Ninguém é imune a virar um meme, até mesmo uma lenda cult do metal. Bobby Liebling é o frontman do grupo Pentagram, pioneiro do gênero e creditado por alguns como inventores do doom.
Entretanto, sua fama atual se deve a um vídeo seu durante um show se tornar viral. A figura de um homem idoso com um pé apoiado no monitor enquanto encara a plateia e seus cabelos brancos voam ao vento foi prato cheio para a internet, que logo o transformou em um meme.
Em entrevista ao canal Altars of Metal (transcrição via Ultimate Guitar), Liebling comentou sobre a situação. Ele disse:
“A coisa toda me deixou perturbado de início. Foi bem estranho. Sempre sonhei em algum dia ter um post no Instagram ou Facebook ser viral. E foi tipo… Jesus, uau… Cuidado com o que você deseja, porque estourou muito mais rápido que eu esperava. Mas foi legal demais, sabe? É bem divertido, apesar de tudo, tocar música por meio século e ficar famoso por ser uma piada.”
Ele continuou, apontando como virar um meme renovou interesse público no Pentagram:
“O perfil da banda aumentou imediatamente, porque é óbvio que iria. Fomos parados por seguranças de aeroporto, pilotos saindo do cockpit pra dar oi, mães com grupos de crianças vindo falar com a gente. É bem louco. Não sabia como reagir, e meio que ainda não sei, porque todo lugar que vamos tem alguém perguntando: ‘você não é aquele cara?’.”
Apesar desse aumento de notoriedade, a banda não viu um aumento em vendas de ingressos para sua turnê atual. Isso porque, segundo Liebling, os shows já estavam esgotados antes mesmo da fama viral surgir. O que mudou foi: ele precisou de escolta policial para sair dos locais de show.
“Quando aconteceu, já estávamos em turnê, então as vendas não aumentaram muito nem nada porque os ingressos estavam esgotados, quando fizemos a turnê pela Costa Oeste. E depois a turnê pela América do Sul, que também teve ingressos esgotados. Não sei como isso realmente aumentou a situação do público, mas sei da ‘aparente popularidade’ — e Deus sabe por quê —, foi às alturas. Foi uma viagem. As pessoas se esforçavam, tentando passar pela multidão. E você tinha escolta policial te cercando para chegar até uma van quando saía de um show. Foi uma loucura, cara. Ainda é.”
Um exemplo se deu durante o show realizado em São Paulo, em março último, como parte de uma breve turnê pela América do Sul. Clique aqui para ler cobertura.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.