Por que Eddie e não Alex toca bateria em “Van Halen III”, segundo produtor

Mike Post colaborou com disco lançado em 1998 para ajudar falecido guitarrista a "manter a sobriedade" — e acabou lidando com outro problema

Lançado em 1998, “Van Halen III” trouxe algumas singularidades. Primeiramente, polêmico décimo primeiro álbum de estúdio do Van Halen é o único com Gary Cherone, vocalista do Extreme. Além disso, a bateria do material foi gravada pelo guitarrista Eddie Van Halen e não pelo irmão Alex, titular da função.

Há um motivo para a troca de funções. Mike Post, responsável pela produção do projeto, abordou o assunto durante entrevista concedida ao podcast The Hustle, transcrita pela Ultimate Classic Rock.

- Advertisement -

O profissional afirmou ter percebido, logo de início, que o álbum era uma furada — não à toa, a recepção acabou não sendo tão positiva. Ainda assim, topou colaborar com o intuito de ajudar o saudoso amigo Eddie, falecido em 2020, a “manter a sobriedade”.

Quando a banda deu início ao processo de criação, outro problema surgiu. À época, Alex enfrentava um divórcio complicado e, por consequência, estava imerso em vícios. Por isso, não demonstrava um bom desempenho nas baquetas, nas palavras de Post.

“Foi um dos piores períodos da vida dele. Ele estava bebendo muito e simplesmente não era o Al que eu conhecia. Ele não estava tocando como costumava tocar.”

Diante da situação, o próprio Eddie decidiu assumir o instrumento enquanto o irmão cuidava da saúde e resolvesse os conflitos pessoais. Contudo, não queria dar a notícia ao músico e pediu que o recado fosse transmitido pelo produtor — que tentou de fazê-lo da melhor maneira possível.

Leia também:  Eclipse entrega performance tecnicamente impecável no Summer Breeze Brasil

Post relembrou:

“Eu falei: ‘Al, eu preciso fazer algo muito difícil. Essa vai ser realmente uma conversa difícil. E eu só peço do fundo do meu coração que fique calmo e use sua inteligência e sua gentileza. Você está no meio de um divórcio, você está muito f#dido e não está tocando como costuma tocar. E meu trabalho é fazer com que seu irmãozinho consiga fazer um disco sóbrio e facilitar esse processo. Então você precisa parar e se concentrar em si mesmo, em seu divórcio e em se livrar de todo o vício. Você não quer impedir seu irmãozinho de fazer um álbum que é realmente muito diferente para ele. Ele passou por muitas coisas. Aja como um irmão mais velho. Coloque suas prioridades em segundo lugar e deixe seu irmão fazer o que ele quer fazer.”

Apesar da tensão, Alex concordou em se afastar do projeto e, posteriormente, conseguiu participar da turnê em apoio a “Van Halen III” — realizada entre março e novembro de 1998. De qualquer forma, algumas datas da série de shows precisaram ser canceladas devido a uma lesão do baterista. 

Leia também:  A única técnica que Joe Bonamassa não consegue executar na guitarra

Sobre Alex Van Halen

Atualmente com 70 anos, Alexander Arthur Van Halen nasceu em Amsterdã, Holanda, migrando para os Estados Unidos ainda na infância junto com os pais e o irmão. Participou da fundação do Van Halen, banda que revolucionou o hard rock no final dos anos 1970, vendendo mais de 80 milhões de discos em todo o planeta.

É um ministro ordenado, tendo comandado a cerimônia do segundo casamento do irmão, assim como a de sua ex-cunhada, Valerie Bertinelli. Fora do grupo que o consagrou, não realizou participações em obras de outros artistas.

Desde a morte de Eddie Van Halen, ocorrida em outubro de 2020, Alex se mantém longe dos holofotes. Especulações sobre shows tributos pipocam de tempos em tempos, mas nada se concretizou até hoje.

A pessoas próximas, o músico costuma relatar que não pretende retomar a carreira artística, embora nada tenha sido anunciado de forma oficial. Além da ausência fraterna, ele também enfrenta uma série de restrições físicas por conta dos anos de atividades. Os problemas envolvem as articulações e a audição.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Eddie e não Alex toca bateria em “Van Halen III”,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades