Uma fita rara dos Beatles foi encontrada recentemente. Rob Frith, dono da loja de discos Neptoon Records, em Vancouver, no Canadá, afirma ter descoberto uma cópia direta da gravação original da audição feita pela banda em 1962 para a gravadora Decca Records — que, na época, acabou por rejeitar o grupo, escolhendo assinar com o Brian Poole and the Tremeloes.
De início, o empresário local acreditava que a mídia era apenas um bootleg (gravação pirata), como compartilhado pela Classic Rock. Resumidamente, ele recebeu a fita de Jack Herschorn, antigo dono da gravadora Mushroom Records, que havia conseguido o item por meio de um amigo produtor na década de 1970, quando visitou Londres, na Inglaterra.
Intitulado “Beatles 60s Demos”, o material contém 15 músicas. Como já é de conhecimento público, a gravação ocorreu em 1º de janeiro de 1962, oito meses antes do baterista Ringo Starr se juntar à formação, substituindo Pete Best.
Por meio do Instagram, Frith publicou um trecho da demo de “Money”, contida na fita, e escreveu no último dia 12 de março:
“Peguei essa fita que dizia ‘Beatles Demos’ há anos. Achei que era um bootleg. Depois de ouvi-la ontem à noite pela primeira vez, percebi que parece uma fita master. A qualidade é surreal. Como é possível eu ter isso? Uma fita com 15 músicas dos Beatles feita para a Decca que soa como uma gravação master?”
Frith não pretende vender o item, mas destacou que está disposto a dar uma cópia à Decca “se eles quiserem corrigir sua gafe histórica e lançá-la”. Ao mesmo tempo, o profissional também afirmou que, caso receba uma visita de Paul McCartney em sua loja, entregará a gravação ao músico.
Nos últimos tempos, debates a respeito da gravação já haviam aparecido. Além de um bootleg chamado “Decca Tapes” circular há anos, em 2012, uma suposta fita original da audição foi leiloada pela The Fame Bureau. Suspeitas a respeito de sua autenticidade surgiram, visto que a mídia só continha 10 músicas, e não 15, como registrado.
De qualquer forma, cinco das músicas da audição integraram a compilação “Anthology 1” (1995): “Searchin’”, “Three Cool Cats”, “The Sheik of Araby”, “Like Dreamers Do” e “Hello Little Girl”.
Por que os Beatles foram recusados pela Decca
Em dezembro de 1961, Mike Smith, executivo da Decca Records, assistiu a um show Beatles no famoso Cavern Club. Enxergando potencial, ofereceu a eles uma audição no escritório do selo, em Londres, para o dia 1º de janeiro de 1962.
Na ocasião, a jovem banda apostava em uma sonoridade bem simples e era formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best na bateria – antes da chegada de Ringo Starr, o que certamente fez muita diferença no teste.
Com a oportunidade de uma audição para uma grande gravadora, os músicos dirigiram em meio a uma nevasca de Liverpool até Londres, praticamente cortando a Inglaterra. Enquanto isso, o empresário Brian Epstein fez o trajeto todo de trem.
Todos chegaram a tempo, mas a viagem não se provaria tão frutífera – e acabou entrando para a história por um motivo não tão bom.
Apesar de todos os problemas enfrentados pela banda e o amigo/roadie Neil Aspinall no trajeto, os Beatles ainda tomaram um “chá de cadeira” na Decca Records. Mike Smith chegou muito atrasado, devido à festa de Ano Novo no dia anterior.
Em sua chegada, o executivo logo teve os primeiros desentendimentos com o grupo: ele pediu que os músicos usassem os amplificadores disponíveis no local ao invés de seu próprio equipamento. O motivo? A “baixa qualidade” da aparelhagem própria dos artistas, na visão dele.
A banda tocou 15 músicas em um set de cerca de uma hora que acabou sendo gravado – e rendeu um bootleg famoso já na década de 1970, com o Fab Four já separado. O repertório foi:
- Till There Was You
- To Know Her Is To Love Her
- Take Good Care Of My Baby
- Hello Little Girl
- Crying, Waiting, Hoping
- Love Of The Loved
- Besame Mucho
- Searchin
- Money (That’s What I Want)
- The Sheik Of Araby
- Memphis, Tennessee
- Three Cool Cats
- Sure To Fall (In Love With You)
- September In The Rain
- Like Dreamers Do
Entre as canções, destacam-se as originais de Lennon e McCartney – “Love of the Loved”, “Like Dreamers Do” e “Hello Little Girl” – e os covers de “Memphis” (Chuck Berry), “Crying, Waiting, Hoping” (Buddy Holly), “Take Good Care of My Baby” (Bobby Vee) e “To Know Her Is to Love Her” (Phil Spector).
A performance mostrou que Pete Best realmente era um baterista tecnicamente inferior a Ringo Starr. Alguns erros básicos de tempo foram cometidos por ele em algumas das músicas.
Além disso, os músicos estavam cansados por conta da viagem e irritados devido à questão dos equipamentos. Dessa forma, o desempenho realmente não foi bom – e os Beatles não foram contratados pela Decca.
Em “Anthology”, John Lennon e Paul McCartney comentaram sobre a audição e discordaram quanto à qualidade do material. O primeiro até gostou do resultado final e não achou justa a recusa, mas Macca entendeu por que eles não foram contratados.
“Ouvindo as fitas, eu posso entender por que a audição para a Decca não deu certo. Nós não éramos tão bons assim, apesar de existirem algumas coisas muito interessantes e originais.”
O homem que recusou os Beatles
No que diz respeito a contratações, a palavra final na Decca Records não era de Mike Smith, mas de Dick Rowe, que também estava presente na audição. Ele foi o responsável por dispensar a banda e ficou famoso pelas (terríveis) palavras ditas a Brian Epstein: “grupos de guitarra têm tudo pra acabar”.
O empresário dos Beatles ainda tentou negociar por mais alguns dias, mas Rowe não voltou atrás. Cinco meses depois, o grupo assinaria com a EMI/Parlophone, onde trabalhava George Martin, futuro produtor da banda e uma das pontas de uma das maiores parcerias da história da música.
A chegada de Martin também provocou a última mudança na formação dos Beatles. Insatisfeito com o trabalho de Pete Best, ele sugeriu ao grupo que demitisse o baterista, o que enfim deu lugar a Ringo Starr.
Dick Rowe, por sua vez, consertou parte do erro. Por indicação de George Harrison, ele contratou os Rolling Stones.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.