Nicko McBrain não esconde quais são seus álbuns favoritos do Iron Maiden. Em entrevista à Classic Rock, o baterista aposentado da banda afirmou ter um carinho especial por “Piece of Mind” (1983) e, em outras ocasiões, apontou “A Matter of Life and Death” (2006) como o melhor trabalho do grupo.
Em contrapartida, há também um disco que o músico considera o pior da Donzela de Ferro. Ao participar de um evento chamado An Evening with CapnHarris no seu próprio bar Rock ‘N Roll Ribs, localizado na Flórida, nos Estados Unidos, em junho, o artista mencionou o tópico.
Por lá, em determinado momento, McBrain elencou os melhores discos do Maiden. E, entre os 17 trabalhos de estúdio, colocou o álbum de estreia homônimo, de 1980, com Paul Di’Anno nos vocais, na última posição, arrancando reações de surpresa.
Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, o baterista justificou:
“Do álbum de estreia, você tem sempre a música ‘Iron Maiden’ encerrando o show antes do bis. Sempre a última. A produção não é das melhores. Mas ainda é um bom álbum.”
Steve Harris concorda
Steve Harris concorda com o colega. Também à Classic Rock, o baixista manifestou seu conhecido descontentamento com a produção do material, feita por Will Malone, porque, ao seu ver, as canções não conseguiram exprimir a identidade da banda ao vivo:
“Está tudo lá: músicas poderosas, muita atitude e, como cantor, Paul Di’Anno tinha um carisma de verdade. Mas todo mundo sabe que eu não fiquei satisfeito com a produção. O álbum não tinha o fogo nem a agressividade que colocávamos na nossa maneira de tocar. Costumávamos brincar que o produtor ficava sentado com os pés sobre a mesa, fumando um charuto enorme e lendo a revista Country Life, porque não fazia absolutamente mais nada. No fim das contas, simplesmente passamos a ignorá-lo. Ainda assim, foi um bom álbum, só que não soava tão feroz quanto nós éramos ao vivo.”
A discografia do Iron Maiden, ranqueada por Nicko McBrain
Confira abaixo a lista completa de álbuns favoritos de McBrain, em ordem do mais ao menos favorito:
- A Matter of Life and Death
- Piece of Mind
- Senjutsu
- Powerslave
- The Book of Souls
- Dance of Death
- Brave New World
- Somewhere in Time
- Fear of the Dark
- Seventh Son of a Seventh Son
- The Final Frontier
- The Number of the Beast
- Killers
- The X Factor
- No Prayer for the Dying
- Virtual XI
- Iron Maiden
A estreia do Iron Maiden
Lançado em 14 de abril de 1980, o trabalho homônimo do Iron Maiden foi produzido por Wil Malone. A banda sempre declarou seu descontentamento com o resultado final em termos de sonoridade.
O álbum chegou ao 4º lugar na parada do Reino Unido, onde ganhou disco de platina. O grupo fez uma turnê europeia como atração de abertura do Kiss que ajudou a projetá-los no continente.
A versão original norte-americana contava com uma música a mais, “Sanctuary”, lançada no Reino Unido como single. Reedições mundiais posteriores incluíram a faixa.
Após a excursão de divulgação, Dennis Stratton seria convidado a se retirar, cendendo lugar a Adrian Smith. Oficialmente, o baixista Steve Harris e o empresário Rod Smallwood alegaram incompatibilidades pessoais para a decisão.
