Ao longo da década de 1990, Layne Staley enfrentou um vício severo em heroína. O vocalista do Alice in Chains chegou a se inscrever em diversos programas de reabilitação na tentativa de superar a dependência, mas, mesmo assim, não conseguiu ficar limpo.
Diante da situação, vários colegas prestaram apoio. John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, e Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss, por exemplo, chegaram a conversar com o artista a respeito do problema.
À época, dois membros do Megadeth também se dispuseram a ajudá-lo: o vocalista e guitarrista Dave Mustaine e o baixista David Ellefson.
Para a estação de rádio 101 WRIF, Ellefson relembrou que ele e os companheiros de banda passaram a conviver com Staley durante a turnê conjunta “Clash of the Titans”, encabeçada ainda pelo Slayer e ocorrida entre 1990 e 1991. Inicialmente, o músico não fazia ideia da gravidade do vício do cantor, já que ele “parecia ótimo”.
Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o baixista contou:
“Eu me lembro que a turnê começou num anfiteatro chamado Starplex, em Dallas. Antes do primeiro show, todos nós nos reunimos. E me lembro de Layne Staley descendo do ônibus ou entrando no local, com o cabelo todo loiro, cortado bem curto e parecia ótimo. Falei que ele estava incrível e perguntei como foram as férias. E ele me respondeu: ‘ah, eu estava na reabilitação por causa de heroína’. Foi aí que comecei a entender mais profundamente a história do Alice in Chains e talvez de Seattle como um todo. Mas ele estava ótimo, cantando muito bem naquela turnê.”
Como ele e Mustaine estavam limpos, resolveram proporcionar um “espaço seguro” para o membro do Alice in Chains e acolher o colega, como explicou. No entanto, a iniciativa não foi suficiente:
“Eu e o Dave o convidamos para que ficasse com a gente. Dissemos: ‘olha, nós dois estamos limpos, e se você precisar de um lugar para escapar, um porto seguro, um espaço pra relaxar, você é bem-vindo pra ficar com a gente quando quiser’. E o Alice in Chains era uma banda jovem de rock fazendo o que bandas jovens fazem: bebendo, tocando e vivendo intensamente.”
Layne Staley e Alice in Chains
Layne Staley morreu com apenas 34 anos de idade, em 5 de abril de 2002, devido a uma overdose de heroína com cocaína. O cantor sofreu com o vício e a depressão por anos até perder a própria vida.
À época, o Alice in Chains, que estava em hiato, encerrou atividades de imediato. Porém, os integrantes remanescentes resolveram retomar os trabalhos em 2005, anunciando William DuVall para a vaga no ano seguinte.
Lançado em 24 de agosto de 2018, “Rainier Fog” é o sexto e mais recente disco de inéditas do Alice in Chains. Chegou ao 12º lugar na Billboard 200, além de ter entrado no Top 10 de seis paradas europeias. O título é uma homenagem ao Monte Rainier, estratovulcão que pode ser visto de qualquer parte da área metropolitana de Seattle.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
