Nirvana lançou “Bleach” há 35 anos; veja outros fatos da música em 15 de junho

Data marca também o lançamento de álbum multiplatinado do Santana e disco clássico do Grand Funk Railroad

Há 35 anos, em 15 de junho de 1989, o Nirvana lançava “Bleach”, seu disco de estreia. Foi o único gravado com o baterista Chad Channing, substituído no ano seguinte por Dave Grohl. As músicas “Love Buzz” e “Blew” saíram como singles.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 15 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 25 anos, em 15 de junho de 1999, o Santana lançava “Supernatural”, seu 18º disco de estúdio. Com participações que vão de Eric Clapton a Maná, tornou-se o trabalho de maior sucesso do músico, no embalo dos hits “Smooth”, “Maria Maria” e “Corazón Espinado”.

-> Há 45 anos, em 15 de junho de 1979, o Joy Division lançava “Unknown Pleasures”, seu disco de estreia. Foi o único divulgado com o vocalista Ian Curtis ainda vivo. Teve repercussão discreta na época, mas se tornou um clássico cult com o passar do tempo.

-> Há 1 ano, Luiz Schiavon nos deixava. O tecladista do RPM morreu em 15 de junho de 2023, aos 64 anos, devido a complicações de uma doença autoimune. Além da banda que o consagrou, desenvolveu trilhas sonoras para novelas da TV Globo.

-> Há 54 anos, em 15 de junho de 1970, o Grand Funk Railroad lançava “Closer to Home”, seu 3º disco de estúdio. O trabalho de maior sucesso da banda se destaca pela música “I’m Your Captain (Closer To Home)”, com seus imponentes 10 minutos de duração.

-> Há 37 anos, em 15 de junho de 1987, King Diamond lançava “Abigail”, seu 2º disco solo. Conceitual, conta a história do renascimento de um antigo demônio no século 19. Foi o último com o guitarrista Michael Denner e o baixista Timi Hansen.

-> Há 37 anos, em 15 de junho de 1987, Roger Waters lançava “Radio K.A.O.S.”, seu 2º disco solo. Conceitual, o primeiro álbum do músico após seu desligamento do Pink Floyd trata de temas como a Guerra Fria e o governo de Margareth Thatcher no Reino Unido.

-> Há 42 anos, em 15 de junho de 1982, o Kiss lançava a coletânea “Killers”. Além de sucessos antigos, conta com 4 músicas inéditas: “I’m a Legend Tonight”, “Down on Your Knees”, “Nowhere to Run” e “Partners in Crime”, todas com Bob Kulick na guitarra.

-> Há 35 anos, em 15 de junho de 1989, The Offspring lançava “The Offspring”, seu disco de estreia. Traz uma sonoridade horror punk, diferente da que consagrou a banda alguns anos depois. A música “I’ll Be Waiting” foi divulgada como single.

-> Há 45 anos, em 15 de junho de 1979, o Dire Straits lançava “Communiqué”, seu 2º disco de estúdio. Dando sequência ao aclamado álbum de estreia, conseguiu repetir parte do sucesso. A música “Lady Writer” foi promovida como single.

-> Há 43 anos, em 15 de junho de 1981, o Duran Duran lançava “Duran Duran”, seu disco de estreia. Fez sucesso na época de sua divulgação, apresentando o típico som new wave da banda. “Planet Earth”, “Careless Memories” e “Girls on Film” foram os singles.

Leia também:  Programa do GNT que gerou processo de João Gordo irá voltar, segundo apresentadora

-> Há 17 anos, em 15 de junho de 2007, o White Stripes lançava “Icky Thump”, seu 6º disco de estúdio. Último da banda antes de sua dissolução, marca um retorno às influências do garage rock, além de incorporar influências mais alternativas, como música escocesa.

-> Há 25 anos, em 15 de junho de 1999, o Mercyful Fate lançava “9”, seu 7º disco de estúdio. Foi o último álbum da banda antes do hiato anunciado em 1999. Traz um som mais pesado e moderno, como no trabalho anterior, além de retomar a temática satânica dos primórdios.

-> Há 17 anos, em 15 de junho de 2007, o Viper lançava “All My Life”, seu 6º disco de estúdio. Único com o vocalista Ricardo Bocci, foi o primeiro álbum da banda em 11 anos. Conta com participação de Andre Matos na música “Love is All”.

-> Hoje, Noddy Holder faz 78 anos. O vocalista do Slade, que nasceu em 15 de junho de 1946, foi coautor de sucessos como “Cum on Feel the Noise” e “Everyday”. Após a morte de Bon Scott, foi convidado para ser vocalista do AC/DC, mas recusou.

-> Há 25 anos, em 15 de junho de 1999, o Liquid Tension Experiment lançava “Liquid Tension Experiment 2”, seu 2º disco de estúdio. O trabalho instrumental foi quase todo gravado com um Chapman Stick no lugar do baixo, tocado por Tony Levin.

-> Há 20 anos, em 15 de junho de 2004, o Seether lançava “Disclaimer II”, seu 2º disco de estúdio. Com faixas do álbum de estreia retrabalhadas e remixadas junto de algumas músicas extras, fez sucesso graças a “Broken”, single com participação de Amy Lee.

-> Há 25 anos, em 15 de junho de 1999, o Dokken lançava “Erase the Slate”, seu 7º disco de estúdio. Foi o único álbum da banda a contar com o guitarrista Reb Beach (Winger, Whitesnake), além de marcar a despedida do baixista Jeff Pilson.

-> Há 28 anos, Ella Fitzgerald nos deixava. A cantora morreu em 15 de junho de 1996, aos 79 anos, de AVC. Famosa pela técnica de improvisação, ela marcou época com sucessos como “Dream a Little Dream of Me” e “Cheek to Cheek”.

-> Há 87 anos, em 15 de junho de 1937, nascia Waylon Jennings. O cantor e compositor morreu no dia 13 de fevereiro de 2002, aos 64 anos, por complicações da diabetes. Um dos fundadores do subgênero outlaw country, colaborou com nomes famosos como Johnny Cash.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaNirvana lançou “Bleach” há 35 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades