...

A melhor música do Iron Maiden, segundo Dave Murray

Para guitarrista, música em questão tem "de tudo": "acho que engloba tudo aquilo que o Iron Maiden representa"

Com o lançamento do documentário “Iron Maiden: Burning Ambition”, uma première aconteceu em Londres, na Inglaterra, na última terça-feira (5), e contou com a presença de parte dos integrantes da banda. Enquanto estava no tapete vermelho, Dave Murray foi convidado a eleger a melhor música lançada pela Donzela de Ferro. 

À revista Kerrang, o guitarrista escolheu “Rime of the Ancient Mariner”, faixa que encerra o disco “Powerslave” (1984), e que, com seus 13 minutos de duração, é uma das mais longas da Donzela de Ferro. Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, o músico justificou: 

- Advertisement -

“‘Rime of the Ancient Mariner. Temos tocado essa. Tem 13 minutos e tem de tudo, sabe? Partes bem pesadas, trechos rápidos, trechos lentos, momentos sombrios e assustadores. Acho que engloba tudo aquilo que o Iron Maiden representa.”

“Rime of the Ancient Mariner” é diretamente inspirada no poema de mesmo título, de Samuel Taylor Coleridge. Escrita e publicada no final do século 18, a obra é considerada um clássico da língua inglesa. 

No filme “Flight 666”, Bruce Dickinson mencionou sua empolgação para tocá-la ao vivo. Já no documentário “The History of Iron Maiden – Part Two”, Steve Harris revelou como surgiu a composição:

“Essa foi a última música que fizemos para o álbum, e lembro de ter feito a composição quando estava em um apartamento nas Bahamas. Não chegou a ser uma correria desesperada, mas eu sabia que precisávamos terminá-la, porque as músicas estavam ficando prontas muito mais rápido do que eu imaginava. Havia certa pressão para concluí-la. Mas fiquei muito satisfeito com o resultado no fim das contas. Acho que é uma música forte.”

À revista Metal Hammer (via Whiplash), Adrian Smith relembrou o momento em que o baixista mostrou a letra aos colegas de banda. Nas palavras do guitarrista, o companheiro de grupo ficou “muito entusiasmado” com a gravação: 

“Quando ele apresentou ‘Mariner’, eu sabia que tínhamos de a fazer, porque nunca tinha ouvido ninguém fazer nada assim. Acho que quando a gravamos nas Bahamas ele teve de pendurar as letras do topo da parede até ao chão, era muita coisa. O Steve estava tão entusiasmado com a música que convenceu todos nós. É tão dramática, como é que se pode não gostar?”

“Rime of the Ancient Mariner” foi tocada ao vivo durante a “World Slavery Tour”, entre 1984 e 1985, e fez tanto sucesso que permaneceu no setlist para a turnê seguinte, a “Somewhere on Tour” de 1986 e 1987. A faixa ainda foi trazida de volta para a “Somewhere Back In Time” em 2008 e 2009, e para a “Run for Your Lives”, em 2025.

Sobre “Iron Maiden: Burning Ambition”

Criado em parceria com o Universal Pictures Content Group, o documentário é descrito como “uma jornada emocionante pelos 50 anos de história do Iron Maiden contada da perspectiva da banda e de alguns de seus seguidores mais devotados”. Além de superfãs de longa data, nomes como Javier Bardem, Lars Ulrich (Metallica) e Chuck D (Public Enemy) concederam depoimentos.

A obra também apresentará entrevistas exclusivas com membros essenciais da banda, incluindo a entrevista final com o vocalista dos dois primeiros álbuns, Paul Di’Anno, que faleceu em 2024.

Malcolm Venville ficou responsável pela direção, enquanto que Dominic Freeman assinou a produção. A banda destaca:

“Apresentando raras filmagens de arquivo, incluindo animação espetacular do nosso mascote icônico, Eddie, o filme explora como o Iron Maiden ajudou a moldar um movimento cultural, desafiando visões convencionais do rock e do impacto mais amplo do heavy metal na sociedade e na cultura.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades