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A banda que unificou a imagem do metal, segundo o autor Martin Popoff

Para escritor canadense, Black Sabbath parecia com o Eagles, assim como as capas de seus álbuns

O Black Sabbath é tido, quase que por unanimidade, como a primeira banda apropriadamente de heavy metal. Sim, artistas como Jimi Hendrix, Cream e Led Zeppelin já apontavam aquele caminho, mas contavam com outras influências em suas sonoridades – Ginger Baker chegou a dizer que se sua banda realmente teve influência no nascimento do gênero, deveria ter “feito um aborto”.

Porém, do ponto de vista visual, o quarteto de Birmingham não incorporava os elementos pelos quais o estilo seria caracterizado posteriormente. Autor de vários livros sobre bandas e movimentos relacionados à cena, o canadense Martin Popoff falou sobre o assunto em entrevista ao Booked on Rock.

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O escritor, que promove atualmente a obra “Iron Maiden: “Album by Album”, declarou, conforme transcrição do Ultimate Guitar:

“Antigamente, como costumo dizer, o Black Sabbath parecia essencialmente com o Eagles. E as capas dos álbuns também, não eram particularmente heavy metal. Quer dizer, pareciam capas de álbuns dos Eagles ou algo assim, certo? Doobie Brothers, Foghat, todas essas bandas, não havia nenhum tipo de imagem unificada de heavy metal.”

Iron Maiden e a identidade do heavy metal

Para Martin, foi apenas quando o Iron Maiden surgiu, com o movimento do qual a banda fez parte no início da carreira, que as coisas começaram a ganhar uma identidade homogênea. E a mascote Eddie também merece um crédito.

“Você realmente teve um novo tipo de sensação realmente extravagante, ‘o que está dentro definitivamente vai se parecer com o que está na capa’ ao ver esse monstro verde neon ilustrado e macabro. E isso meio que significou ou se alinhou ou foi paralelo a toda a ideia da New Wave of British Heavy Metal, onde foi como se agora tivéssemos orgulho de ser e orgulho de parecer heavy metal.”

Popoff também ofereceu alguns exemplos de capas de álbuns que finalmente “acertaram a mão” na mesma época em que a estreia do Maiden foi lançada. Novamente, a alusão ao simpático e mutante monstrengo foi inevitável.

“Acho que Eddie foi um dos grandes exemplos iniciais da ideia ‘Vamos mudar para ilustrações de desenho animado’. Tygers of Pan Tang com ‘Wild Cat’, Quartz com ‘Stand Up and Fight’… Você basicamente tinha esse visual e, claro, a mascote que se alinha com o show no palco. A seguir, vimos pessoas se vestindo como Eddie, roadies ou o que quer que seja, entrando no palco.”

Obviamente, a questão mercadológica não foi desconsiderada no pacote.

“Isso era legal e perfeito para camisetas. As cores da tinta e tudo mais: você tem o vermelho, o preto e o branco, o logotipo do Iron Maiden. Combinava com essa coisa verde neon e fica bem impresso em uma camiseta preta. Eddie passou a ser usado como essa grande ‘marca’, essencialmente.”

Eddie, a mascote mais famosa do rock

Oficialmente, Eddie foi idealizado pelo ilustrador Derek Riggs, responsável por todas as suas variações até o início dos anos 1990.

O “Mickey Mouse do metal” segue cumprindo suas funções até os dias atuais, servindo como chamariz até mesmo para pessoas que sequer conhecem o som do Iron Maiden antes de avistar uma arte.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Sobre o Black Sabbath, não sei se por que nasci depois, e a banda e o metal já estavam consolidados como tal, mas apesar de algumas capas de discos meio bregas como a do Sabotage, a capa do clássico 1º disco com aquela bruxa é uma capa bem sinistra;
    e o disco seguinte ”Paranoid”, com aquela figura numa floresta, e o peso do som, a caveira na capa do 3º disco, e não há nada mais metal do que o ”bebe diabo” do Born Again.

    Apesar dos modismos da década 70s com relação as capas de discos, e sobre a ”necessidade” de tentar ser moderno, essa banda já conseguiu por vezes naquela época, transmitir elementos do metal.

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