Antes de entrar para o Bon Jovi, Richie Sambora fez parte de outras bandas na década de 1980. O guitarrista era um dos membros e fundadores do Message, que estreou com o álbum “Lessons” (1982). Também integrou um grupo chamado Mercy e outro intitulado Duke Williams & the Extremes, além de ter feito um teste para substituir Ace Frehley no Kiss.
Porém, a realização veio de fato quando o músico uniu-se a Jon Bon Jovi. Conversando recentemente com a Classic Rock, o vocalista explicou como os artistas conheceram um ao outro e o que ocasionou a entrada do guitarrista ao Bon Jovi.
Como relatado, os dois tiveram o primeiro contato por meio do saudoso baixista Alec John Such — que também tocava no Message. Em certo dia, o instrumentista convidou Richie para assistir a um dos shows da banda.
O cantor relembra:
“Ele veio nos ver tocar quando Snake Sabo [guitarrista do Skid Row] estava na guitarra. Dave [Bryan] estava tocando teclado porque ele tinha estado no Expressway, Alec eu recrutei de uma banda cover e Tico [Torres] era o melhor baterista que eu já tinha visto. Alec chamou Richie para nos ver. Então, quando Richie apareceu, entrou no camarim e nós conversamos um pouco. Gostei da presença dele. Então, eu perguntei: ‘bem, o que você curte?’. E ele respondeu: ‘eu gosto de Bad Company e Led Zeppelin, tenho minha própria banda, e estamos lançando um EP’.”
Diante do clima agradável, os dois reuniram-se outras vezes e perceberam que funcionavam trabalhando juntos. Quando o single de estreia “Runaway” saiu nas rádios em 1984, a faixa chamou a atenção da gravadora Mercury Records, que queria assinar com Jon Bon Jovi.
Naquele momento, nas palavras do líder, o guitarrista optou por dedicar-se totalmente ao Bon Jovi. Ele relembrou:
“Nos reunimos uma vez, começamos a nos envolver com as composições e funcionou. Então ‘Runaway’ explodiu, eu consegui um contrato com uma gravadora, e Richie disse: ‘ok, eu prefiro ficar com você, com um contrato com uma gravadora, do que continuar me esforçando com minha banda’. Eu gostava dele, ele era um cara talentoso, e ele sabia cantar.”
Richie Sambora sobre entrada para o Bon Jovi
Durante entrevista para o jornal britânico Independent em 1995, Richie Sambora contou como acabou no Bon Jovi. À época, o músico atribuiu sua entrada à boa dinâmica entre ele e o vocalista:
“Alec John Such era da minha banda. Quando fui para Los Angeles fazer um teste para o Kiss, eu disse para ele: ‘não sei quando vou voltar, então vocês podem fazer o que quiserem’. Assim, Alec foi trabalhar para Jon. Mantivemos contato, e quando voltei, ele disse: ‘por que você não vem nos ver tocar?’. Fui e achei Jon muito carismático. Foi simplesmente mágico. Fui aos bastidores e contei para ele o que eu fazia […]. Disse: ‘já gravei alguns discos antes e sou um profissional, deveríamos nos reunir e tentar algo’. Cerca de uma semana depois recebi uma ligação me convidando para um ensaio. Quando Jon chegou ao ensaio, eu já tinha colocado a banda nos eixos. Ele entrou, ouviu e disse: ‘você está contratado’. Mais tarde naquele dia, Jon e eu voltamos para a casa da mãe dele e compusemos algumas músicas do primeiro disco: ‘Come Back’ e ‘Burning for Love’. Sabíamos que havia uma boa química.”
Vale destacar que o guitarrista deixou o Bon Jovi em 2013, sendo substituído por Phil X desde então. Uma reunião é especulada de tempos em tempos, mas nada se concretizou até hoje – com exceção do reencontro na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame em 2018. Recentemente, Richie participou do documentário “Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story”, celebrando 40 anos da banda que o revelou.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.