O Kiss pendurou as botas de plataforma em dezembro de 2023, quando realizou seu último show, em Nova York. Desde então, três dos quatro mascarados têm mantido distância da estrada, embora sigam com seus próprios projetos e negócios. Gene Simmons não é um deles: o velho Demon continua fazendo shows como artista solo.
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Simmons explicou a razão de não ter se aposentado dos palcos como outros integrantes. O cantor e baixista uniu uma banda solo em 2024, com direito a apresentação no Summer Breeze Brasil, e tem mais datas agendadas para este ano.
Ele justificou:
“Tentei ficar longe de estar no palco, mas é divertido demais. Achei que iria tirar alguns anos depois da banda em que eu estive por 50 anos decidir parar. Tenho outras coisas – uma rede de restaurantes, uma companhia de filmes, um monte de coisas. Mas não consegui ficar longe.”
Simmons também destacou a diferença de suas apresentações solo em relação ao que fazia no Kiss. Sem o aparato visual, o linguarudo mistura covers aos sucessos de sua antiga banda e promete que o objetivo é apenas diversão:
“Os shows quase nunca são iguais. Nós jogamos as canções. Se alguém na banda diz ‘ei, por que você não toca ‘Sunshine of Your Love’ (Cream)?’, nós olhamos um para o outro, dizemos: ‘qual é a nota?’ e lá vamos nós. Somos como uma unidade de comando: não há empresário, equipe, caminhões, ônibus, nada. Sem grandes campanhas de divulgação. Voamos em voos comerciais ou pegamos uma SUV e viajamos de cidade em cidade. Os promotores providenciam o som, os amplificadores e a bateria, nós chegamos com uma guitarra e uma palheta. É realmente divertido.”
E o auge?
A empolgação de Gene Simmons ao falar de seus shows solo contrasta um pouco com as justificativas que o músico dava para a aposentadoria do Kiss há alguns anos. Um bom exemplo ocorreu durante entrevista à rádio 95.5 KLOS (via Loudwire), quando o artista comparou o desempenho dos músicos no palco ao de um boxeador veterano.
“A razão de parar de fazer turnês é por causa de orgulho e autorrespeito, e amor e admiração aos fãs. A última coisa que você quer ser é um boxeador campeão mundial e ficar no ringue por tempo demais. É apenas uma questão de tempo até que suas pernas não consigam mais te segurar em pé, e você vai perder.
Nós também já vimos boxeadores que ficaram no ringue por tempo demais e bandas que continuaram fazendo turnês por tempo demais. E eles esquecem as letras, você pode ver as rugas profundas em seus rostos. Quero dizer, é só a natureza da vida como a conhecemos na Terra.”
Hoje, Gene afirma que o Kiss seguiu até onde era possível ir. Porém, ele faz questão de explicar que a experiência oferecida por suas apresentações solo é completamente diferente.
“Eu estive lá e fiz aquilo. Meio século daquilo é tempo o suficiente e eu acredito firmemente – e Paul (Stanley) acredita na mesma coisa – que você leva algo até o máximo possível e encerra no topo. Isso (shows solo) é mais como se sua banda favorita fosse até sua casa e tocasse na garagem, e abrisse a porta da garagem e toda a cidade viesse informalmente e ficasse lá. Nós temos conversas e trazemos crianças para o palco, músicos adolescentes. É apenas sobre diversão.”
Sobre a Gene Simmons Band
Após o Kiss encerrar a turnê de despedida “End of the Road” em dezembro de 2023, Gene Simmons voltou aos palcos com a Gene Simmons Band – deixando de lado a maquiagem e o figurino pesado. Em seu grupo, ele é acompanhado pelos guitarristas Brent Woods (Wildside, Sebastian Bach, Vince Neil) e Jason Walker, além do baterista Brian Tichy (The Dead Daisies, Billy Idol, Ozzy Osbourne, Whitesnake, Foreigner, Pride & Glory, Glenn Hughes, Velvet Revolver e outros).
Juntos, realizaram uma pequena apresentação de “estreia” na inauguração de mais uma loja do Rock & Brews, em Ridgefield, Washington, Estados Unidos, no fim de abril. Pouco depois, seguiram para a capital paulista, onde tocaram no primeiro dia do festival Bangers Open Air, antigo Summer Breeze Brasil. Já entre julho e agosto, excursionaram pela Europa. Os próximos compromissos serão na América do Norte, entre abril e maio próximos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.