B.B. King morreu há 9 anos; veja outros fatos da música em 14 de maio

Data marca também o lançamento de álbuns importantes do Aerosmith e Linkin Park

Há 9 anos, B.B. King nos deixava. O cantor morreu em 14 de maio de 2015, aos 89 anos, por complicações da diabetes. Um dos artistas mais importantes do blues, lançou mais de 40 álbuns e seguiu ativo até o fim da vida.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 14 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 48 anos, em 14 de maio de 1976, o Aerosmith lançava “Rocks”, seu 4º disco de estúdio. Um dos trabalhos mais importantes e influentes da banda e do hard rock como um todo, teve como singles “Last Child”, “Home Tonight” e “Back in the Saddle”.

-> Há 17 anos, em 14 de maio de 2007, o Linkin Park lançava “Minutes to Midnight”, seu 3º disco de estúdio. Coproduzido por Rick Rubin, traz uma sonoridade mais distante do nu metal. “What I’ve Done”, “Bleed It Out” e “Shadow of the Day” são os destaques.

-> Hoje, Ian Astbury faz 62 anos. O vocalista, que nasceu em 14 de maio de 1962, foi um dos fundadores do The Cult e participou de todos os álbuns da banda. Também colaborou com Ray Manzarek e Robby Krieger, MC5, Slash, Tony Iommi, Nine Inch Nails e mais.

-> Há 22 anos, em 14 de maio de 2002, o Rush lançava “Vapor Trails”, seu 17º disco de estúdio. Primeiro sem teclados desde 1975, encerrou um hiato de 5 anos na banda após tragédias pessoais de Neil Peart. A turnê rendeu o ao vivo “Rush in Rio”, gravado no Maracanã.

-> Há 27 anos, em 14 de maio de 1997, Bruce Dickinson lançava “Accident of Birth”, seu 4º disco solo. Contou novamente com Roy Z na guitarra, além do ex-companheiro de Iron Maiden, Adrian Smith. O mascote da capa recebeu o sugestivo nome de “Edison”.

-> Hoje, David Byrne faz 72 anos. O músico se notabilizou pelo trabalho com o Talking Heads, em atividade de 1975 a 1991. Também construiu uma produtiva carreira solo e trabalhou com Brian Eno, St. Vincent, Caetano Veloso e mais.

-> Há 26 anos, Frank Sinatra nos deixava. O cantor morreu em 14 de maio de 1998, aos 82 anos, vítima de infarto. Conhecido como “the voice”, foi um dos cantores mais importantes do século passado e recordista em vendas de discos.

Leia também:  AC/DC realiza primeiro show da nova turnê europeia

-> Hoje, Dan Auerbach faz 45 anos. O cantor e guitarrista, que nasceu em 14 de maio de 1979, ficou conhecido pelo trabalho com o Black Keys, junto do baterista Patrick Carney. Também desenvolveu carreira solo e como produtor, além do projeto The Arcs.

-> Há 43 anos, em 14 de maio de 1981, Peter Frampton lançava “Breaking All the Rules”, seu 7º disco de estúdio. Foi gravado ao vivo em estúdio, junto de John Regan (Frehley’s Comet) no baixo e Steve Lukather e Jeff Porcaro (Toto) respectivamente na guitarra e bateria.

-> Há 81 anos, em 14 de maio de 1943, nascia Jack Bruce. O baixista e vocalista do Cream morreu em 25 de outubro de 2014, aos 71 anos, de câncer. Além da banda que o alçou à fama, trabalhou em carreira solo e com Frank Zappa, Cozy Powell, entre outros.

-> Há 42 anos, em 14 de maio de 1982, The Clash lançava “Combat Rock”, seu 5º disco de estúdio. Último com a formação clássica, tornou-se um dos álbuns mais famosos da banda, graças a hits como “Rock the Casbah” e “Should I Stay or Should I Go”.

-> Hoje, Jean Dolabella faz 46 anos. O baterista, que nasceu em 14 de maio de 1978, integrou o Sepultura entre os anos de 2006 e 2011. Posteriormente, fundou o Ego Kill Talent. Também tocou com Pitty, Milton Nascimento, Paul Di’Anno, entre outros.

-> Há 23 anos, em 14 de maio de 2001, o Scorpions lançava “Acoustica”, seu 4º disco ao vivo. Com hits da banda e covers de Queen, Kansas e The Cars, o trabalho acústico fez enorme sucesso no Brasil, ganhando disco de ouro e DVD de platina.

-> Há 16 anos, Wander Taffo nos deixava. O guitarrista morreu em 14 de maio de 2008, aos 53 anos, de ataque cardíaco. Tocou com Rita Lee, Secos & Molhados e Rádio Táxi, além da banda solo. Fundou, ainda, a Escola de Música & Tecnologia (EM&T).

Leia também:  Chris Cornell morreu há 7 anos; veja outros fatos da música em 18 de maio

-> Há 46 anos, em 14 de maio de 1977, o Heart lançava “Little Queen”, seu 2º disco de estúdio. O álbum foi gravado apenas para cumprir exigências de contrato com a gravadora, mas acabou trazendo um dos maiores hits da carreira da banda: a clássica “Barracuda”.

-> Há 3 anos, em 14 de maio de 2021, Myles Kennedy lançava “The Ides of March” seu 2º disco solo. Aqui o vocalista do Alter Bridge e de Slash aposta em uma pegada mais eclética e guiada por guitarras, diferentemente do antecessor “Year of the Tiger”, de som acústico.

-> Há 3 anos, em 14 de maio de 2021, o Black Keys lançava “Delta Kream”, seu 10º disco de estúdio. Traz repertório composto só por covers de hill country blues, com tributos a artistas como John Lee Hooker, Mississippi Fred McDowell, R. L. Burnside e Junior Kimbrough.

-> Há 3 anos, em 14 de maio de 2021, St. Vincent lançava “Daddy’s Home”, seu 6º disco de estúdio. Com letras inspiradas na ocasião em que o pai da artista deixou a prisão em 2019, foi premiado em 2022 com um Grammy de Melhor Álbum Alternativo.

-> Há 52 anos, em 14 de maio de 1972, Rory Gallagher lançava “Live in Europe”, seu 1º disco ao vivo. Apresentando gravações diversas feitas durante uma turnê pela Europa, é um dos álbuns mais aclamados do cantor e guitarrista irlandês.

-> Há 23 anos, em 14 de maio de 2001, o R.E.M. lançava “Reveal”, seu 12º disco de estúdio. Melhor aceito que o álbum anterior “Up”, o trabalho traz músicas como “Imitation of Life”, “All the Way to Reno (You’re Gonna Be a Star)” e “I’ll Take the Rain”.

-> Há 33 anos, em 14 de maio de 1991, o Primus lançava “Sailing the Seas of Cheese”, seu 2º disco de estúdio. O trabalho ajudou a popularizar a banda, rendendo três singles: “Jerry Was a Race Car Driver”, “Tommy The Cat” e “Those Damned Blue-Collar Tweekers”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaB.B. King morreu há 9 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades