...

O grande defeito do álbum de estreia do Van Halen, segundo Alex Van Halen

Apesar do disco lançado em 1978 ter sido bem-sucedido, baterista não gostou da sonoridade final por motivo específico

O álbum de estreia do Van Halen entrou para a história. Lançado em 1978, o disco homônimo deu início a uma verdadeira revolução na guitarra devido à performance do saudoso Eddie Van Halen.

O trabalho não só vendeu milhões de cópias, como influenciou toda uma geração de músicos. Porém, para Alex Van Halen, há um grande defeito no material. 

- Advertisement -

Durante uma entrevista com Ariel Levy, o baterista criticou o som final do disco. Em suas próprias palavras, o resultado não saiu como o idealizado em relação à sonoridade. 

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele explicou: 

“O som final desse disco não era o que estávamos buscando. Não soava ao vivo o suficiente em termos de parecer um som real.”

À época de lançamento, como já ressaltado inúmeras vezes, o modelo a ser seguido era o Led Zeppelin. Na opinião de Alex, Jimmy Page, Robert Plant e companhia conseguiam balancear dois importantes aspectos em estúdio: 

“Provavelmente usei Led Zeppelin como exemplo muito mais vezes do que deveria no livro [‘Brothers’], mas eles realmente estavam dominando. Eles entendiam a tecnologia de como gravar no estúdio. Entendiam o equilíbrio entre ter uma música bem composta e deixar um espaço para improvisar.”

Em seguida, o baterista comentou que era sempre uma luta para se conseguir um bom som de bateria nos primeiros álbuns do Van Halen. O motivo, segundo ele, era a popularidade da disco music naquele período, influenciando produtos a buscar outra pegada.

“Havia muitos discos com bom som de bateria, mas não para rock. A primeira vez que entramos em estúdio, eu tinha acabado de receber minha bateria Ludwig Monster novinha em folha. Aí a primeira coisa que Donn [Landee, engenheiro de som] disse foi: ‘tire as peles da frente do bumbo’. Olhei para ele e pensei: ‘você deve estar louco’. As pessoas estão em seu próprio método de fazer as coisas. O som da bateria depende da ressonância. Só no terceiro disco é que começamos a ter o som desejado.”

Outras críticas ao som do álbum  

Não é a primeira vez que o som final do álbum de estreia do Van Halen é colocado em pauta. O já citado engenheiro Donn Landee revelou no ano passado ao site Tape Op que os músicos não gostaram da sonoridade. Ele explicou (via Guitar):

“Eles ficaram extremamente quietos durante o processo. Não sabíamos nada sobre o que pensavam em relação ao som até bem depois que o álbum saiu. Eles ficaram desapontados. Não era o que tinham em mente quando começaram a fazer o disco. Mas Alex me disse que mais tarde conseguimos acertar. O que fizemos em ‘1984’ foi muito mais do seu agrado.”

Até mesmo Eddie Van Halen ficou insatisfeito. Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam, relembrou uma conversa que teve com o falecido colega de profissão a respeito do álbum. Ao Howard Stern Show em abril último, contou:

“Quando estávamos gravando nosso álbum ‘Lightning Bolt’ em Los Angeles, Califórnia, Eddie por acaso estava no corredor um dia. E eu por acaso estava ouvindo o primeiro álbum a caminho do estúdio. Disse: ‘Eddie Van Halen! Eu sou Mike McCready! Cara, eu estava ouvindo o primeiro álbum, é incrível’. E ele disse: ‘Ah… eu nunca gostei muito do som daquele álbum’. E eu só pensava: ‘Aquele álbum é incrível! Você é o melhor!’. De qualquer forma, tirei uma foto com ele e essa foi a única vez que o encontrei.”

Sobre o álbum de estreia do Van Halen

Lançado em 10 de fevereiro de 1978, o álbum de estreia do Van Halen promoveu uma revolução na maneira como a guitarra era encarada no rock a partir dos malabarismos instrumentais de Eddie Van Halen.

As gravações com o produtor Ted Templeman duraram três semanas. Quase tudo foi feito ao vivo em estúdio, com alguns overdubs de guitarra posteriores. As notas de rodapé trazem agradecimentos ao radialista Rodney Bingenheimer, de Los Angeles, e a Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss que financiou a primeira demo da banda.

Além das músicas autorais, o tracklist trazia versões para “You Really Got Me”, do The Kinks, e “Ice Cream Man”, de John Brim. “Van Halen”, o álbum, vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, alcançando a distintiva premiação do disco de diamante.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO grande defeito do álbum de estreia do Van Halen, segundo Alex...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Um excelente disco de estreia do Van Halen. O curioso que Steve Harris também não gostou do resultado final do debut do Maiden, feito pelo produtor Will Malone, e nos discos seguintes contrataram o Martin Birch, que foi o melhor produtor deles.

    Apesar da discordância do Eddie sobre o #1 disco do Van Halen, eles mantiveram o Ted Templeman.

    Eu nasci 1 ano depois, mas imaginando estar por dentro daquele ano 1978, quando o debut do Van Halen foi lançado, pelo que notei ao longo dos anos deve ter chocado muita gente na época, pela forma revolucionária que Eddie tocava.

    Não por acaso, o som de Eddie influenciou uma geração inteira de guitarristas, ai veio o Randy Rhoads, Steve Vai, Satriani, e vários outros.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades