...

Jonathan Cain realmente falou em “despedida” do Journey em entrevista

Durante participação em podcast, tecladista mencionou última turnê da banda, sem especificar se era o "adeus" dele ou do grupo em geral

Especulações acerca do Journey ganharam forças nos últimos dias após uma declaração de Neal Schon. Por meio do X/Twitter na última quinta-feira (9), o guitarrista e membro fundador publicou que o tecladista Jonathan Cain, seu sócio e segundo integrante mais antigo da banda, teria anunciado sua despedida da formação, o que gerou uma grande confusão. 

Numa nota enviada à imprensa, um representante de Cain negou a informação e destacou que o músico “está totalmente dedicado a fazer turnês com a banda nos próximos anos e só manifestou planos de se aposentar posteriormente”. Acontece que, de fato, o artista mencionou há pouco tempo os planos de despedir-se do grupo em breve durante entrevista. 

- Advertisement -

Ao podcast Strang Report, em episódio publicado no último dia 2 de outubro, Cain revelou a vontade de deixar o Journey depois de concluir uma excursão final no ano que vem. Conforme transcrição da Ultimate Classic Rock, o músico abordou os planos futuros – que incluem uma música dedicada ao ativista e conservador americano Charlie Kirk — e concluiu:

“Vou lançar um EP no fim do ano. Depois, claro, faremos uma turnê com o Journey em 2026, a nossa turnê de despedida com o Journey. Então, estarei me despedindo.”

De qualquer forma, Schon retornou às redes sociais para esclarecer a situação. Segundo o guitarrista, o colega de fato permanecerá ativo na banda ao menos entre 2026 e 2027, antes de seguir com novos projetos. Ele escreveu:

“Jon está tocando. Ele está dizendo que no final de 2026-27 ele seguirá em frente [com outra coisa]. Teremos ótimos anos.”

Jonathan Cain versus Neal Schon

Há anos Jonathan e Neal se desentendem de modo público e recorreram até mesmo à Justiça para solucionar os conflitos, ainda que tenham continuado a trabalhar juntos em turnê. Em 2022, Schon processou Cain o acusando de usar uma conta bancária para administrar finanças do Journey sem o conhecimento do parceiro. Em contrapartida, o tecladista alegou que o guitarrista não consegue controlar suas próprias despesas e impactava negativamente a saúde do negócio, movendo contra ele uma ação de US$ 1 milhão.

No mesmo ano, Cain tocou o hit “Don’t Stop Believin’”, do Journey, em uma festa na casa do atual presidente americano Donald Trump na Flórida. Schon emitiu uma notificação através de advogados acusando o colega de prejudicar o nome do grupo e pedindo para que ele não represente a banda em eventos políticos.

Já há alguns anos, o tecladista é uma figura próxima a Trump. Sua esposa, a pastora Paula White-Cain, atua como guru espiritual do ex-presidente americano. O músico usou a obra da banda durante eventos promocionais políticos em ocasiões distintas.

Em meio a tudo isso, o Journey seguiu em turnê. Em 2023, foi relatado que policiais de folga eram utilizados para proteger os camarins separados de ambos os músicos. No ano seguinte, o baterista Deen Castronovo relatou que os colegas fizeram as pazes, mas não demorou até que Cain processasse Schon novamente pela mesma razão de 2022. O único desfecho revelado do imbróglio foi Neal ter aceito um pedido de Jonathan para que a sociedade estabelecida entre eles contasse com uma terceira pessoa na função de moderadora.

Sobre o tecladista do Journey

Hoje com 75 anos, Jonathan Cain integra o Journey desde 1980, quando foi chamado para ocupar a vaga deixada pelo membro original Gregg Rollie. Desde então, assumiu papel de liderança junto a Neal Schon e ao vocalista Steve Perry, este último fora desde o fim dos anos 1990. O tecladista é coautor de alguns dos maiores hit da banda, como “Don’t Stop Believin’” e “Separate Ways (Worlds Apart)”, e criou sozinho o sucesso “Faithfully”, entre outras faixas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJonathan Cain realmente falou em “despedida” do Journey em entrevista
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades