The Exploited passou por um problema durante a apresentação realizada no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no último sábado (10), como parte de sua turnê de despedida. Enquanto a banda tocava, o vocalista Wattie Buchan vomitou sangue em pleno palco e, apesar de ter continuado com a performance, precisou de atendimento médico posterior devido à seriedade da condição.
Como relatado pelo Confere Rock, na terceira música, “Dogs of War”, o cantor de 67 anos começou a passar mal. Rapidamente, um roadie apareceu para ajudá-lo a limpar o chão, enquanto voltava a cantar normalmente. No entanto, o mal-estar persistiu ao longo do set, forçando-o a se ausentar do palco por alguns minutos.
Por meio das redes sociais, Wattie publicou um vídeo a respeito do assunto. No registro, descreveu a apresentação como “ótima”, mas afirmou que estava “muito doente” e que precisava de um tempo para descansar.
O vocalista até viajou para São Paulo, onde deveria performar com a banda no último domingo (11), no Carioca Club, no Upfront Festival. Contudo, minutos antes da performance, um vídeo gravado pelo próprio Wattie e exibido nos telões comunicou a sua ausência. Com o diagnóstico de infecção pulmonar e hospitalizado, ele explicou:
“Cheguei em São Paulo, mas infelizmente não posso fazer o show hoje à noite. Estou com uma infecção pulmonar. Na última noite no Rio, eu fui contra as recomendações médicas e vomitei muito sangue. E eu recebi novas recomendações de que não posso cantar hoje, eu tenho chances de morrer. Então estou com medo de dizer que não posso fazer esse show essa noite. Eu viajei de tão longe, para tocar para vocês e eu não posso fazer isso, estou bem chateado que não poderei estar aí. Os caras da banda estarão aí.”
Escalados na programação do evento, Callum Graham, vocalista do The Chisel, e João Gordo, frontman do Ratos de Porão, substituíram o cantor em esquema de revezamento, com Irish Rob (baixo), Steve Campbell (guitarra) e Gary Gman Sullivan (bateria) assumindo a performance sozinhos em certos momentos. Veja abaixo:
Vale destacar que o The Exploited já não havia realizado o show com o integrante no Mister Rock, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (9). De acordo com nota divulgada pela agência Sob Controle, o motivo para o cancelamento foi justamente a saúde de seu líder.
Em 2014, Wattie Buchan sofreu um infarto durante apresentação em Lisboa, Portugal. Já em dezembro de 2022, desmaiou no palco durante show em Bogotá, Colômbia.
Recentemente, a banda ainda precisou cancelar shows na América do Norte e na Europa. De início, os médicos suspeitavam que o artista tivesse um câncer, mas descartaram a possibilidade após exames.
Além do Brasil, a rota da etapa sul-americana da turnê incluiu shows em Chile, Argentina e Uruguai. Anteriormente, por meio das redes sociais, Buchan declarou que a “despedida” dos palcos acontecerá apenas em locais mais distantes ao Reino Unido. Isso porque, nos últimos tempos, o próprio demonstrou estar com a saúde debilitada, o que dificulta viagens longas.
The Exploited no Brasil
Antes de 2025, a passagem mais recente do The Exploited pelo Brasil havia ocorrido em dezembro de 2022. À época, Limeira, São Paulo e Curitiba receberam o grupo. Também vieram ao país em 2019, 2013, 2009, 2003, 2000 e 1993, segundo o Setlist.fm.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.