O final diferente do filme “Clube da Luta” na China

Mudança gerou uma série de reclamações dos fãs, mas ironicamente é mais fiel ao livro original escrito por Chuck Palahniuk

Sabemos que a censura imposta a filmes e séries na China é bastante conhecida e rigorosa. “Clube da Luta” (1999) até passou ileso ao estrear no país asiático, mas ganhou, anos mais tarde, um final diferente e polêmico — o que gerou uma onda de reclamações na época.

*Atenção: possíveis spoilers de “Clube da Luta” a seguir.

- Advertisement -

Quem já conferiu o longa estrelado por Brad Pitt e Edward Norton sabe que, no final, é possível ver os enormes prédios caindo por conta das bombas plantadas pelo personagem Tyler Durden, o alter ego do Narrador. Mas no mercado chinês, nada disso aconteceu.

Quando “Clube da Luta” estreou no país, o final original até foi mantido. Entretanto, em 2022, ele foi modificado em um streaming disponível no país e controlado pela empresa de tecnologia Tencent, bastante influente na China.

Segundo o final editado, as autoridades conseguiram impedir as explosões das bombas. Pouco antes de a cena aparecer, ela é cortada para uma tela com os seguintes dizeres:

“A polícia rapidamente conseguiu descobrir todo o plano e prendeu os criminosos, evitando as explosões. Após seu julgamento, Tyler foi enviado para um hospício onde recebeu tratamento psicológico. Ele foi liberado em 2012.”

A mudança gerou uma enorme polêmica nas redes sociais disponíveis na China. Muitos fãs reclamaram dessa mudança feita no final do longa.

Leia também:  As 3 bandas de glam metal que Axl Rose já declarou odiar

Internautas de outros países também se manifestaram negativamente. Até o próprio Chuck Palahniuk, escritor do livro que inspirou o longa, ironizou a decisão na época. Ele disse (via New York Times):

“Isso é SUPER maravilhoso! Todos têm um final feliz na China!”

Dias mais tarde, a Tencent voltou atrás da decisão e disponibilizou novamente “Clube da Luta” com seu final original — algo muito raro de ocorrer no país. Até hoje, não está claro se a mudança feita no final do filme foi imposta pelos censores chineses ou uma iniciativa da própria empresa.

Final editado de “Clube da Luta” é mais fiel ao do livro

Por mais que a mudança tenha gerado polêmica na China e em outros países, é importante ressaltar que o final editado de “Clube da Luta” é mais fiel ao do livro original. Existe apenas uma pequena diferença.

Na obra de Chuck Palahniuk, as bombas sofrem um mal funcionamento e não detonam. Em seguida, o Narrador acorda já internado em um hospital psiquiátrico após ter atirado nele mesmo para se livrar de Tyler Durden.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO final diferente do filme “Clube da Luta” na China
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades