O Ghost utilizou de inúmeras referências para o mais recente disco “Skeletá”. Ao longo de entrevistas, o líder Tobias Forge mencionou a influência de bandas como Scorpions e Boston, além de inspirações evidentes vindas de nomes como Journey e Iron Maiden. Porém, dentre tantos modelos, dois álbuns em específico foram determinantes para orientar a banda durante o processo de composição.
Apesar de não ter sido necessariamente a intenção, o cantor reconheceu à Rolling Stone Brasil que a sonoridade acabou voltada à década de 1980. E não é à toa: recentemente, o artista explicou que “Fire of Unknown Origin” (1981), do Blue Öyster Cult, e “Abominog” (1982), do Uriah Heep, exerceram grande importância em “Skeletá” e “guiaram” o material.
Para a Kerrang, Forge destacou:
“Como referência, usei dois álbuns que saíram no começo dos anos 1980, por volta da época em que nasci: ‘Fire of Unknown Origin’, do Blue Öyster Cult, e ‘Abominog’, do Uriah Heep. Naquela época, as duas bandas já tinham uma carreira longa e, no início dos anos 80, eram vistos como caras mais velhos. Eles começaram a pensar: ‘bom, a garotada está curtindo esses teclados esquisitos, vamos tentar usar isso, talvez até usar uma bateria eletrônica’. Soa como o futuro. E era isso que eu queria capturar [no‘Skeletá’]. Não esse futuro de merd@ em que vivemos hoje, mas a ideia de futuro que se tinha nos anos 80.”
No passado, Tobias também colocou tais bandas entre as suas favoritas. À Loudwire em 2019 (via Ultimate Guitar), ao pontuar a influência direta do Uriah Heep na faixa “Square Hammer”, sucesso presente no EP “Popestar” (2016), o frontman deixou claro:
“Se tem algo que ouvi muito mais do que Blue Öyster Cult, é Uriah Heep, e é só ouvir ‘Return to Fantasy’ (1975) ou ‘Look at Yourself’ (1971) que você vai perceber: ‘isso é Ghost’.”
Ghost e “Skeletá”
O Ghost lançou recentemente o seu sexto álbum de estúdio. Com 10 faixas, “Skeletá” chegou a público no dia 25 de abril por meio da Loma Vista Recordings. Uma resenha escrita por Igor Miranda pode ser lida na Rolling Stone Brasil.
Divulgando o material, que marca a estreia do Papa V Perpetua, a banda iniciou a “Skeletour” no último dia 15 de abril. Até o momento, a série de apresentações tem datas marcadas na Europa e na América do Norte entre abril e setembro. Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o líder Tobias Forge adiantou que o Ghost deve colocar a América do Sul em sua agenda do ano que vem.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.