O músico que inventou a guitarra rock, segundo Brian May

Integrante do Queen recorreu às redes sociais para dar uma verdadeira aula sobre uma de suas maiores influências no instrumento

Brian May nunca escondeu suas influências e voltou a falar de uma delas em um post em seu perfil no Instagram. Para o guitarrista do Queen, existe um músico responsável por criar a guitarra de rock como a conhecemos hoje e ele falou bastante sobre esse artista, além de dar indicações de algumas músicas onde sua inovação fica evidente.

Na publicação, May faz questão de exaltar as qualidades de Pete Townshend enquanto artista. Para ele, o músico do The Who é o grande responsável pelas guitarras de rock serem como são, levando tudo o que havia sido feito antes a um novo patamar.

- Advertisement -

O guitarrista e astrofísico compartilhou uma imagem com uma antiga declaração sua com elogios a Townshend. Aproveitou a ocasião para desenvolver a ideia na legenda:

“Que bom que eu disse isso – eu provavelmente não disse o bastante. Não consigo imaginar a guitarra rock sem Pete Townshend. Olhando para trás, me parece que ele basicamente a inventou! Tive a sorte de estar lá assistindo. Meu estilo de tocar se deve muito a ele. Não estou falando do estilo influenciado pelo blues que também sustentou a evolução do rock nos anos 70 e 80 – Townshend trouxe para a cena um som escaldante de acordes super amplificados, mas não saturados em excesso – monólitos afiados se quebrando raivosamente em nossos cérebros, marteladas rítmicas que mudaram meus gostos para sempre.”

A seguir, May começou a listar alguns sucessos do The Who onde o poder sonoro de Townshend se destaca. O músico do Queen ainda colocou os outros integrantes do The Who em destaque ao abordar o hit “My Generation”.

“Se você quiser sentir o que estou dizendo, coloque ‘My Generation’ no volume máximo no seu sistema de som – e suspire maravilhado!!! Keith Moon tocando bateria de forma insana, John Entwistle trovejando um baixo massivo com o peso sonoro de uma orquestra completa – e um jovem rebelde agressivo de Shepherds Bush (bairro de Londres), Roger Daltrey – um ícone do punk muito antes da invenção do ‘punk rock’. Completamente incrível. Ouça os acordes suspensos de ‘I’m a Boy’ – como Townshend inventou aquilo? Ouça ‘Substitute’ para uma tour de force de guitarra base gigantesco e letras dez vezes mais profundas do que qualquer coisa que está por aí. Finalmente, ouça o primeiro hit do The Who – ‘I Can’t Explain’ – junto com a versão deles da clássica ‘Summertime Blues’, isso transformou o rock and roll em ROCK!!!”

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia dois shows no Brasil para novembro

Por fim, Brian fechou a declaração de amor a Pete e ao The Who como quem encerra uma aula e se despede de seus alunos:

“Bom dia, pessoal!!! Vocês têm seu dever de casa para o dia!”

Brian May e The Who ao vivo

Em outra ocasião, durante entrevista para a BBC Radio 2 (via NME), Brian May refletiu sobre a experiência de assistir o The Who ao vivo junto com o baterista do Queen, Roger Taylor. Ele reforçou sua opinião sobre a gênese do punk rock ter surgido com o grupo.

“Quando eles subiam era a liberação do caos. Era tão alto, perigoso e anárquico, eu acho. Isso foi muito antes do punk. Então eu acho que o The Who meio que escreveu a receita para o punk, de certa forma. Então eles tocavam perto de nós e nós íamos vê-los um monte de vezes. Nós os seguíamos, os amávamos. Eles rasgaram as regras.”

Sobre Pete Townshend

Nascido na zona oeste de Londres, Pete Townshend era filho de músicos. Seu pai, Cliff, foi saxofonista da banda da aeronáutica. Sua mãe, Betty, cantava com orquestras locais. Sua vida mudou definitivamente após assistir o filme “Rock Around The Clock”, em 1956. Mais tarde, ainda assistiria um show do Bill Haley and his Comets.

Entre 1961 e 1964, integrou o The Detours, onde conheceu Roger Daltrey. Os dois seguiriam a parceria no The Who, uma das bandas mais influentes da história do rock. Até hoje, o grupo vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Também lançou discos solo, além de colaborar com outros artistas e trabalhar em roteiros para teatro, musicais e cinema.

Em 2003, foi preso por ter acesso a sites de pedofilia identificados. Alegou ter se valido de uma permissão oficial para entrar e investigar o conteúdo, visando expor envolvidos e publicar um livro sobre o tema. Acabou absolvido pela Justiça.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO músico que inventou a guitarra rock, segundo Brian May
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades