Metallica começou o heavy metal e tudo antes é hard rock, diz Carmine Appice

Baterista excursionou com o Black Sabbath nos anos 1970 e não os encaixa no gênero musical

A discussão sobre quem foi o criador do heavy metal nunca terá consenso. Porém, é de grande adesão a ideia de que, apesar de alguns nomes terem passeado por aqueles caminhos, o Black Sabbath é o responsável pela consolidação do gênero. Carmine Appice discorda.

Em entrevista à rádio W4CY, dos Estados Unidos, o baterista declarou entender que o estilo só teria ganhado uma cara própria a partir dos anos 1980. Mais especificamente a partir de uma banda: o Metallica. O que veio antes era simplesmente hard rock.

- Advertisement -

Disse o instrumentista, conforme o Blabbermouth:

“O Metallica começou aquela coisa das guitarras com som de serra elétrica, além dos bumbos rápidos, com Lars Ulrich. E eu acho que foi aí que tudo começou. Todas essas coisas que estão acontecendo hoje tiveram início com o Metallica, aos meus olhos. Quer dizer, eu posso estar errado. Mas para mim, e todas as coisas antes disso, incluindo o Black Sabbath, era hard rock.”

Carmine Appice e o Black Sabbath

Centrando o comentário na banda que contou com seu irmão, Vinny, Carmine se aprofundou:

“Quer dizer, o Black Sabbath era, para mim, como outro Led Zeppelin saindo de Birmingham. Tocamos com eles na época do Cactus. Nós éramos blues rock eles também. ‘Paranoid’, para mim, antigamente era como uma coisa do tipo ‘Communication Breakdown’. O tempo passou e o som deles ficou mais denso, mas ainda não tinha aquele som de serra circular. Essa é minha opinião. Todo mundo diz que o Sabbath é heavy — eles são heavy hard rock.”

Leia também:  O ícone do rock que deixa Angus Young arrepiado, segundo o próprio

Posteriormente, Appice tocou com Ozzy Osbourne em sua carreira solo. Ele fez a primeira parte da turnê do álbum “Bark at the Moon” (1983). Retirou-se após um choque de egos, creditado por ele a restrições impostas por Sharon Osbourne, esposa e empresária do Madman.

Curiosamente, Carmine chegou a tocar uma música ao vivo com o Black Sabbath. No último show da turnê de “Dehumanizer”, realizado dia 13 de novembro de 1992 em Oakland, Califórnia, ele assumiu o kit para a execução de “Paranoid”. Foi a derradeira apresentação de Ronnie James Dio com a banda, excetuando a era em que o quarteto se chamou Heaven and Hell.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesMetallica começou o heavy metal e tudo antes é hard rock, diz...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

3 COMENTÁRIOS

  1. VIXE CARA SO FALOU MERDA, ENTÃO IRON MAIDEN ACCEPT SAXON JUDAS SÃO HARD? TODAS AS BANDA DE NWOBHM FUNDADAS ANTES DO METALLICA ERA, HARD? CARA FALOU BURRICE TOTAL AI.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades