...

Como os Dave Mustaine e Ellefson tentaram ajudar Layne Staley com o vício

Integrantes do Megadeth ficaram próximos do vocalista do Alice in Chains durante a turnê “Clash of the Titans” no início da década de 1990

Ao longo da década de 1990, Layne Staley enfrentou um vício severo em heroína. O vocalista do Alice in Chains chegou a se inscrever em diversos programas de reabilitação na tentativa de superar a dependência, mas, mesmo assim, não conseguiu ficar limpo.

Diante da situação, vários colegas prestaram apoio. John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, e Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss, por exemplo, chegaram a conversar com o artista a respeito do problema. 

- Advertisement -

À época, dois membros do Megadeth também se dispuseram a ajudá-lo: o vocalista e guitarrista Dave Mustaine e o baixista David Ellefson.

Para a estação de rádio 101 WRIF, Ellefson relembrou que ele e os companheiros de banda passaram a conviver com Staley durante a turnê conjunta “Clash of the Titans”, encabeçada ainda pelo Slayer e ocorrida entre 1990 e 1991. Inicialmente, o músico não fazia ideia da gravidade do vício do cantor, já que ele “parecia ótimo”.

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o baixista contou: 

“Eu me lembro que a turnê começou num anfiteatro chamado Starplex, em Dallas. Antes do primeiro show, todos nós nos reunimos. E me lembro de Layne Staley descendo do ônibus ou entrando no local, com o cabelo todo loiro, cortado bem curto e parecia ótimo. Falei que ele estava incrível e perguntei como foram as férias. E ele me respondeu: ‘ah, eu estava na reabilitação por causa de heroína’. Foi aí que comecei a entender mais profundamente a história do Alice in Chains e talvez de Seattle como um todo. Mas ele estava ótimo, cantando muito bem naquela turnê.”

Como ele e Mustaine estavam limpos, resolveram proporcionar um “espaço seguro” para o membro do Alice in Chains e acolher o colega, como explicou. No entanto, a iniciativa não foi suficiente:

“Eu e o Dave o convidamos para que ficasse com a gente. Dissemos: ‘olha, nós dois estamos limpos, e se você precisar de um lugar para escapar, um porto seguro, um espaço pra relaxar, você é bem-vindo pra ficar com a gente quando quiser’. E o Alice in Chains era uma banda jovem de rock fazendo o que bandas jovens fazem: bebendo, tocando e vivendo intensamente.”

Layne Staley e Alice in Chains

Layne Staley morreu com apenas 34 anos de idade, em 5 de abril de 2002, devido a uma overdose de heroína com cocaína. O cantor sofreu com o vício e a depressão por anos até perder a própria vida.

À época, o Alice in Chains, que estava em hiato, encerrou atividades de imediato. Porém, os integrantes remanescentes resolveram retomar os trabalhos em 2005, anunciando William DuVall para a vaga no ano seguinte.

Lançado em 24 de agosto de 2018, “Rainier Fog” é o sexto e mais recente disco de inéditas do Alice in Chains. Chegou ao 12º lugar na Billboard 200, além de ter entrado no Top 10 de seis paradas europeias. O título é uma homenagem ao Monte Rainier, estratovulcão que pode ser visto de qualquer parte da área metropolitana de Seattle.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo os Dave Mustaine e Ellefson tentaram ajudar Layne Staley com o...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades