu com o seu dever cumprido. Influenciou músicos do rock e heavy metal e conquistou uma admiração incontestável no meio. Pela internet, o seu falecimento foi lamentado por diversos nomes do segmento na noite de segunda-feira (28).

“Perdi um de meus melhores amigos. Sentirei sua falta, Lemmy. Um guerreiro e uma lenda. Te vejo do outro lado”, disse Ozzy Osbourne. “Descanse em paz, Lemmy. Um verdadeiro rocker até o fim”, manifestou-se o perfil do Aerosmith nas redes sociais. “Lemmy, você é um dos principais motivos pelo qual essa banda existe. Seremos sempre gratos por sua inspiração. Descanse em paz”, afirmou a conta do Metallica na web.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioOpiniãoDescanse em paz, Lemmy Kilmister
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades