Zé Ramalho toca “Admirável Gado Novo” com iluminação verde e amarela em show

Produção do cantor não fez qualquer pronunciamento a respeito do gesto, que foi entendido como uma alusão crítica ao bolsonarismo

Zé Ramalho está rodando o país com a turnê “Show dos Sucessos”, onde apresenta os maiores clássicos de sua carreira. No momento da apresentação em que o artista canta “Admirável Gado Novo”, faixa lançada em 1979, a iluminação do palco vem mudando para as cores verde e amarela. 

Como observado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, durante as outras canções, as luzes alternam apenas entre tons de branco, vermelho e azul. Pelas redes sociais, o gesto foi interpretado como uma alusão crítica ao bolsonarismo.

- Advertisement -

Isso porque os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, utilizam as cores da bandeira brasileira para demonstrar suporte ao político. Além disso, receberam o apelido de “gados” nas redes sociais.

Para completar, a música, criada durante a ditadura militar, faz referência ao livro distópico “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, no qual a sociedade é controlada por um governo autoritário. Confira um vídeo do momento a seguir, registrado durante show em Santa Luzia, em Minas Gerais.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

Não há nenhuma confirmação oficial por trás da atitude. Procurada pela coluna citada, a produção do cantor não se manifestou a respeito.

Vale destacar que, em 2021, Ramalho cancelou sua participação no disco de Sérgio Reis — responsável por, à época, convocar atos antidemocráticos em defesa de Bolsonaro. Em 2019, ele gravou uma versão de “Admirável Gado Novo” especialmente para o projeto, mas, como pontuou em nota, a parceria “perdeu o sentido”.

O comunicado publicado dizia:

“Embora o artista Zé Ramalho tenha participado como convidado na gravação da canção ‘Admirável Gado Novo’, no disco do cantor Sérgio Reis em maio de 2019, agora em 2021 a gravação perdeu o sentido e tanto o compositor quanto sua editora não autorizarão a utilização da obra.

Solicitamos ao escritório do cantor Sérgio Reis que não utilize o fonograma de forma alguma. Pedimos ainda que se abstenha de usar por meios radiofônicos, eletrônicos ou qualquer outro, para que esta faixa não seja veiculada de forma alguma. O artista declara que é tudo que tem a dizer sobre esse assunto e não mais se pronunciará.”

Zé Ramalho e “Show dos Sucessos”

Zé Ramalho faz jus ao nome da turnê e revisita os seus maiores sucessos no repertório das apresentações. Músicas como “Admirável Gado Novo”, “Entre a Serpente e a Estrela”, “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, ”Cidadão”, “Eternas Ondas”, “Garoto de Aluguel”, “Galope Rasante”, “Vila do Sossego” e “Banquete de Signos” integram o repertório.

Leia também:  Há 44 anos, o Black Sabbath lançava “Heaven and Hell”; veja outros fatos da música em 25 de abril

De acordo com um comunicado, o cantor ainda traz ainda releituras de Geraldo Vandré e Raul Seixas. Datas das próximas apresentações podem ser conferidas no site oficial.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasZé Ramalho toca “Admirável Gado Novo” com iluminação verde e amarela em...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem dera Elba Ramalho tivesse o mesmo posicionamento político, ela que teve uma música censurada durante a ditadura militar. Em 1981, Elba estava cantando a música “Banquete de Signos” no evento que comemorava o Dia do Trabalhador no Riocentro, quando uma bomba (que ia ser colocada próximo ao palco), explodiu antes da hora, dentro do carro no estacionamento, nas mãos de um capitão e de um sargento do exército. Mesmo assim, Elba votou em Bolsonaro e até pouco tempo atrás seguia diversos perfis de bolsonaristas extremistas no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades