Quando Ritchie Blackmore pôs fogo em amplificadores para prejudicar o Yes

Deep Purple voltará a excursionar com o grupo britânico progressivo nos próximos meses

Entre os meses de agosto e setembro, Deep Purple e Yes realizarão uma turnê conjunta pela América do Norte. Não será a primeira vez que as bandas dividem o mesmo palco em suas histórias. Porém, mais velhos, quase que certamente eles estarão mais sábios para evitar um conflito como o de 1970.

­

- Advertisement -

Tudo aconteceu quando os dois grupos foram incluídos no lineup do Jazz and Blues Festival, realizado em Plumpton, Inglaterra. Houve uma disputa em relação a quem fecharia o evento. Após a derrota na discussão, o guitarrista Ritchie Blackmore resolveu “dar o troco” em pleno palco.

O baixista Roger Glover relembrou o ocorrido durante entrevista à Billboard. Ele contou:

“Ian Gillan e eu estávamos na banda há apenas alguns meses naquele momento. Houve uma discussão sobre quem fecharia o festival e eles venceram. Ritchie ateou fogo em seus amplificadores e os fez explodir no palco. Com isso, o show do Yes atrasou muito e eles não ficaram nada felizes com isso.”

No entanto, o instrumentista garante que a mágoa não perdurou, com muitos encontros posteriores selando a paz.

“Tivemos várias conexões desde então. Eles são uma ótima banda. Nós vimos Steve Howe (guitarrista do Yes) alguns anos atrás. Sempre nos demos bem, sem ressentimentos. Eu não sei em que estado eles estão agora, qual combinação de músicos eles têm, então eu ficarei felizmente surpreso.”

Deep Purple x Yes, a controvérsia

A principal polêmica no ocorrido envolve justamente a ordem das apresentações. Lendas de bastidores dão conta de que o Deep Purple deveria ter fechado o evento, mas o Yes simulou um atraso na sua logística, forçando os colegas a subir ao palco antes.

Leia também:  Quando o Oasis foi expulso do estúdio Abbey Road — ou não

Em depoimento resgatado pelo livro “Deep Purple 1968-1976”, publicado no Brasil pela editora Estética Torta, Ian Gillan declarou, conforme tradução:

“O Yes deu uma de João-sem-braço e não apareceu no horário combinado, então tivemos que tocar primeiro. Queríamos fechar o show… na verdade, tinha sido acordado que fecharíamos o show, mas como eles não estavam por ali, tivemos que subir ao palco. Nossa ideia era fazer o palco vir abaixo e sermos a última banda do dia, quer o Yes gostasse ou não.”

O programa oficial do Jazz and Blues Festival colocava as duas bandas na mesma fileira de atrações. Por conta de o Deep Purple aparecer antes quando lemos no sentido convencional – da esquerda para a direita –, podemos supor que realmente houve uma inversão não prevista originalmente.

Os últimos lançamentos das bandas

O Deep Purple promove na turnê conjunta o álbum “=1”, disponibilizado oficialmente na última sexta-feira (19) – leia resenha clicando aqui. O trabalho é o primeiro de inéditas a contar com o guitarrista Simon McBride, que substituiu Steve Morse recentemente. Traz a banda novamente aliada ao produtor Bob Ezrin (Kiss, Pink Floyd, Alice Cooper, Lou Reed, etc…).

Já o Yes divulga “Mirror to the Sky”, lançado em maio do ano passado. O disco marcou a estreia em estúdio do baterista Jay Schellen, que assumiu o lugar de Alan White, falecido em 2022. Teve como principais resultados o 12º lugar na parada alemã e 30º na britânica.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Ritchie Blackmore pôs fogo em amplificadores para prejudicar o Yes
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Mas, perai…o Deep Purple não fez isso no Califórnia Jam de 1974? Está registrado em vídeo. Esse do Yes, existe algum registro? Foi com a MKII?

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades