Metallica: 30 anos de “Ride The Lightning”

Metallica: “Ride The Lightning”
Lançado em 27 de julho de 1984

- Advertisement -
Um dos momentos mais geniais do quarteto californiano foi registrado no álbum aniversariante de hoje. O Metallica já havia conquistado certo reconhecimento com “Kill ‘Em All”, mas ainda não tinha um contrato com uma grande gravadora. Continuaram brigando por um lugar ao sol, mas agora com mais experiência, maior orçamento e uma legião de fãs em formação tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
“Ride The Lightning” foi gravado em menos de um mês e lançado há exatos 30 anos pelo selo independente Megaforce Records. Acabou sendo relançado quatro meses depois pela Elektra Records para maior exposição dos meninos recém contratados. O momento era tão genial (faço questão de repetir) que este disco não é apenas um magnum opus do heavy metal, como também um dos principais álbuns na construção do thrash metal.
Enquanto o antecessor trazia quatro rapazes cheios de raiva e energia para descontar em seus instrumentos, “Ride The Lightning” é rico e complexo da cabeça aos pés. Das letras que falam de problemas sociais, guerra – e não de um modo superficial –, suicídio, entre outros; até o instrumental se mostrou muito bem estruturado e sofisticado, mas sem perder o peso; este álbum é um dos mais agressivos do Metallica.
As linhas de guitarras cruzadas geniais, o baixo incrivelmente pesado, a bateria técnica e habilidosa, os solos magníficos e o característico vocal de James Hetfield, ainda rasgado e pouco grave, são cortesia deste baita disco. O conjunto da obra alterna entre momentos freneticamente rápidos, como em “Trapped Under Ice” e “Creeping Death”; magnificamente bem compostos e pesados, porém não tão rápidos, como na faixa título, em “For Whom The Bell Tolls” e a instrumental The Call Of Ktulu; até arrastados, como na semi-balada “Fade To Black”.
“Ride The Lightning” traz 47 minutos de criatividade e agressividade inéditas até o ano de seu lançamento. Clássico incontestável do início ao fim.

James Hetfield (vocais, guitarra)
Kirk Hammett (guitarra)
Cliff Burton (baixo)
Lars Ulrich (bateria)

01. Fight Fire With Fire
02. Ride the Lightning
03. For Whom The Bell Tolls
04. Fade To Black
05. Trapped Under Ice
06. Escape
07. Creeping Death
08. The Call of Ktulu

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasMetallica: 30 anos de "Ride The Lightning"
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades