...

Casas cancelam shows do Ira! no Sul após Nasi criticar bolsonaristas no palco

Comunicado informa que quatro apresentações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul deixarão de acontecer devido a episódio em Contagem (MG)

Uma nota compartilhada por casas de eventos no Sul informa que quatro shows do Ira! na região foram cancelados. As apresentações seriam em Jaraguá do Sul (Teatro Scar – 30/04), Blumenau (Teatro Michelangelo – 01/05), Caxias do Sul (All Need Master Hall – 02/05) e Pelotas (Theatro Guarany – 03/05).

­

- Advertisement -

O motivo está na postura de Nasi durante evento em Contagem (MG), no fim do último mês. O vocalista pediu que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro saíssem da plateia e parassem de acompanhar a banda após vaias por ele ter gritado “sem anistia”, em referência aos presos nos ataques de 8 de janeiro.

Páginas no Instagram de três dos quatro locais se manifestaram — exceção feita ao Theatro Guarany — com a divulgação de um mesmo comunicado, assinado pela 3LM Entretenimento, que confirma a veracidade da informação. Teatro Scar e Teatro Michelangelo fizeram o anúncio por meio de post no Feed, enquanto All Need Master Hall divulgou a informação pelos Stories.

O texto, transcrito pelo site IgorMiranda.com.br, afirma:

“Informamos que devido aos últimos acontecimentos envolvendo a banda Ira!, não temos outra alternativa a não ser os cancelamentos dos shows nas cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas. Recebemos inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos, desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas até as datas dos shows.

Lamentamos o ocorrido, somos uma produtora com mais de 30 anos de mercado e nosso principal patrimônio é o público, e este deve ser muito bem tratado por nós produtores e pelos artistas, que deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos.

A quem adquiriu os ingressos antecipadamente, os valores serão automaticamente restituídos, conforme as formas de pagamentos realizadas, diretamente pelo sistema de ingressos no prazo de até 30 dias. 3LM Entretenimento / Zig Tickets.”

Em nota à parte, o Teatro Michelangelo afirmou:

“Respeito é um sentimento positivo que se caracteriza por considerar as qualidades de alguém ou algo, cultivando a empatia. Alteridade consiste em reconhecer que as pessoas e culturas são diferentes; elas são diversas e têm suas próprias maneiras de pensar e agir. Uma pessoa altruísta é aquela que pensa no outro antes de pensar em si. É ética ao considerar esse interesse pelo próximo como um princípio fundamental da moralidade.

Não nos importa sua crença religiosa, sua afinidade política, seu gênero, raça ou cor. Importa-nos, isso sim, que se divirtam e usem este espaço da forma que quiserem sendo sempre melhores do que entraram.

Aqui dentro queremos trocas de energia na estratosfera entre artistas e público, queremos rostos felizes na saída, tanto de público quanto artistas. Antes, durante e após, aqui dentro queremos respeito, alteridade e altruísmo! Gratidão pela compreensão disto, hoje e sempre!”

Relembre o ocorrido

O vocalista Nasi pediu a saída de algumas pessoas na plateia de um show do Ira! na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Depois de se manifestar contra a anistia dos acusados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, o cantor recebeu vaias — e convidou esta parte do público a se retirar de forma definitiva das apresentações da banda.

O evento ocorreu no rooftop do Shopping do Avião, no último dia 29 de março. As bandas Cash e M8 fizeram a abertura do evento antes que Nasi (vocal), Edgard Scandurra (guitarra), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (baixo, violão e teclados) subissem ao palco, trazendo seu show “plugado”, com o título de Ira! Elétrico.

Em determinado momento, Nasi deu um grito de “sem anistia!”, frase usada por aqueles que defendem a condenação das pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro, bem como da investigada tentativa de golpe de Estado por oficiais das Forças Armadas e integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro no fim de 2022. Alguns dos presentes vaiaram, levando o vocalista, conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, a proferir o seguinte:

“Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço.”

Confira um vídeo do momento:

Nasi e os “roqueiros de direita”

Não é a primeira vez que Nasi se manifesta contra pessoas que se identificam com a extrema-direita, especialmente entre os fãs e músicos de rock. Ao Estadão, em 2024, o vocalista afirmou, quando questionado sobre nomes como Lobão e Roger Moreira (Ultraje a Rigor), que se alinharam a Bolsonaro em algum momento:

“Ouvi coisas abomináveis, mas cada um é dono da sua própria biografia. Eles são minoria. Os roqueiros da minha geração são caras de centro-esquerda, no mínimo, e de uma visão humanista.”

Nasi já havia mostrado o mesmo ponto de vista no passado. Conversando com a Central Única dos Trabalhadores em agosto de 2023, ele descreveu o conservadorismo propagado por alguns roqueiros como decepcionante:

“Vejo com muita tristeza, mas não fico julgando biografia alheia. A história já está contando a verdade sobre como foram esses anos terríveis e como estivemos próximos de um rompimento democrático, uma ditadura. Fardada, inclusive. Foi muito triste e espero que o Brasil caminhe na direção oposta, como já está fazendo. Foi por pouco, mas conseguimos realinhar o Brasil com a democracia e a justiça.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCasas cancelam shows do Ira! no Sul após Nasi criticar bolsonaristas no...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nasi está absolutamente certo. Tenho vergonha por ter conterrâneos tão burros e produtoras cagonas por aqui. Vão pro pros shows do Roger Moreira e deixem todos que entendem as letras do IRA! curtir o show da banda…Aconteceu o mesmo com Roger Water e Pink Floyd. Cambada de ignorantes, nunca entenderam nada do que passaram décadas cantando. Que vão procurar a sua turma e nos deixem em paz, longe do orgulho de ser ignorante.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades