O pedido de Matt Sorum em estúdio com o Guns que irritou Slash

Baterista destaca que o guitarrista era o verdadeiro líder da banda no período em que esteve envolvido

Apesar da fama quase tirana de Axl Rose quando o assunto é Guns N’ Roses, Matt Sorum garante que o líder da banda era Slash – ao menos nos anos 1990, quando o baterista esteve envolvido nas atividades. As decisões relacionadas às gravações passavam sempre pelo crivo do guitarrista.

­

- Advertisement -

Um exemplo foi revelado durante entrevista ao Gretsch Generations, ao falar sobre as sessões de gravação dos álbuns “Use Your Illusion”, lançados em 1991. No período, uma discussão conceitual sobre técnica e espontaneidade acabou gerando uma crise em estúdio.

Ele recorda, conforme repercussão do Ultimate Guitar:

“Em algumas músicas eu dizia: ‘Ei, podemos fazer outra tomada?’, e Slash respondia: ‘O que você quer, simplesmente sugar o rock ‘n’ roll disso, não é?’ E eu argumentava: ‘Vamos lá, cara, podemos tocar melhor!’ Mas a ideia dele era capturar a primeira impressão, a energia pura, sem faixas de cliques. Apenas íamos lá e tocávamos! Slash e Duff [McKagan, baixo] se instalavam na minha frente, Axl [Rose, vocal] vinha às vezes e participava. Mas a maioria das ocasiões era apenas a banda, incluindo Izzy [Stradlin, guitarra].”

Matt Sorum e “You Could Be Mine”

Para dar um exemplo mais concreto, Sorum resgatou memórias do registro da música onde deixou sua marca na introdução de bateria.

“Fiz o começo de ‘You Could Be Mine’, mas na terceira tomada decidi colocar um pouco de pegada a la Terry Bozzio, embora minha interpretação seja bem mais lenta. A banda ficou perdida, mas Mike Clink, o produtor, parou a faixa e disse: ‘É essa!’ E era como a terceira tomada ou algo assim. Então, foi como um desses acidentes que você ouve falar e se torna uma parte muito grande da carreira de alguém. As pessoas sempre me lembram que amam aquela introdução, ou o que seja, e eu lembro que por algum motivo foi assim que acabou saindo…”

Leia também:  A música do Pearl Jam com solo inspirado no Kiss — e por consequência no The Doors

“You Could Be Mine” se destacou por entrar na trilha sonora do filme “O Exterminador do Futuro 2” (1991). Entrou no Top 5 de mais de uma dezena de países, com destaque para o número 1 na Finlândia e Espanha. O single ganhou disco de ouro nos Estados Unidos, Japão e Suécia, além de prata no Reino Unido e platina na Austrália e Nova Zelândia.

Guns N’ Roses e “Use Your Illusion” I e II

Lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, “Use Your Illusion” I e II marcaram a estreia da formação em sexteto do Guns N’ Roses, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”.

Musicalmente, marcou uma mudança em comparação ao Hard Rock cru e agressivo de “Appetite for Destruction” (1987), incorporando arranjos pomposos e mais elaborados em determinadas faixas. O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os trabalhos ocupando os dois primeiros lugares da parada estadunidense. Combinados, venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO pedido de Matt Sorum em estúdio com o Guns que irritou...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades