Wolfgang Van Halen traçou seu próprio caminho na música. O filho de Eddie Van Halen, que integrou o Van Halen como baixista em 2006, vem liderando o projeto Mammoth WVH nos últimos anos. Na banda, ele assume vocais e todos os instrumentos — incluindo a guitarra, com a qual seu saudoso pai fez história.
Até hoje, o artista leva em consideração um importante conselho recebido de Eddie. Conversando com a Music Radar, o músico opinou que, diante do ensinamento familiar, é muito mais interessante criar um solo melodicamente memorável do que um extremamente rápido.
Ele declarou:
“Acho que toco guitarra mais como produtor e como baterista do que como guitarrista. O ritmo é sempre a primeira coisa para mim e a melodia é a segunda. Tocar um solo com uma única nota pode ser muito mais impressionante do que um solo com várias notas. Não é sobre a velocidade com que você toca. Uma coisa realmente essencial para mim que meu pai sempre me ensinou é que um solo deve ser melodicamente memorável.”
Para exemplificar a questão, Wolfgang mencionou Aaron Marshall. O guitarrista descrito como o seu favorito faz parte do Intervals, banda responsável pela abertura dos shows do Mammoth WVH na América do Norte neste ano, como mencionado:
“Um bom exemplo é Aaron Marshall, do Intervals. Sempre vou falar o quanto amo esse guitarrista. Nós excursionamos com eles nos últimos tempos e ele é um ótimo exemplo do que meu pai e eu amamos em solos. Ele é muito melódico, é basicamente um cantor como guitarrista. Mas tem aqueles momentos em que ele faz shreds realmente impressionantes.”
Sobre Wolfgang Van Halen
Nascido em Santa Monica, Califórnia, Wolfgang William Van Halen é filho do guitarrista Eddie Van Halen e da atriz Valerie Bertinelli. Seu nome é uma homenagem ao compositor clássico Wolfgang Amadeus Mozart.
Autodidata, domina todos os instrumentos convencionais de uma banda de Rock desde a adolescência, como comprovou ao gravar sozinho o primeiro álbum do Mammoth WVH. Lançado em 11 de junho de 2021, o play chegou ao 12º lugar na Billboard 200, principal parada americana.
Em 2006 assumiu o baixo do Van Halen, posição que sustentou até o final da banda. Gravou o álbum “A Different Kind of Truth”, além do ao vivo “Tokyo Dome Live In Concert”.
Em 2012 se tornou o baixista do Tremonti, projeto do guitarrista Mark Tremonti (Alter Bridge, Creed). Registrou os discos “Cauterize” (2015) e “Dust” (2016).
Participou de “God Bless the Renegades”, trabalho solo do guitarrista Clint Lowery (Sevendust), registrando bateria e algumas passagens de baixo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.