A relação entre Sammy Hagar e Alex Van Halen vai de mal a pior — se é que dá para dizer que existe. Entre as várias farpas trocadas nos últimos anos, o Red Rocker mandou um recado ao baterista e irmão do falecido Eddie Van Halen.
Em entrevista à Rolling Stone, Hagar comentou a mágoa que acredita que o baterista tem em relação a ele. Alex concluiu a história de sua autobiografia “Brothers” (2024) em 1984, deixando de fora toda a fase “Van Hagar”, o que incomodou o cantor e guitarrista.
Sammy acredita que o ex-colega fez isso motivado por inveja. Ele disse:
“Eu acho que Al está bravo porque estou fazendo isso (shows), Mike (Anthony, ex-baixista do Van Halen) e eu estamos fazendo isso e ele não consegue. Ele não é cantor. Ele não é guitarrista. Ele não é um líder de banda. E parece que ele não quer tocar bateria ou não consegue tocar bateria mais, não pode compor um novo disco. Alex não era o compositor da banda. Ele era o baterista. Eddie e eu compomos as músicas. Dave (David Lee Roth, ex-vocalista) e Eddie compuseram as músicas, então podemos sair e tocá-las. E eu acho que isso realmente o incomoda, que eu e Mike ainda estejamos por aí fazendo isso. Eu me sentiria mal. Se eu me colocasse em seu lugar, me sentiria terrível se não pudesse mais fazer isso. Mas sou o cara mais feliz de todos eles. Isso irrita as pessoas por si. Ser muito feliz: as pessoas não gostam disso.”
Ao ser lembrado pelo entrevistador Andy Greene que Alex Van Halen tem seus motivos para ter mágoas, Hagar concordou e mandou um recado ao ex-colega de banda. Ele afirmou:
“Sim, eu diria que sim. E estou ok com isso. Al, você está bem. Apenas me deixe em paz. Eu te deixo em paz. Está tudo bem. A propósito, estou gerando dinheiro para você, Al. Estou por aí vendendo discos do Van Halen e mantendo o nome vivo, mantendo a música viva.”
A treta dos livros
O problema maior entre os dois músicos começou com outra biografia, desta vez “Red: Minha vida no rock sem censuras” (2021), de Sammy Hagar. Lá o frontman descreveu Eddie Van Halen em 2004 como alguém “desleixado, assustadoramente magro e bebendo vinho direto da garrafa”, entre outros detalhes de uma fase ruim da vida do guitarrista.
Alex não gostou nada da descrição que seu irmão, já falecido, recebeu no livro. Em entrevista recente ao jornal The Guardian, o baterista questionou Hagar:
“Você realmente tem tanto ciúme do Ed? Você realmente tem tanto medo dele? Quando as pessoas se sentem dessa maneira, é assim que elas agem, tentando diminuir alguém.”
Sammy já declarou em mais de uma oportunidade que se arrependeu da descrição, mas ao mesmo tempo, afirma que não se trata de uma mentira. Já sobre não aparecer na biografia dos irmãos Van Halen, Hagar disse no Instagram (via Loudwire), respondendo ao comentário de um fã:
“O Van Halen poderia ter [terminado com a saída de David Lee Roth], cara, mas em vez disso nós vendemos mais de 50 milhões de discos com álbuns nº 1 nas paradas e esgotamos todos os estádios do mundo por uma década inteira. Isso nunca mais aconteceu. Alex não está fazendo justiça ao legado musical de seu irmão ao não reconhecer todos os álbuns nº 1 e algumas ótimas músicas que Eddie e eu – não Alex – compusemos juntos. Não reconhecer [aqueles] 10 anos de música é uma blasfêmia à musicalidade, composição e legado de seu irmão.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.