John Barbata, baterista do CSNY e Jefferson Airplane, morre aos 79 anos

Músico se destacou como um dos primeiros a fazer o hoje tradicional giro de baquetas em suas performances ao vivo

Morreu no último dia 8 de maio, aos 79 anos, o baterista John Barbata. Ele se destacou na segunda metade dos anos 1960 como integrante do The Turtles. À época, foi um dos primeiros a adotar o malabarismo do giro de baquetas enquanto performava, movimento muito popularizado a seguir.

Posteriormente, se juntaria ao Crosby, Stills, Nash & Young. Participou do icônico álbum ao vivo “4 Way Street”, lançado em 1971. Ainda apareceria em trabalhos solo dos integrantes do supergrupo.

- Advertisement -

No período, chegou a ser convidado por David Geffen a integrar o projeto que se tornaria o Eagles. Porém, recusou.

Também teve o nome em trabalhos de estúdio de artistas como Johnny Rivers, The Byrds, The Everly Brothers e Ry Cooder, entre outros. Alegava ter participado de mais de 60 sessões, não tendo sido creditado na maioria delas por questões de direitos autorais.

Leia também:  Kid Rock é acusado de colocar arma no rosto de repórter durante entrevista

Jefferson Airplane, Jefferson Starship e acidente

Logo a seguir, passou para o Jefferson Airplane, registrando o derradeiro disco de estúdio “Long John Silver” (1972), além do ao vivo “Thirty Seconds Over Winterland” (1973). Quando o grupo se separou, permaneceu com os músicos que deram início ao Jefferson Starship.

Em outubro de 1978, sofreu um grave acidente de carro no norte da Califórnia. Quebrou o pescoço, o braço e a mandíbula em 32 pedaços. Levou mais de um ano para se recuperar, o que o levou a renunciar ao posto na banda.

Posteriormente, se aposentou das turnês e passou a administrar um estúdio próprio, construído em Oklahoma, onde viveu com sua esposa Angela Evans, também artista e falecida em 2016. Os dois tiveram uma filha, Leah, que seguiu a carreira dos pais. A causa da morte não foi revelada.

Leia também:  Edu Falaschi inicia turnê “Rebirth Live in SP Revisited”; veja vídeos e setlist

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJohn Barbata, baterista do CSNY e Jefferson Airplane, morre aos 79 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades