Ian Anderson não é o típico roqueiro. O líder do Jethro Tull já deixou claro não ser o maior entusiasta do gênero, embora sua banda esteja ligada a ele de forma irremediável para todo o sempre. Mas a falta de sintonia aparece até na hora de escolher seu compositor preferido.
O vocalista e multi-instrumentista respondeu o questionamento em 2023, durante entrevista à Classic Rock. A escolha recaiu sobre uma lenda do folk britânico, muito admirado nos mais variados segmentos artísticos.
Ele disse:
“Roy Harper. De 1968 a 1970 comprei seus discos e ele se destacou de outros compositores da época por cobrir uma grande variedade de questões políticas e sociais até canções de amor simples e chapadas.”
Sobrou até espaço para destacar uma música em específico.
“Sempre me lembro de ‘Come Out Fighting Genghis Smith’. Eu tinha acabado de me mudar para Londres e ela ressoou em mim. Então, tiro o chapéu para Roy Harper, como o Led Zeppelin disse uma vez.”
A referência de Anderson foi a “Hats Off to (Roy) Harper”, presente no álbum “Led Zeppelin III” (1970).
Sobre Roy Harper
Nascido em Manchester no ano de 1941, Roy Harper é conhecido por seu estilo de tocar distinto e por composições longas, líricas e complexas, refletindo seu amor pelo jazz e pelo poeta John Keats.
Entre os fãs de rock, é mais lembrado por ter feito os vocais em “Have a Cigar”, música do Pink Floyd presente no álbum “Wish You Were Here” (1975).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Roy Harper e muito fera. Bom demais. E Ian Anderson tambem participou com a banda italiana P F M. Infelizmente quase nao se fala de bandas italianas e alemas por aqui. Temos perolas como Can Grobschnitt Eloy Amon Dull e vai por ai. Na Italia temos Banco Locanda PFM Le Orme Osanna e outras bandas espetaculares. Mas fazer o q?