Prince nasceu há 66 anos; veja outros fatos da música em 7 de junho

Data marca também o lançamento de álbuns celebrados do Stone Temple Pilots, Nightwish e The Killers

Há 66 anos, em 7 de junho de 1958, nascia Prince. O músico morreu em 21 de abril de 2016, aos 57 anos, de overdose de opioide. Um dos artistas mais criativos de sua geração, lançou 39 álbuns de estúdio e vendeu mais de 150 milhões de cópias.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 7 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Dave Navarro faz 57 anos. O guitarrista, que nasceu em 7 de junho de 1967, se consagrou pelo trabalho com o Jane’s Addiction. Também integrou o Red Hot Chili Peppers nos anos 90, na vaga de John Frusciante, gravando o álbum “One Hot Minute”.

-> Há 30 anos, em 7 de junho de 1994, o Stone Temple Pilots lançava “Purple”, seu 2º disco de estúdio. Dando sequência ao sucesso do antecessor “Core” (1992), o álbum traz músicas como “Big Empty”, “Vasoline” e “Interstate Love Song”, divulgadas como singles.

-> Há 20 anos, em 7 de junho de 2004, o Nightwish lançava “Once”, seu 5º disco de estúdio. O trabalho mais famoso da banda também marca a despedida da vocalista Tarja Turunen. Entre os singles, destacam-se “Nemo” e “Wish I Had An Angel”.

-> Há 20 anos, em 7 de junho de 2004, The Killers lançava “Hot Fuss”, seu disco de estreia. É o álbum de maior sucesso da banda, com 7 milhões de cópias vendidas mundialmente, graças a singles como “Mr. Brightside” e “Somebody Told Me”.

-> Há 31 anos, em 7 de junho de 1993, o Tears for Fears lançava “Elemental”, seu 4º disco de estúdio. Apesar de ter sido divulgado com o nome da banda, é na prática um trabalho solo de Roland Orzabal. “Break it Down Again” é o principal destaque.

-> Há 19 anos, em 7 de junho de 2005, o Dream Theater lançava “Octavarium”, seu 8º disco de estúdio. Traz como conceito as oitavas musicais – intervalos entre uma nota e outra com metade ou dobro da frequência. “These Walls” e “Panic Attack” são os destaques.

-> Há 30 anos, em 7 de junho de 1994, o Pride & Glory lançava “Pride & Glory”, seu disco de estreia. O projeto de Zakk Wylde apresentava um som calcado no southern rock. Além dele nos vocais e guitarras, tocaram o baixista James LoMenzo e o baterista Brian Tichy.

-> Há 42 anos, em 7 de junho de 1982, o Manowar lançava “Battle Hymns”, seu disco de estreia. Um dos trabalhos precursores do power metal, foi regravado em 2010 sob o título “Battle Hymns MMXI”, com Christopher Lee no lugar de Orson Welles em “William’s Tale”.

Leia também:  Playback? A alfinetada de Dave Grohl contra Taylor Swift durante show do Foo Fighters

-> Hoje, Eric Kretz faz 58 anos. O baterista do Stone Temple Pilots, que nasceu em 7 de junho de 1966, entrou para a banda pouco após sua fundação, ainda no fim da década de 1980. Contribuiu com a composição de hits do grupo, como “Plush” e “Trippin’ on a Hole in a Paper Heart”.

-> Há 19 anos, em 7 de junho de 2005, o White Stripes lançava “Get Behind Me Satan”, seu 5º disco de estúdio. Menos pesado e mais guiado pelo piano, o álbum traz músicas como “Blue Orchid”, “My Doorbell” e “The Denial Twist”, divulgadas como singles.

-> Há 31 anos, em 7 de junho de 1993, o Porcupine Tree lançava “Up the Downstair”, seu 2º disco de estúdio. Último gravado apenas por Steven Wilson, foi planejado como um álbum duplo, mas acabou sendo um dos mais curtos da banda, com menos de 50 minutos de duração.

-> Há 5 anos, Serguei nos deixava. O cantor morreu em 7 de junho de 2019, aos 85 anos, de falência múltipla dos órgãos. Lembrado por um suposto caso com Janis Joplin nos Estados Unidos, foi uma das figuras mais irreverentes do rock brasileiro.

-> Há 14 anos, em 7 de junho de 2010, o Against Me! lançava “White Crosses”, seu 5º disco de estúdio. É o único da banda com o baterista George Rebelo, na vaga de Warren Oakes. “I Was a Teenage Anarchist”, “High Pressure Low” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 29 anos, em 7 de junho de 1995, Glenn Hughes lançava “Feel”, seu 4º disco solo. Mais focado no soul e no funk, deixando de lado o hard rock que o tornou famoso, o álbum tem participações de Matt Sorum e Pat Thrall, antigo parceiro de Hughes.

-> Há 13 anos, em 7 de junho de 2011, a Tedeschi Trucks Band lançava “Revelator”, seu disco de estreia. Contando com 11 membros, além dos músicos adicionais, a banda se lançou ao mundo com um álbum poderoso, que venceu o Grammy de Melhor Álbum de Blues em 2012.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaPrince nasceu há 66 anos; veja outros fatos da música em 7...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades