Uma nota compartilhada por casas de eventos no Sul informa que quatro shows do Ira! na região foram cancelados. As apresentações seriam em Jaraguá do Sul (Teatro Scar – 30/04), Blumenau (Teatro Michelangelo – 01/05), Caxias do Sul (All Need Master Hall – 02/05) e Pelotas (Theatro Guarany – 03/05).
O motivo está na postura de Nasi durante evento em Contagem (MG), no fim do último mês. O vocalista pediu que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro saíssem da plateia e parassem de acompanhar a banda após vaias por ele ter gritado “sem anistia”, em referência aos presos nos ataques de 8 de janeiro.
Páginas no Instagram de três dos quatro locais se manifestaram — exceção feita ao Theatro Guarany — com a divulgação de um mesmo comunicado, assinado pela 3LM Entretenimento, que confirma a veracidade da informação. Teatro Scar e Teatro Michelangelo fizeram o anúncio por meio de post no Feed, enquanto All Need Master Hall divulgou a informação pelos Stories.
O texto, transcrito pelo site IgorMiranda.com.br, afirma:
“Informamos que devido aos últimos acontecimentos envolvendo a banda Ira!, não temos outra alternativa a não ser os cancelamentos dos shows nas cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas. Recebemos inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos, desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas até as datas dos shows.
Lamentamos o ocorrido, somos uma produtora com mais de 30 anos de mercado e nosso principal patrimônio é o público, e este deve ser muito bem tratado por nós produtores e pelos artistas, que deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos.
A quem adquiriu os ingressos antecipadamente, os valores serão automaticamente restituídos, conforme as formas de pagamentos realizadas, diretamente pelo sistema de ingressos no prazo de até 30 dias. 3LM Entretenimento / Zig Tickets.”
Em nota à parte, o Teatro Michelangelo afirmou:
“Respeito é um sentimento positivo que se caracteriza por considerar as qualidades de alguém ou algo, cultivando a empatia. Alteridade consiste em reconhecer que as pessoas e culturas são diferentes; elas são diversas e têm suas próprias maneiras de pensar e agir. Uma pessoa altruísta é aquela que pensa no outro antes de pensar em si. É ética ao considerar esse interesse pelo próximo como um princípio fundamental da moralidade.
Não nos importa sua crença religiosa, sua afinidade política, seu gênero, raça ou cor. Importa-nos, isso sim, que se divirtam e usem este espaço da forma que quiserem sendo sempre melhores do que entraram.
Aqui dentro queremos trocas de energia na estratosfera entre artistas e público, queremos rostos felizes na saída, tanto de público quanto artistas. Antes, durante e após, aqui dentro queremos respeito, alteridade e altruísmo! Gratidão pela compreensão disto, hoje e sempre!”
Relembre o ocorrido
O vocalista Nasi pediu a saída de algumas pessoas na plateia de um show do Ira! na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Depois de se manifestar contra a anistia dos acusados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, o cantor recebeu vaias — e convidou esta parte do público a se retirar de forma definitiva das apresentações da banda.
O evento ocorreu no rooftop do Shopping do Avião, no último dia 29 de março. As bandas Cash e M8 fizeram a abertura do evento antes que Nasi (vocal), Edgard Scandurra (guitarra), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (baixo, violão e teclados) subissem ao palco, trazendo seu show “plugado”, com o título de Ira! Elétrico.
Em determinado momento, Nasi deu um grito de “sem anistia!”, frase usada por aqueles que defendem a condenação das pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro, bem como da investigada tentativa de golpe de Estado por oficiais das Forças Armadas e integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro no fim de 2022. Alguns dos presentes vaiaram, levando o vocalista, conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, a proferir o seguinte:
“Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço.”
Confira um vídeo do momento:
Nasi e os “roqueiros de direita”
Não é a primeira vez que Nasi se manifesta contra pessoas que se identificam com a extrema-direita, especialmente entre os fãs e músicos de rock. Ao Estadão, em 2024, o vocalista afirmou, quando questionado sobre nomes como Lobão e Roger Moreira (Ultraje a Rigor), que se alinharam a Bolsonaro em algum momento:
“Ouvi coisas abomináveis, mas cada um é dono da sua própria biografia. Eles são minoria. Os roqueiros da minha geração são caras de centro-esquerda, no mínimo, e de uma visão humanista.”
Nasi já havia mostrado o mesmo ponto de vista no passado. Conversando com a Central Única dos Trabalhadores em agosto de 2023, ele descreveu o conservadorismo propagado por alguns roqueiros como decepcionante:
“Vejo com muita tristeza, mas não fico julgando biografia alheia. A história já está contando a verdade sobre como foram esses anos terríveis e como estivemos próximos de um rompimento democrático, uma ditadura. Fardada, inclusive. Foi muito triste e espero que o Brasil caminhe na direção oposta, como já está fazendo. Foi por pouco, mas conseguimos realinhar o Brasil com a democracia e a justiça.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Nasi está absolutamente certo. Tenho vergonha por ter conterrâneos tão burros e produtoras cagonas por aqui. Vão pro pros shows do Roger Moreira e deixem todos que entendem as letras do IRA! curtir o show da banda…Aconteceu o mesmo com Roger Water e Pink Floyd. Cambada de ignorantes, nunca entenderam nada do que passaram décadas cantando. Que vão procurar a sua turma e nos deixem em paz, longe do orgulho de ser ignorante.
Blumenau e Jaraguá só tem facho, nenhuma surpresa