Com cerca de 12 anos, Eddie Vedder ganhou sua primeira guitarra. Frequentemente, o vocalista do Pearl Jam atribui muito do início de sua paixão pela música ao The Who, já que descobriu a discografia da banda ainda na infância. Porém, a vontade de virar músico veio, na verdade, de um filme em específico.
Dirigido por Martin Scorsese, “The Last Waltz” (1978), mudou a vida do artista. O longa-metragem acompanha o então último show da The Band, realizado no Dia de Ação de Graças, em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1976. Nomes como Eric Clapton, Neil Diamond, Bob Dylan, Joni Mitchell, Ringo Starr, Muddy Waters, Ronnie Wood e Neil Young fizeram participações especiais.
Ao assistir à produção ao lado do tio num cinema pouco lotado em Chicago, nos Estados Unidos, Vedder ficou impressionado. Ainda mais diante de tantas lendas reunidas, como explicou para a Hobo Magazine em 2007 (via Far Out Magazine):
“Lembro que meu tio me levou para ver ‘The Last Waltz’ e havia tanto dentro daquele filme de duas horas. Pessoas como [Bob] Dylan, Neil Young, Ron Wood, Joni Mitchell, Van Morrison e Muddy Waters… Isso plantou muitas sementes. Havia todo tipo de elemento do blues e o filme era intenso e emocional. Você podia sentir a emoção porque era o último show da The Band, e, como o Scorsese dirigiu, ficou visualmente incrível. Vi o filme em um cinema meio vazio em Chicago. Eu tinha doze ou treze anos.”
Tamanha foi a inspiração advinda do filme que, logo depois, o músico pediu aos pais uma guitarra:
“Eu queria tocar. Meu aniversário é bem próximo ao Natal, então pedi para meus pais juntarem os presentes e me darem uma guitarra. Eles acharam melhor me dar um violão antes, para ver se eu realmente gostava. Acho que foi no inverno depois que vi esse filme.”
Recentemente, à Mojo Magazine, Vedder descreveu “The Last Waltz” (1978) como sua “porta de entrada para muita música”. Também revelou que tem um pôster do filme pendurado em seu estúdio em casa ao lado de um baixo, comprado em um leilão e tocado por Rick Danko, da The Band.
Sobre Eddie Vedder
Nascido em Evanston, Illinois, Estados Unidos, Edward Louis Severson III adotou o Vedder, sobrenome da mãe, na adolescência, após descobrir que seu padrasto não era o pai biológico – a quem chegou a conhecer na infância, embora só tenha sabido a verdade mais tarde.
Começou a carreira musical nos anos 1980, participando de bandas como Indian Style, Surf And Destroy, The Butts e Bad Radio. Paralelamente, trabalhou como atendente de farmácia, garçom e segurança para se sustentar.
Encontrou o sucesso mundial quando se juntou ao Mookie Blaylock, que mudaria o nome para Pearl Jam. Uma das bandas mais importantes da cena rock da década de 1990, vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. É o único frontman original do “Big Four do Grunge” ainda vivo.
Também lançou discos solo, além de ter colaborado com várias trilhas sonoras e participado de álbuns do Temple of the Dog, Bad Religion, Neil Young, Ramones e The Who, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.