Robert Fripp sofreu um ataque cardíaco no início do mês. Aos 78 anos de idade, o guitarrista do King Crimson voava para Bérgamo, na Itália, para participar de um evento da Orchestra of Crafty Guitarists no último dia 2 de maio, quando descobriu o problema e passou por duas cirurgias de emergência.
Em vídeo publicado ao lado da esposa Toyah Willcox no YouTube no último domingo (11), o artista detalhou o ocorrido. Conforme transcrição do NME, ele contou que, durante a mencionada viagem, sentiu “dores no peito que pensou serem refluxo”. Ao consultar um médico no local, depois de realizar exames, acabou internado na UTI, realizando posteriormente os procedimentos.
Segundo o músico, o diagnóstico foi de uma artéria trifurcada — que se divide em três ramos em vez de dois. Por isso, durante as cirurgias, foram colocados pequenos tubos chamados stents para manter os vasos abertos e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.
Agora, diante da condição, Fripp precisará ficar em repouso por um período de seis a oito semanas. Assim, ele e a companheira resolveram diminuir o ritmo, mas prometeram continuar com a série de vídeos Sunday Lunch — iniciativa na qual, desde o início da pandemia, realizam covers de diversos gêneros musicais de maneira bem-humorada.
Uma versão de “Heroes”, clássico de David Bowie originalmente gravado pelo próprio Fripp, foi republicada no canal. Assista abaixo:
Robert Fripp atualmente
Ao que parece, o King Crimson terminou a última turnê de sua carreira em dezembro de 2021. Conversando com a Rolling Stone à época, Robert Fripp deu a trajetória da banda como encerrada, afirmando:
“Não há mais nenhum plano para a banda. Precisamos encarar a realidade da idade das pessoas envolvidas. Dois de nós já estão com 76, em breve serão três. Viajar por 8 semanas, fazendo apresentações de três horas e meia a esta altura é uma demanda complicada. Levo 6 meses para me preparar. É como um atleta. As peças de guitarra do King Crimson para mim são as Olimpíadas de tocar guitarra. Realizar as proezas que eu fazia 40 ou 50 anos atrás é desgastante.”
Para além do grupo, o guitarrista chamou atenção nas redes sociais nos últimos anos pela série de covers realizada com a esposa Toyah Wilcox no YouTube. Iniciado na pandemia, o projeto ganhou o nome de Sunday Lunch e até mesmo transformou-se em shows no ano passado. No último mês de dezembro, o casal realizou a série de apresentações “Christmas Party 2024 Tour” no Reino Unido.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.