O prefeito Eduardo Paes, que busca a reeleição no Rio de Janeiro, incluiu um show do U2 em Copacabana entre suas promessas. A novidade foi transmitida pelo próprio em um vídeo de campanha, que repercutiu nas redes sociais nos últimos dias.
A ideia vai ao encontro do que o próprio já vem falando há tempos sobre realizar eventos do tipo com maior frequência a partir da apresentação de Madonna, que aconteceu no último mês de maio. A popstar levou mais de 1,6 milhão de pessoas à praia e movimentou o mercado hoteleiro da cidade.
Durante uma sabatina na 6ª edição do Movimento Rio em Frente, promovido pela Fecomércio RJ em parceria com a VEJA Rio, o SBT e os jornais O Dia e Meia Hora, o político declarou:
“Um show de música pop mundial traz um volume enorme de mídia espontânea para a cidade, ajudando a movimentar o turismo.”
Até hoje, o U2 se apresentou apenas uma vez no Rio. O show aconteceu em 27 de janeiro de 1998, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. Foi a primeira passagem do grupo irlandês pelo Brasil, promovendo o álbum “Pop”, lançado no ano anterior.
Eduardo Paes e o U2
Bono e companhia são um antigo sonho de Eduardo Paes. Já à época do concerto de Madonna, o próprio mencionava a banda abertamente. Ele disse, conforme registro do jornal O Globo:
“Tem um monte de gente pedindo Beyoncé, pedindo o show do Michael Jackson que está em Las Vegas com um holograma, tem todo tipo de pedido, pressão forte. Mas quero só manifestar que o meu lobby vai ser pelo U2.”
E mesmo que não haja o interesse de algum investidor, o administrador entende que o uso do dinheiro público traria retorno suficiente para que a empreitada valha a pena.
“O fato é que a cidade está aberta para receber, com aporte de recurso do poder público se for necessário, porque o ganho para a cidade é muito grande.”
U2 atualmente
Entre setembro de 2023 e março de 2024, o U2 realizou uma sequência de 40 shows inaugurando a Sphere, arena de alta tecnologia localizada em Las Vegas, Estados Unidos. A residência levou o nome “U2:UV Achtung Baby Live at Sphere”. As apresentações não contaram com o baterista Larry Mullen Jr, se recuperando de problemas de saúde. O holandês Bram van den Berg o substituiu.
Em maio foi disponibilizado no Paramount+ o documentário “Kiss the Future”, focado no show realizado pelo grupo em Sarajevo no ano de 1997. A produção ficou a cargo de Ben Affleck e Matt Damon. A apresentação realizada no Estádio Kosevo entrou para a história por ter sido o primeiro grande concerto realizado em uma ex-colônia iugoslava após o fim da guerra civil.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.