Alan Niven trabalhou como empresário do Guns N’ Roses no auge da banda. Entre 1986 e 1991, período que abrangeu o lançamento de discos como “Appetite for Destruction” (1987) e “G N’ R Lies” (1988), o profissional acompanhou de perto os músicos.
Segundo o próprio, era complicado à época dialogar com os integrantes a respeito de questões envolvendo negócios. Um único membro em específico parecia confiável o suficiente.
Durante participação no podcast Appetite for Distortion, Alan afirmou que só podia abordar o assunto com o guitarrista Izzy Stradlin, com quem voltou a colaborar no futuro. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o empresário contou:
“No que diz respeito a contar com um membro da banda para meio que falar sobre os negócios e lidar com a parte empresarial, a única pessoa em quem eu podia confiar consistentemente era o Izzy. O Duff [McKagan] vivia bêbado e não estava ligado ao lado empresarial, o Slash era o Slash, e especialmente quando mais jovem, ele realmente era o Slash. Dá pra imaginar as merd@s em que ele se metia. O Steven [Adler] não tinha nada a contribuir em termos de negócios, e o Axl [Rose] geralmente estava trancado em alguma de suas casas, reclamando e se lamentando por alguma coisa. A única pessoa com quem eu podia contar pra conversar era o Izzy.”
Ao Vinyl Writer Music em 2022, Alan ainda foi além. Na ocasião, atribuiu grande parte do sucesso do GN’R ao guitarrista sob a seguinte justificativa:
“Na minha visão, a banda era dele – ele tinha aquele jeito tranquilo e a linguagem de rua autêntica. Soma isso à sincopação da mão direita dele no ritmo, e você tem ali a personificação do rock ‘n’ roll. Ele sempre foi o cara que estava disponível pra conversar, pra discutir as coisas. O Axl era isolado. O Slash e o Duff estavam quase sempre chapados.”
Izzy deixou o Guns N’ Roses ainda em 1991. Após sua saída, engatou uma produtiva carreira solo, lançando diversos álbuns nas décadas de 1990 e 2000. Em 2015, recusou o convite para integrar a reunião da formação clássica da banda. Atualmente, está afastado dos holofotes.
Alan Niven e a demissão do Guns N’ Roses
De acordo com registros oficiais, Alan Niven acabou demitido após Axl Rose se recusar a completar os álbuns “Use Your Illusion” enquanto ele não fosse mandado embora. Apesar de todos os outros membros da banda terem discordado, a decisão foi tomada pelo vocalista de forma irrevogável.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.