...

Pete Townshend ameaça usar IA se fãs não pararem de pedir hits do The Who

Músico brincou que certa parcela do público não se incomodaria com a tecnologia contanto que haja canções como as de antigamente

O guitarrista e líder do The Who, Pete Townshend, tem vários interesses além de sua banda. Porém, certos fãs só querem saber do grupo em sua fase clássica — e isso faz o músico considerar métodos drásticos para satisfazer essa parcela.

Em entrevista ao jornal The Times (via Guitar World), Townshend expressou sua frustração com o público somente interessado nos hits do The Who. Ele disse:

- Advertisement -

“É uma irritação enorme aos fãs do The Who que eu não me atenha ao catálogo antigo e siga dessa forma até morrer.”

Townshend até brincou que se usasse inteligência artificial para compor como antigamente, essa parcela do público sequer iria reclamar. Ele falou:

“Se eu pedisse para IA: ‘crie um bando de músicas do Pete Townshend como ele costumava compor em 1973’, muitos fãs do Who ficariam satisfeitos.”

O músico hoje em dia se dedica a várias empreitadas diferentes. Ele tem um centro de aprendizado criativo na University of West London, montou um balé inspirado no álbum “Quadrophenia”, além de sua carreira solo. Tudo isso ocorre entre turnês do The Who, cujo futuro é incerto.

The Who pode não voltar

Depois que The Who encerrou a turnê “Hits Back!” em agosto de 2023 , os músicos praticamente não fizeram nenhuma outra apresentação — exceto por performances no evento beneficente Teenage Cancer Trust. Pelo contrário: ambos os integrantes fixos deixaram claro que a série de shows pode ter marcado um fim definitivo. 

Ainda assim, Pete Townshend afirmou que pretendia discutir com o colega Roger Daltrey os próximos planos. Só há um problema: agora, segundo o próprio guitarrista, os dois nem ao menos conversam mais. 

Em entrevista ao The Daily Beast, o músico de 79 anos levantou a possibilidade do The Who não voltar. Durante o bate-papo, explicou primeiramente que, para que o grupo retomasse as atividades, seria necessário que ambos os integrantes chegassem num consenso de interesses. Talvez até mesmo deixar de lado a orquestra, presente nas apresentações mais recentes.

Ele declarou:

“Não sei o que vai acontecer com o The Who. Espero que Roger [Daltrey] e eu possamos encontrar interesses em comum e uma maneira de trabalhar novamente, possivelmente sem uma orquestra. Mas também, existe essa sensação de que estamos na última fase de turnês da nossa carreira. Estamos apenas querendo fazer o que Bob Dylan faz e continuar?”

Apesar de admirar a série de shows solo do vocalista de 81 anos, que excursiona pela América do Norte desde junho, Pete sequer fala com o colega. Isso torna mais difícil qualquer atitude relacionada ao The Who, como pontuou: 

“Estou encorajado ao ver o que Roger está fazendo em sua turnê solo. Sinto que se juntássemos uma pequena banda e simplesmente decidíssemos jogar m#rda na parede, poderia ser ótimo. Mas Roger e eu não conversamos. Não conversamos. Então, pode ser difícil encontrar algo em que ambos estejam interessados em fazer. Mas nada nos impede, eu acho.”

Por isso, o guitarrista não quer dar o primeiro passo ou forçar uma aproximação. Ao mesmo tempo, ele não descarta totalmente a possibilidade dos dois resolverem a questão, mas reconhece que há um longo caminho pela frente até isso acontecer:

“Não vou tentar intimidar Roger para fazer alguma coisa. Não quero ter o trabalho que eu tinha na época do álbum Quadrophenia [1973], que foi intimidar todo mundo no The Who para fazer exatamente o que eu queria. Funcionou, mas não foi divertido. E no final disso, Roger me socou. Eu pedi, mas ele me socou. De qualquer forma, estou esperançoso. Certamente não estou dizendo que não faremos nada, mas Roger e eu temos um rio para atravessar. E quando atravessarmos esse rio, veremos o que acontece.”

O futuro do The Who

Roger Daltrey, por sua vez, não imagina que o The Who volte a ter atividades. Ele disse ao jornal britânico The Times, em janeiro de 2024:

“Não posso dar uma resposta definitiva. Eu não escrevo as músicas. Nunca escrevi. Precisamos sentar e ter uma reunião. Porém, no momento, estou feliz em dizer que essa parte da minha vida está encerrada.”

A declaração ecoa a do colega de jornada, dita no final do ano retrasado. Durante conversa com a revista Record Collector (via Blabbermouth), Pete Townshend foi franco ao revelar que pretendia se reunir com Daltrey para definir o que fazer no futuro:

“Acho que é hora de Roger e eu almoçarmos e conversarmos sobre o que acontecerá a seguir. Porque Sandringham (condado inglês onde o último concerto aconteceu) não deveria parecer o fim de nada, mas parece o fim de uma era.”

Caso a situação se confirme, o The Who sai de cena com seis décadas de carreira e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPete Townshend ameaça usar IA se fãs não pararem de pedir hits...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades