Os Ramones viraram uma das maiores referências do punk mundial. Formada em 1974, a banda revolucionou a história do rock e virou parte da cultura pop, tanto pela obra quanto pela estética marcante. Sendo assim, o grupo influenciou muitos que vieram depois, incluindo o Green Day, como já destacado pelo vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong.
Contudo, Billy Corgan, fã assumido dos Ramones, acredita que o Green Day conseguiu atingir um patamar ainda maior de fama. E há um motivo para isso.
Durante entrevista à Rolling Stone, o vocalista e guitarrista do Smashing Pumpkins mencionou que chegou à conclusão após a banda responsável pelo disco “American Idiot” (2004) receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood no início deste mês de maio. Ele explicou:
“Estava assistindo à cerimônia em que o Green Day recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e eles definitivamente merecem. Comecei a ter certas lembranças e pensei: ‘uau, conheço esses caras há mais de 30 anos, acabamos de fazer uma turnê juntos e, meu Deus, eles são maiores que os Ramones’.”
Então, Corgan estabeleceu diretamente a comparação. E afirmou que o Green Day tem “influência”, “alcance” e “sucesso” maiores, por mérito próprio:
“No mundo em que cresci, os Ramones ocupavam o primeiro lugar. E, de certa forma, sempre ocuparão, porque foram os primeiros. Mas aí percebi: ‘Meu Deus, o Green Day realmente conseguiu, eles são maiores que os Ramones. A influência deles é maior, o alcance é maior e com certeza o sucesso também’. E isso é todo mérito deles. Cheguei tarde nessa constatação, aos 58 anos. E mesmo conhecendo, acompanhando, ouvindo e competindo com eles, até eu tenho que admitir: ‘uau, eles conseguiram’.”
Billy Corgan e Green Day
Não é a primeira vez que Billy Corgan enaltece os colegas de profissão. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Instagram em 2018 (via TMDQA), o vocalista e guitarrista do Smashing Pumpkins opinou que Billie Joe Armstrong “está no topo com os maiores” e ressaltou o impacto cultural de “American Idiot”.
Além disso, ambas as bandas têm uma relação de longa data. Ao mencionar a recente turnê “The Saviors”, na qual excursionaram juntos, Corgan relembrou para a People:
“O mais louco é que tocamos pela primeira vez com o Green Day em 1994, no Lollapalooza. Eles não estavam começando exatamente, mas estavam começando a ficar conhecidos, e eram um pouco mais jovens do que nós. E aqui estamos, cerca de 30 anos depois. Eles obviamente tiveram um sucesso incrível, e compartilhar esse sucesso conosco, além de dividir o palco com a gente, tem sido ótimo e muito divertido.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Ramones nunca tiveram o reconhecimento merecido. Mas, só porque uns Garotos estao fazendo sucesso agora sao maiores que eles?! Reflexão tosca, sem sentido. Ramones tem uma obra imensa, uma influência incomparável