...

Serj Tankian também tem ideias conservadoras, diz John Dolmayan

Baterista do System of a Down diz que cantor — e cunhado — passou a compreender dificuldades de se ter um pequeno negócio nos Estados Unidos

Nos últimos anos, tem ficado clara a diferença de opiniões entre os integrantes do System of a Down em relação a política. Por um lado, o vocalista Serj Tankian representa a faceta mais progressista da banda. Todavia, o conservador baterista John Dolmayan afirma categoricamente que as coisas não são bem assim em relação ao cantor — que também é seu cunhado.

Em entrevista para Lilian Tahmasian (via Blabbermouth), youtuber australiana também de origem armênia, Dolmayan falou bastante a respeito das posições políticas do grupo e enfatizou seu ponto de vista. O baterista diz que Serj, por mais progressista que seja, também tem suas opiniões mais conservadoras — especialmente depois que abriu um pequeno negócio.

- Advertisement -

John afirma:

“Com Serj, ele é muito progressista. Mas ele tem algumas ideias conservadoras também. E eu acho que agora, que ele está comandando um negócio, ele está entendendo o quão difícil isso é e como a fiscalização fere esses pequenos negócios.”

O baterista ainda criticou o sistema de impostos da Califórnia, estado onde o System of a Down opera. Para ele, o problema está nas taxas e nas grandes corporações, com ambos prejudicando os pequenos empreendedores e produtores.

“A Califórnia não gosta dos pequenos negócios. Eles querem esmagar os pequenos negócios. Eles querem que você dependa fortemente das corporações e do governo. Mas eu tenho uma notícia para você: as corporações só vão ficar aqui até não ser mais lucrativo. Quando não for mais lucrativo, elas vão embora. Não importa o que te digam, elas estão nessa pelos dólares no fim do dia.”

A política no System of a Down

Com letras que condenam o genocídio sofrido pelo povo armênio — até hoje não reconhecido por alguns países —, o System of a Down tem na política um de seus temas centrais.Todavia, segundo John Dolmayan, essa não é a única coisa que importa sobre a banda. Ele diz que Serj Tankian é o responsável por falar muito sobre o assunto e, especialmente, suas próprias opiniões.

“Com Serj, era como, bem, nós não queremos que isso (política) seja a única coisa, porque não sentimos que esse é o único elemento do System of a Down. É uma parte grande da banda. Justiça é grande parte disso. Justiça não tem política. É sobre ser justo ou injusto. Não tem afiliação política. É ou não é. Tem muita coisa envolvida – moralidade. Então só não queremos que esse seja o único ponto focal. E Serj passava muito tempo falando sobre coisas de política no palco.”

Ainda assim, o baterista não se incomoda. Para ele, é ótimo que o colega se expresse, especialmente de forma passional. Trata-se apenas de uma questão de foco.

“Agora, pessoalmente, eu adoro isso. Quanto mais louco ele fica e entra naquilo, eu acredito que qualquer coisa mostrada de forma passional vale a pena ser ouvida – mesmo que eu discorde completamente disso. Se você realmente é passional sobre isso, eu quero saber o que você pensa. Então eu gosto dessa parte. Mas o resto da banda, e eu também, sentimos que era muito do nosso foco.”

Relação de John Dolmayan com Serj Tankian

Como mencionado, Serj Tankian tem opiniões totalmente contrárias às do colega de banda e cunhado John Dolmayan – o que o próprio descreveu como “frustrante” à Forbes. Mas, de acordo com o baterista, isso não é necessariamente um problema, já que ambos conseguem manter conversas civilizadas e conviver pacificamente, como contou no Instagram em 2020 (via Spin).

“Vocês ficariam surpresos com o quão civilizadas são nossas conversas na banda, especialmente entre mim e Serj, que parecemos ter opiniões muito divergentes sobre as coisas. Tenho muito respeito por Serj e suas opiniões, embora não concorde com a maioria delas atualmente. E tudo bem. Expandimos os horizontes uns dos outros. Gosto de pensar que ele aprende comigo e eu aprendo com ele.”

Por sua vez, em entrevista a Lucas Brêda para a Folha de S.Paulo, o cantor afirmou que, apesar das diferenças de opinião, segue bem próximo do colega de banda. Ele declarou:

“Amo John, é um dos meus amigos mais próximos. Nos vemos de dois em dois dias, nos ligamos diariamente. Tivemos nossas divergências sobre política americana no passado, e não sei o que ele pensa hoje. Mas nos amamos e respeitamos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSerj Tankian também tem ideias conservadoras, diz John Dolmayan
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades