Entre altos e baixos. disco de estreia do Moondogs reverencia origens do rock n’ roll

The Moondogs: “Black & White Woman” (2014)

- Advertisement -
A proposta do Moondogs é clara: fazer a roda girar ao invés de tentar reinventá-la. O primeiro disco da banda paulistana, intitulado “Black & White Woman” e lançado em outubro de 2014, não tem preocupação impressionista. Toma a arte como entretenimento e apresenta muitas faixas com alto potencial de diversão em, por exemplo, um show, visto que as canções são bem dançantes.
“Black & White Woman” guarda um detalhe curioso: foi o último disco a ser produzido por Roy Cicala antes de sua morte, em janeiro de 2014. O engenheiro de som, que residia em São Paulo desde 2005, trabalhou com músicos do porte de John Lennon, Madonna, Johnny Winter, Aerosmith, Queen e Elvis Presley, entre outros. O background favoreceu o Moondogs. O grupo liderado por Johnny Moraes, filho do apresentador Moacyr Franco, soube trabalhar de forma direcionada a uma proposta musical bem delimitada.
O título de “Rock And Rollin'” indica o conteúdo da música de abertura. A faixa, básica e efervescente, é como um híbrido entre Beatles e The Who, ambos em suas primeiras gerações. A morna “Black & White Woman” dá sequência com cadência e uma cara mais setentista. As vozes de apoio femininas e o trabalho das guitarras são os destaques. “Wait!”, de audição divertida, mergulha em outras influências, como o folk e o country.
“If You Do, You Do” tem como destaque o riff principal, hipnotizante. O solo e a cozinha são ótimos. Poderia ser o destaque do álbum. Mas a canção pedia vocais menos comportados de Johnny Franco, que, por vezes, parece imitar Paul McCartney nos primórdios. Conduzida somente por piano e vocal, a balada “She Said Today” é bonita e melodiosa. “So Inside My Soul” tem boas linhas de guitarra e um final eletrizante, sem se deslocar da proposta do disco.
A comportada “Earn For What I Feel” volta a flertar com o folk, com uma cozinha interessante, enquanto “Hurricane”, puro blues, é mais elétrica e provavelmente funciona bem nos shows dos caras, assim como a curtinha “I Got Bored”, tipicamente anos 1960. O encerramento perde força em comparação ao resto do álbum. A arrastada “Kind Of Magic” é chatinha e dispensável. “Homeless” traz um pouco do country mais uma vez, com voz e violão de carro-chefe. “Faith In Love”, um pouco mais Beatle que as outras, tem um clima de suspense nos versos e cria expectativa de início, mas é só uma faixa comum. A morta canção de encerramento “House Of Prayer” encerra o disco de forma agonizante.
O Moondogs sabe o que faz e isso se transparece em “Black & White Woman”, apesar dos altos e baixos bem notáveis. Não posso contestar o fato de que estão reverenciando ao passado ao invés de construir uma história de tentativa de revolução musical. No entanto, várias faixas têm referências excessivas aos Beatles – do estilo de arranjos à forma como Johnny Franco canta.
O músico é, claramente, fã do Fab Four, o que pesa negativamente nesse sentido: ao centralizar o processo autoral (todas as músicas são assinadas por ele), mostrou influências muito restritas. Os flertes com estilos como country e folk merecem destaque nesse processo, porém, ouvir a entonação de Franco tão próxima à de Paul McCartney me decepcionou em alguns momentos.
Guardadas as devidas proporções, talvez o Moondogs seja como o KISS ou o Aerosmith: uma banda de shows. É provável que algumas canções de “Black & White Woman” soem melhores ao vivo. Não é um trabalho ruim, mas deixou uma sensação de que poderia chegar a um patamar mais alto caso fosse mais explorado. Ainda assim, o álbum em si pode atender às expectativas de quem busca algum tipo de som excessivamente semelhante às influências mencionadas ao longo deste texto.

Nota 6,5

Johnny Franco (vocal, guitarra e violão)
Gabriel Gariani (baixo)
Gabriel Borsatto (bateria)
Renan Ribeiro (guitarra solo)

Músicos adicionais:
Paulo Kishimoto (piano, teclado, percussão e acordeão)
Vitoria Canário (apoio vocal e violino)

01. Rock And Rollin’
02. Black & White Woman
03. Wait!
04. If You Do, You Do
05. She Said Today
06. So Inside My Soul
07. Earn For What I Feel
08. Hurricane
09. I Got Bored
10. Kind Of Magic
11. Homeless
12. Faith In Love
13. House Of Prayer

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasEntre altos e baixos. disco de estreia do Moondogs reverencia origens do...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades