Apesar de não anunciado entre as atrações, Sharon Osbourne confirmou ao jornal The Guardian em maio que o Soundgarden tocaria na despedida do Black Sabbath, ocorrida no festival Back to the Beginning. Sendo assim, criou-se a expectativa de que Kim Thayil (guitarra), Matt Cameron (bateria) e Ben Shepherd (baixo) se reuniriam com um cantor convidado para o evento, realizado no último dia 5 de julho, em Birmingham, na Inglaterra.
Depois do tributo para Taylor Hawkins, o site Visit Birmingham até deu a entender que Taylor Momsen, frontwoman do The Pretty Reckless, cantaria com os remanescentes na ocasião. Porém, no fim das contas, a apresentação nem mesmo aconteceu.
Nas redes sociais, fãs começaram a especular a razão para o cancelamento. Ainda mais porque, em junho, a empresária e esposa de Ozzy Osbourne afirmou que retirou uma banda do lineup por conflitos internos.
No caso, sabe-se que não foram o Judas Priest e AC/DC, que não puderam comparecer por outros compromissos, nem o Iron Maiden e Megadeth, cuja hipótese foi descartada tanto pela profissional, quanto por sua filha Kelly Osbourne. Por sua vez, o Mötley Crüe também disse ter recusado a proposta por questões de saúde.
Sendo assim, o perfil oficial do Soundgarden publicou uma nota esclarecendo a ausência. Segundo o texto, o motivo envolveu conflitos de agenda entre os membros.
Diz o comunicado:
“Parabéns ao Black Sabbath pela grandiosa despedida.
Obrigado por uma carreira incrível, que trouxe para nós e para seus fãs uma vida inteira de beleza, horror, amor, força, felicidade, melancolia e uma experiência marcante, pesada e ao mesmo tempo tocante, guiada tanto pela escuridão quanto pela esperança. Sua genialidade inspirou muitas bandas, músicos e compositores, mas a coroa será sempre de vocês.
Somos muito gratos a Tony, Ozzy, Geezer e Bill, além de Sharon Osbourne e do diretor musical Tom Morello, pela honra e pelo convite ao Soundgarden para participar do festival ‘Back to the Beginning’! Ficamos realmente chateados e lamentamos não ter conseguido conciliar nossas agendas individuais e coletivas para participar do evento. O carinho, o apoio e a força da equipe do Black Sabbath sempre foram uma fonte constante de incentivo ao longo da nossa trajetória.”
Vale destacar que há rumores de que o Soundgarden esteja planejando um retorno. Além do fato de que Cameron deixou o Pearl Jam no início de julho, em maio Thayil contou para a Rolling Stone que ainda existiam planos de finalizar o disco que estava em desenvolvimento antes da morte do saudoso vocalista Chris Cornell em maio de 2017:
“Nosso objetivo sempre foi concluir esse álbum. Provavelmente tenho TOC o suficiente para não querer deixar algo inacabado ou incompleto assim, então quanto mais pudermos cuidar da nossa obra e do nosso catálogo… acho que todos na banda pensam da mesma forma. Não quero cuidar apenas do que é meu, mas do trabalho coletivo e, nesse caso específico, do trabalho do Chris.”
Black Sabbath e Back to the Beginning
O último show do Black Sabbath com a formação original aconteceu no dia 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada.
De acordo com Tom Morello, responsável pela curadoria e direção musical, o evento deve ter arrecadado ao todo US$ 190 milhões — aproximadamente R$ 1,04 bilhão na cotação atual. Como divulgado, o valor será distribuído para três organizações diferentes:
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
O evento também contou com inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estiveram entre as atrações, além de convidados adicionais como Steven Tyler (Aerosmith), Ron Wood (Rolling Stones), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Yungblud, Jonathan Davis (Korn), Nuno Bettencourt (Extreme), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Travis Barker (Blink-182), Vernon Reid (Living Colour), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
