Anika Nilles detalha preparação para shows com o Rush

Baterista alemã revelou a mentalidade que adotou ao ensaiar mais de 40 músicas para a turnê "Fifty Something"

Anika Nilles passou por uma intensa preparação antes de assumir a bateria do Rush na turnê “Fifty Something”, iniciada em junho. Tudo começou quando Geddy Lee e Alex Lifeson levaram a instrumentista alemã ao Canadá para uma espécie de “teste”, que durou dias até que os músicos tomassem a decisão de contratá-la no lugar do saudoso Neil Peart.

Tal início foi difícil. Isso porque a baterista não conhecia em detalhes o catálogo da banda, como explicou em entrevista ao podcast Drum Bash, transcrita pelo MusicRadar:

- Advertisement -

“Eu conhecia o Neil como baterista, especialmente o que ele fez na música ‘Tom Sawyer’. É um clássico na comunidade dos bateristas, claro. Mas eu realmente não tinha ouvido a música do Rush, apesar de ter crescido ouvindo rock e música progressiva. Por alguma razão, nunca me deparei com o catálogo do Rush.”

Sendo assim, Nilles precisou ouvir com atenção as mais de 40 canções ensaiadas para a série de shows e “tomar decisões cuidadosas” a respeito de cada uma das faixas. Em suas palavras:

“Eu trato a música com muito respeito pelos caras e também pelas partes do Neil, porque o Neil é uma parte muito importante da música. Então, tento tomar decisões cuidadosas, com muita sensibilidade, sobre o que vou tocar exatamente como no original e onde há espaço para tocar de maneira mais livre, mais do meu jeito ou improvisar. Mas tomo essas decisões música por música.”

Apesar de gostar de desafios, a instrumentista explica que é preciso ter cautela e entender “os limites e oportunidades”, o que justamente aplicou no processo:

“Eu adoro ser desafiada. Gosto de ter desafios pela frente e ver se consigo lidar com eles. Mas você também precisa saber o que pode e o que não pode fazer. Precisa conhecer seus limites e também as oportunidades. Nesse caso, eu estava preparada e empolgada para tocar essas músicas.”

Método diferente do habitual

Conversando com Rick Beato, a nova integrante do Rush ainda acrescentou que memorizou as músicas de uma maneira diferente da qual estava habituada. Além do nível técnico de Peart, o jeito de tocar do baterista envolve outros aspectos, que não são aprendidos de um jeito convencional, conforme relatado: 

“Eu não faço a menor ideia [de como aprendi tudo]. Às vezes, eu ficava sentada pensando: ‘não faço ideia de como estou aprendendo isso’, mas, de alguma forma, estava funcionando, porque aprendi essas músicas de uma maneira completamente diferente. Minha preparação foi muito diferente de como costumo me preparar normalmente. “Normalmente, eu apenas escuto a música, faço um esquema rápido para ter tudo visualmente à minha frente e então sigo ouvindo, lendo e tocando. Mas percebi que, nesse caso, isso simplesmente não funcionava. Às vezes, nem dá para colocar tudo no papel, porque grande parte do processo também envolve feeling. Tecnicamente, até seria possível anotar tudo, mas eu gastaria tempo demais só com isso. E pensei: ‘não tenho esse tempo’. Então, precisei apenas ouvir, dividir tudo em partes menores e aprender passo a passo. Foi assim que fiz.”

Rush e a “Fifty Something Tour” no Brasil

O Rush excursionará pela América do Norte ao longo de 2026. No ano seguinte, levará a “Fifty Something Tour” para outros continentes. O Brasil recebe o trio em entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro para seis shows:

  • 22 de janeiro de 2027 – Curitiba – Arena da Baixada
  • 24 e 26 de janeiro de 2027 – São Paulo – Allianz Parque
  • 30 de janeiro de 2027 – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos (Engenhão)
  • 1 de fevereiro de 2027 – Belo Horizonte – Estádio Mineirão
  • 4 de fevereiro de 2027 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha

Sobre Anika Nilles

Nascida em Aschaffenburg, na Alemanha, em 29 de maio de 1983, Anika Nilles começou a tocar bateria aos seis anos. Após completar os estudos, trabalhou com educação social antes de dedicar-se integralmente à música, com formação acadêmica na área.

A carreira de Anika se iniciou online, no YouTube, há cerca de 15 anos. Além de vídeos com performances diversas, ela disponibilizou composições originais, inclusive com dois álbuns solo lançados: “Pikalar” (2017) e “For a Colorful Soul” (2020).

Nilles foi a última baterista a acompanhar Jeff Beck em turnê. Ela se juntou ao lendário guitarrista em sua excursão de 2022 pela Europa. Ele faleceu em janeiro de 2023, aos 78 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | X/Twitter | Facebook | YouTube | Bluesky | Threads | TikTok.

Escolhas do editor
InícioNotíciasAnika Nilles detalha preparação para shows com o Rush
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades