A criação de “Chinese Democracy” (2008), do Guns N’ Roses, se deu em meio a uma verdadeira epopeia. Teve direito até a inspiração vinda do Nirvana, banda inimiga e Axl Rose e seus comandados no início dos anos 1990.
Tom Zutaut relembrou a história em entrevista para a Classic Rock. O executivo de A&R foi um dos responsáveis por descobrir o GN’R nos anos 80 e, segundo ele, Rose queria que a bateria da faixa-título do disco soasse como Dave Grohl em “Smells Like Teen Spirit”.
Diante disso, Zutaut fez o óbvio. Algo que ninguém tinha pensado em fazer.
“Eu fui e comprei o ‘Nevermind’ (álbum do Nirvana) na [loja] Tower Records local. Eu acho que talvez eles tenham ouvido os hits do Nirvana no rádio e achavam que conheciam o som, mas nenhum deles tinha pensado em ir lá comprar o álbum e ouvir.”
Coube ao produtor Roy Thomas Baker e aos engenheiros do estúdio chegar ao som que Axl Rose queria. Deu certo.
Tom Zutaut havia sido trazido para a equipe por exigência do vocalista, agora feliz pois finalmente alguém ali “o entendia”. Menos de um ano depois, Zutaut e Baker estavam fora do projeto.
Guns N’ Roses e “Chinese Democracy”
“Chinese Democracy” foi lançado pelo Guns N’ Roses em 23 de novembro de 2008. Foram quase 15 anos entre o início do processo de composição e a chegada do disco ao mercado, com idas e vindas de músicos, produtores e empresários.
Mesmo causando polêmica até hoje, por conta de sua sonoridade, o trabalho vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo, chegando ao número 1 nas paradas de oito países.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
