Eric Clapton não esconde a admiração por nomes consagrados na guitarra. Tanto é que o músico já elegeu Buddy Guy como o “maior guitarrista vivo”. Porém, ao mesmo tempo, o “Slowhand” valoriza os novos talentos. Após destacar Mk.gee, de 29 anos, como o seu guitarrista favorito da atualidade, o artista mencionou outro nome entre os seus preferidos: o japonês Toshiki Soejima.
O momento aconteceu durante recente passagem pelo Japão, em entrevista ao programa televisivo “7 Days News Caster”. Como mostrado em trecho publicado pelo fã-clube Slowhand Archives, o músico, primeiramente, disse que assiste a vídeos de diferentes artistas no YouTube.
Ao ser perguntado sobre algum guitarrista do país que tenha chamado sua atenção, citou, apesar de não lembrar ao certo, o que parece ser Kimama Session, um projeto de Toshiki no qual toca com outras pessoas em seu estúdio.
Por meio das redes sociais, Toshiki afirmou ter ficado “surpreso”, “grato” e “honrado” pelo gesto. Contando como descobriu o fato, o guitarrista escreveu em texto:
“Fui entrevistado por um programa de televisão da TBS chamado ‘7 Days News Caster’. Isso aconteceu porque um guitarrista internacional, que foi destaque nesse programa, mencionou meu nome como ‘um guitarrista que está chamando atenção agora’. E foi a partir disso que resolveram me entrevistar […]. Durante a entrevista, me contaram que esse guitarrista era ninguém menos que Eric Clapton. Fiquei extremamente surpreso. Aparentemente, Clapton acompanha guitarristas do mundo todo pelas redes sociais e, como ele estava no Japão por esses dias, meu nome foi mencionado. Em meio a tantos guitarristas incríveis, ter meu nome citado é algo pelo qual sou profundamente grato. Ainda não consigo acreditar totalmente que o próprio Clapton talvez tenha visto, ainda que brevemente, um de meus vídeos. Mas me sinto profundamente honrado com isso.”
Por fim, Toshiki relembrou a importância de Clapton em sua trajetória, sobretudo por causa do clássico “Cocaine”, presente no disco “Slowhand” (1977). Ainda, revelou um desejo profissional envolvendo o veterano:
“Lembro que, na época do colégio, meu pai me deu um CD do Clapton […]. As lembranças de ficar repetindo o riff de ‘Cocaine’ com os amigos voltaram à memória, e saber que fui mencionado por aquele mesmo Clapton tornou-se um dos momentos mais significativos da minha vida com a guitarra. Um dia, espero poder subir no palco do Crossroads Guitar Festival, que é organizado pelo Clapton.”
Sobre Toshiki Soejima
Atualmente com 34 anos, Toshiki Soejima começou a tocar guitarra aos 14. Descrito como um guitarrista de Neo-Soul, ganhou notoriedade por meio de seu canal no YouTube, ativo desde 2018, que já soma mais de 340 mil inscritos.
Seu primeiro EP, “Life”, foi lançado em março de 2021. Paralelamente à carreira musical, o músico lançou livros didáticos por meio da editora Rittor Music e fundou uma escola online de música no Japão, a Soul Guitar Lab, considerada uma das mais populares do país.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
