...

As 3 “panelinhas” internas do Guns N’ Roses na era “Chinese”, segundo Fortus

Guitarrista entrou para a banda em 2002, quando existiam certas “facções” dentro da formação — o que já não ocorre mais

Richard Fortus entrou para o Guns N’ Roses em 2002. Para o guitarrista, é bem claro que à época, a banda — já sem os integrantes clássicos Slash e Duff McKagan e gravando o disco Chinese Democracy (2008) —, era dividida em “três facções”. 

Conversando com a Guitar World, o músico explicou que existiam certas separações dentro da formação. Enquanto o vocalista Axl Rose era isolado por si só, os outros membros também tinham “grupinhos” próprios que não se misturavam.

- Advertisement -

Ele disse:

“Quando entrei na banda, ela estava dividida em facções. Havia o Buckethead [guitarra], o Brain [Bryan Mantia, bateria] e o Chris Pitman [teclados/baixo] como um pequeno grupo. Daí tinha eu, Tommy Stinson [baixo], Robin [Finck, guitarra] e Dizzy [Reed, teclados]. Essa era outra facção. E tinha o Axl, uma facção por conta própria [risos].”

Hoje em dia, a dinâmica é bem diferente. De acordo com Fortus, não há mais “panelinhas” e o GN’R é “muito unido”:

“Agora tudo parece mais sólido. Essa é a maior diferença. A diferença é enorme.”

O guitarrista Richard Fortus (Foto: reprodução / YouTube)

Situação interna complicada no Guns N’ Roses dos anos 2000

Anteriormente, Richard Fortus explicou que até mesmo a parceria musical era mais complicada quando juntou-se ao Guns N’ Roses. Conforme transcrição da Metal Sucks, o artista disse ao podcast The Radical with Nick Terzo:

“Adoro Robin. Adorava o jeito dele tocar. Adorava trabalhar com ele. E, obviamente, Tommy é como um irmão para mim. Nós éramos todos muito próximos. E então havia o Bucket, que meio que ficava no seu próprio mundo. Mas era tudo muito musical e foi empolgante fazer parte disso. Ele tem um talento fenomenal. Cara, ele é bem excêntrico. E definitivamente pode ser difícil de se trabalhar. Mas eu gostei de trabalhar com ele, porque ele é muito musical. Foi uma dinâmica difícil de fazer funcionar com três guitarras.”

Sobre Richard Fortus

Nascido no dia 17 de novembro de 1966 em St. Louis, nos Estados Unidos, Richard Fortus é mais conhecido como guitarrista do Guns N’ Roses. O músico ocupa desde 2002 a posição, que foi mantida inclusive após a reunião de parte da formação clássica, com os retornos de Slash e Duff McKagan ao convívio com Axl Rose. 

Richard começou profissionalmente com a banda alternativa The Eyes, que lançou o álbum “Freedom in a Cage” em 1990, mudou o nome para Pale Divine no ano seguinte, disponibilizou o disco “Straight to Goodbye” e acabou após a turnê de divulgação.

A seguir, formou o Love Spit Love com membros do The Psychedelic Furs, banda que também passou a integrar na reunião – inclusive, junto do baterista Frank Ferrer, agora ex- Guns N’ Roses. Apareceu no trabalho ao vivo “Beautiful Chaos: Greatest Hits Live” (2001).

Em 2002, pouco antes de ser chamado para o GN’R, Fortus participou da banda de turnê do cantor espanhol Enrique Iglesias. Chegou a aparecer em apresentações televisivas com o filho de Julio Iglesias.

Ainda passou brevemente pelo Thin Lizzy e esteve no The Dead Daisies, gravando os dois primeiros discos do grupo. Outras colaborações nada convencionais ocorreram com artistas como Rihanna, Nsync, Nena e Ben Folds.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs 3 “panelinhas” internas do Guns N’ Roses na era “Chinese”, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades